A talhe de foice
Nada a dizer
Actual
Venezuela – Uma vitória notável!
Actual
Se a hipocrisia pagasse imposto
Actual
As «virtudes» das privatizações
PCP
Tempo de dar mais força aos valores de Abril
Prestes a terminar, 2013 fica definitivamente marcado como o ano em que se acentuou o rumo de desastre e declínio nacional, fruto de 38 anos de políticas de direita, a que agora o memorando de entendimento subscrito pelo PS, PSD e CDS com a UE, FMI e BCE dão corpo, e que o Partido classificou de pacto de agressão contra povo e o País. Um rumo de destruição do emprego, que empurrou centenas de milhares de portugueses para o desemprego e para a emigração, desaproveitando criminosamente a capacidade produtiva de gerações inteiras e condenando hoje mais de dois milhões de portugueses a viverem no limiar da pobreza.
Crónica Internacional
Mandela
2089a
2089
Protesto cresce para Belém
Em tempo de luta acesa, para responder à forte ofensiva do capital, do seu Governo e das «troikas» que também são dele, a CGTP-IN convocou uma semana de indignação e luta. Estão já anunciadas acções em várias localidades, que apontam como próxima etapa de todos a vigília que, no dia 19, vai exigir ao Presidente da República que vete o Orçamento, demita o Governo e convoque eleições.
Estadista ao serviço do povo e da pátria
A biblioteca da Assembleia da República foi, anteontem, palco de uma sessão evocativa de Álvaro Cunhal, que destacou o seu papel como estadista.
Base sólida para o reforço do Partido
Foi com uma imensa alegria que cerca de uma centena de pessoas participaram, no dia 5, na inauguração do Centro de Trabalho do PCP na Mealhada, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.
«O que hoje parece irreversível,<br>não é»
O trabalho é um direito
Centenário além-fronteiras
As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal continuam a ter forte expressão fora do País, nomeadamente na Bélgica, Alemanha e Suíça.
Só até domingo
Álvaro Cunhal, a educação e a cultura
Tertúlia em Lisboa
Não privatizem o lixo
O STAL lançou anteontem, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma campanha nacional em defesa do sector público de resíduos e contra a privatização da EGF.
Desemprego trava-se com luta
Qualquer centésima positiva em dados oficiais é empolada por governantes e comentadores oportunos, mas quem efectivamente combate o desemprego são os trabalhadores que resistem à liquidação de postos de trabalho.
Greve dia 18
A «prova de avaliação de conhecimentos e capacidades» que o Ministério da Educação e Ciência pretende impor será derrotada pela luta de todos os professores.
Solução para a destruição
Nos sectores representados pela Feviccom há uma grande destruição, mas não se vê medidas alternativas do Governo, que esbarra no pacto de agressão.
Luta em marcha na CM Lisboa
Cultura corta 20 por cento
Primeira greve na Valnor
Na luta pelos CTT
O insuportável fardo dos juros
O PCP insiste em considerar que a dívida pública é insustentável e que não poderá ser paga com as política actuais, reiterando que só a renegociação da mesma (nos juros, prazos e montantes) serve os interesses de Portugal e dos portugueses.
Mais um banquete para o capital
Um «vergonhoso negócio» que serve apenas interesses privados em prejuízo do interesse público, assim classifica o PCP a venda dos CTT, uma operação que encaixa na política de «traição ao interesse nacional e de ataque às condições de vida dos trabalhadores e populações».
A prova da humilhação
Em memória de Mandela
Não às portagens na Via do Infante
Homenagem a Alcino Soutinho
Olhar minucioso sobre a realidade algarvia
Nas Jornadas Parlamentares do PCP, como é seu hábito, os deputados comunistas aprofundam ao máximo o seu conhecimento sobre a realidade regional. Assim voltou a verificar-se através de um intenso programa de visitas, reuniões e contactos com as populações, entidades, instituições, organizações sociais e sindicais. Ouviram atentamente queixas e preocupações, registaram exigências, identificaram problemas, apontaram caminhos e soluções.
Pelo povo e pelo País
Por melhores cuidados de saúde
Defender Escola Pública
Exploração sem freio
Defender património
Fortes assimetrias
Aeroporto de Faro
Governo privatiza resíduos
A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) aprovou uma moção contra a privatização do capital da Empresa Geral de Fomento, SA (EGF), uma sub-holding do Grupo Águas de Portugal, responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos em 174 municípios.
Contra o imperialismo <br>e a guerra
Da 24.ª Assembleia da Paz do CPPC, realizada no sábado em Lisboa, sobressaiu a convicção de que o movimento da Paz se reforça e alarga no País e no Mundo.
Nova política para Portugal
A Convenção Democrática Nacional foi mais um passo na mobilização dos portugueses por um Portugal soberano e desenvolvido. No domingo, em Lisboa, voltou-se a exigir eleições antecipadas.
Defender a saúde
Homenagem <br>a Joaquim Benite
«Morte Súbita» na Barraca
Maria Lamas, uma mulher a figurar no Panteão Nacional
Pesadelo em Riomeão
Solidariedade de sempre
Homenagem a Lopes-Graça
Jornadas do MDM
UE: incubadora de miséria
Cerca de 125 milhões de pessoas nos países da UE estavam ameaçadas de pobreza ou de exclusão social em 2012. Em comparação com 2011 há mais cinco milhões de pobres.
Reconhecer direitos
Os direitos dos trabalhadores domésticos foram o tema de uma audição do PCP, realizada, dia 6, em Lisboa, no âmbito do relatório elaborado pela deputada Inês Zuber.
Austeridade ataca direitos humanos
Privatizações no Chipre
Trabalhadores domésticos
Celebração da vida <br> luta e legado
O mundo despede-se de Nelson Mandela, o Tata (pai) Madiba (nome do clã), obreiro mais destacado da luta de um povo e da construção de uma nação livre e democrática, falecido a 5 de Dezembro, aos 95 anos.
Vitória bolivariana
As forças progressistas e revolucionárias venezuelanas triunfaram na esmagadora maioria dos municípios do país. O Partido Comunista da Venezuela (PCV) governa nove autarquias.
Milhares voltaram à luta
Sexta-feira Negra <br> Sexta-feira Vermelha
A verdade dos factos (conclusão)
A preparação e a execução do golpe militar contra-revolucionário de 25 de Novembro realizou-se no quadro complexo e movediço de alianças diversas e contraditórias, de arrumações e desarrumações de forças em movimento, de objectivos políticos e militares diferenciados e incompatíveis no que respeita ao que cada qual pretendia como resultado final do golpe.
António Costa e Passos Coelho
Ainda como ministro da Administração Interna do governo PS-Sócrates António Costa já congeminava e preparava, nomeadamente com Rui Rio, a alteração das leis eleitorais e do financiamento das autarquias locais.
Governo manipula dados do INE
O Governo alterou arbitrariamente a fórmula de cálculo do fator de sustentabilidade da Segurança Social para aumentar a idade de reforma e de aposentação, mas não satisfeito com os resultados obtidos alterou os dados do Instituto Nacional de Estatística para obter um corte mais elevado nos rendimentos dos futuros reformados e aposentados.