Exposição evocativa de Álvaro Cunhal no Porto

Só até domingo

Até ao próximo domingo, dia 15, é possível visitar a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Num balanço à primeira semana de exibição, o Gabinete de Imprensa da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP garantia que milhares de pessoas a tinham visitado, «individualmente ou em grupos organizados, jovens e menos jovens, em grupos de diversas estruturas como escolas, sindicatos, comissões de trabalhadores, colectividades e associações de reformados, anónimos e personalidades conhecidas da vida política, desportiva e cultural do País».

No espaço do auditório foram – e serão – projectados filmes e documentários que percorrem diversas dimensões da obra de Álvaro Cunhal. No fim-de-semana, realizou-se um debate sobre «Alegria de Viver – Tomar Partido», em que participaram Jaime Toga, da Comissão Política, Joaquim Almeida, da comissão promotora das comemorações do centenário, e André Martelo, dirigente da JCP. A manhã de domingo foi preenchida com o teatro infantil e a adaptação, pelo teatro Nova Morada, do conto «Os Barrigas e os Magriços».

Hoje, 12, às 17 horas, é projectado no auditório o vídeo «Conferência de Álvaro Cunhal – Portugal, ano 2000», proferida na Faculdade de Direito de Lisboa em Janeiro de 1987; amanhã à mesma hora passa a entrevista de Mário Crespo a Álvaro Cunhal, transmitida na RTP em 1990. As manhãs de sábado e domingo são novamente dedicadas aos mais novos e ao conto «Os Barrigas e os Magriços». Sábado através de um vídeo e domingo novamente com o teatro. O horário é o mesmo: 11 horas. Sábado à tarde, pelas 17 horas, é projectado um filme sobre o grande comício comemorativo do centenário, realizado no Campo Pequeno no dia 10 de Novembro, que conta com uma apresentação de João Frazão, da Comissão Política. No domingo, à mesma hora, passa uma conferência dada por Álvaro Cunhal sobre arte na Universidade de Coimbra.

Quem desejar visitar a exposição pode ainda fazê-lo: hoje, entre as 10 e as 18 horas; e amanhã, sábado e domingo das 10 às 19h30. As visitas guiadas poderão realizar-se através de inscrições no local, ou sujeitas a marcação prévia, no caso de grupos organizados, através do endereço: [email protected].

A entrada é livre. 




Mais artigos de: PCP

Base sólida para o reforço do Partido

Foi com uma imensa alegria que cerca de uma centena de pessoas participaram, no dia 5, na inauguração do Centro de Trabalho do PCP na Mealhada, que contou com a presença de Jerónimo de Sousa.

«O que hoje parece irreversível,<br>não é»

Jerónimo de Sousa marcou presença no habitual jantar de fim de ano da Organização Regional de Braga do PCP, realizado no sábado. Este ano, a iniciativa juntou mais de duas dezenas de militantes e amigos do Partido num restaurante na freguesia de Tebosa. Iam já as conversas...

O trabalho é um direito

Jerónimo de Sousa participou no almoço de Natal da Organização Regional de Santarém do PCP, realizado no domingo no Parque de Campismo do Entroncamento. Na sua intervenção, o Secretário-geral do Partido reafirmou a oposição dos comunistas a quaisquer...

Centenário além-fronteiras

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal continuam a ter forte expressão fora do País, nomeadamente na Bélgica, Alemanha e Suíça.

Álvaro Cunhal, a educação e a cultura

«Álvaro Cunhal e o papel do conhecimento, da educação e da cultura na luta por uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida» foi o lema da sessão que teve lugar no sábado em Setúbal, promovida pela Coordenadora Regional de Setúbal dos Professores...

Tertúlia em Lisboa

Teve lugar no dia 30 de Novembro, no Centro de Trabalho da Ajuda, em Lisboa, uma tertúlia com Eugénia Cunhal, promovida pela Comissão de Freguesia do Partido. Na sessão, inserida nas comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, abordou-se também...