Só até domingo
Até ao próximo domingo, dia 15, é possível visitar a exposição evocativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Num balanço à primeira semana de exibição, o Gabinete de Imprensa da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP garantia que milhares de pessoas a tinham visitado, «individualmente ou em grupos organizados, jovens e menos jovens, em grupos de diversas estruturas como escolas, sindicatos, comissões de trabalhadores, colectividades e associações de reformados, anónimos e personalidades conhecidas da vida política, desportiva e cultural do País».
No espaço do auditório foram – e serão – projectados filmes e documentários que percorrem diversas dimensões da obra de Álvaro Cunhal. No fim-de-semana, realizou-se um debate sobre «Alegria de Viver – Tomar Partido», em que participaram Jaime Toga, da Comissão Política, Joaquim Almeida, da comissão promotora das comemorações do centenário, e André Martelo, dirigente da JCP. A manhã de domingo foi preenchida com o teatro infantil e a adaptação, pelo teatro Nova Morada, do conto «Os Barrigas e os Magriços».
Hoje, 12, às 17 horas, é projectado no auditório o vídeo «Conferência de Álvaro Cunhal – Portugal, ano 2000», proferida na Faculdade de Direito de Lisboa em Janeiro de 1987; amanhã à mesma hora passa a entrevista de Mário Crespo a Álvaro Cunhal, transmitida na RTP em 1990. As manhãs de sábado e domingo são novamente dedicadas aos mais novos e ao conto «Os Barrigas e os Magriços». Sábado através de um vídeo e domingo novamente com o teatro. O horário é o mesmo: 11 horas. Sábado à tarde, pelas 17 horas, é projectado um filme sobre o grande comício comemorativo do centenário, realizado no Campo Pequeno no dia 10 de Novembro, que conta com uma apresentação de João Frazão, da Comissão Política. No domingo, à mesma hora, passa uma conferência dada por Álvaro Cunhal sobre arte na Universidade de Coimbra.
Quem desejar visitar a exposição pode ainda fazê-lo: hoje, entre as 10 e as 18 horas; e amanhã, sábado e domingo das 10 às 19h30. As visitas guiadas poderão realizar-se através de inscrições no local, ou sujeitas a marcação prévia, no caso de grupos organizados, através do endereço: [email protected].
A entrada é livre.