Jantar no Entroncamento

O trabalho é um direito

Jerónimo de Sousa participou no almoço de Natal da Organização Regional de Santarém do PCP, realizado no domingo no Parque de Campismo do Entroncamento. Na sua intervenção, o Secretário-geral do Partido reafirmou a oposição dos comunistas a quaisquer tentativas de facilitar os despedimentos, acrescentando que tais desígnios colidem com a Constituição da República Portuguesa.

Comentando a entrevista de Alexandre Soares dos Santos (antigo presidente do CA do grupo Jerónimo Martins, dono da cadeia Pingo Doce), publicada nesse dia num jornal nacional, o dirigente do PCP considerou-a ilustrativa das intenções do grande capital, nomeadamente a recuperação do que perdeu com a Revolução de Abril e a promoção de uma aliança de longo termo entre o PSD e o PS. Para Jerónimo de Sousa, o segundo homem mais rico de Portugal, «arrotando milhões de euros, falando com o rei na barriga», veio defender que o Estado não se meta «onde não deve», esquecendo-se de que foi esse mesmo Estado que «deu ajudas preciosas» ao grupo Jerónimo Martins, através das políticas que favoreceram os lucros da grande distribuição à custa da ruína de milhares de pequenos comerciantes.

O dirigente do PCP lembrou ainda os lucros «fabulosos» alcançados pela privatização da Galp e o facto de Alexandre Soares dos Santos ter posto o dinheiro «ao fresco na Holanda» para não pagar impostos em Portugal.

Garantindo que a luta vai continuar pela demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas, Jerónimo de Sousa acusou o executivo PSD/CDS de querer facilitar os despedimentos e liquidar a contratação colectiva. Quanto ao PS, continua apostado na política do «quanto pior, melhor», à espera que o poder lhe caia ao colo. 



Mais artigos de: PCP

Base sólida para o reforço do Partido

Foi com uma imensa alegria que cerca de uma centena de pessoas participaram, no dia 5, na inauguração do Centro de Trabalho do PCP na Mealhada, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

«O que hoje parece irreversível,<br>não é»

Jerónimo de Sousa marcou presença no habitual jantar de fim de ano da Organização Regional de Braga do PCP, realizado no sábado. Este ano, a iniciativa juntou mais de duas dezenas de militantes e amigos do Partido num restaurante na freguesia de Tebosa. Iam já as conversas...

Centenário além-fronteiras

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal continuam a ter forte expressão fora do País, nomeadamente na Bélgica, Alemanha e Suíça.

Só até domingo

Até ao próximo domingo, dia 15, é possível visitar a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Num balanço à primeira semana de exibição, o Gabinete de Imprensa...

Álvaro Cunhal, a educação e a cultura

«Álvaro Cunhal e o papel do conhecimento, da educação e da cultura na luta por uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida» foi o lema da sessão que teve lugar no sábado em Setúbal, promovida pela Coordenadora Regional de Setúbal dos Professores...

Tertúlia em Lisboa

Teve lugar no dia 30 de Novembro, no Centro de Trabalho da Ajuda, em Lisboa, uma tertúlia com Eugénia Cunhal, promovida pela Comissão de Freguesia do Partido. Na sessão, inserida nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, abordou-se também...