PCP
Sim, é possível um Portugal independente e soberano!
A questão da soberania e da independência nacional adquiriu nos últimos tempos uma incontornável centralidade no terreno da luta política e ideológica.
Actual
«Bezerro de ouro» - sacerdotes e lacaios
Actual
29 de Maio
Actual
Cada caso é um caso
Crónica Internacional
Zero!
A talhe de foice
A água
Aqui estão os que não se rendem
O PCP reafirmou, no dia 20, a sua determinação em dar combate às medidas inscritas no PEC, bem como às que foram acrescentadas depois, na sequência do acordo entre o Governo e o PSD. Que este será forte e decidido ficou claro na acção nacional e no vibrante comício da Voz do Operário realizados nesse dia.
Rumo ao socialismo e ao comunismo!
Sob o lema «Com a luta da juventude, construir o futuro!», realizou-se este fim-de-semana, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o 9.º Congresso da JCP. Foram dois dias de intensa discussão, com fortes críticas à política de direita dos sucessivos governos, que desencadearam, ao longos dos últimos anos, uma forte ofensiva contra o emprego com direitos e à escola pública, gratuita, democrática e para todos.
A encerrar os trabalhos, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, valorizou o órgão máximo dos jovens comunistas, «um momento de construção colectiva e de reflexão crítica sobre a evolução do País, do mundo e da situação da juventude».
A trilhar os caminhos do futuro
A encerrar o Congresso da JCP, Jerónimo de Sousa manifestou confiança na capacidade dos jovens comunistas cumprirem o lema do Congresso e, com a luta da juventude, ajudarem à construção do futuro (publicamos em seguida excertos da intervenção).
Lutamos e lutaremos para transformar o mundo!
No segundo dia dos trabalhos foi apresentado e aprovado por todos os delegados ao 9.º Congresso da JCP um Manifesto à Juventude Portuguesa que apela à luta de todos por uma sociedade livre, participativa, de igualdade, de progresso social.
Valor para a luta presente
A assinalar os cinco anos decorridos sobre o falecimento de Álvaro Cunhal, o Secretariado do Comité Central do PCP anunciou a realização de uma série de iniciativas.
Chega de sacrifícios!
Uma obra fundamental
Adiamento inaceitável
Comunistas na Suíça
Dar combate ao abandono
Artigo 38.º
«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.
Mobilizar toda a gente
No âmbito das «500 acções contra o PEC», os comunistas estão nas ruas a denunciar o conteúdo deste programa e a afirmar os eixos centrais da nova política de que o País precisa.
Construir uma vasta frente antimonopolista
Seis dezenas de micro, pequenos e médios empresários comunistas estiveram reunidos no sábado, em Lisboa, a analisar a situação do sector e a debater formas de reforçar a sua organização, partidária e unitária.
Madeira em Congresso
Mobilizar até sábado
Além das centenas de autocarros já fretados e lotados, nas estruturas distritais e sectoriais, a CGTP-IN realça que «há um potencial significativo para ampliar ainda mais a participação» na manifestação nacional de dia 29.
Polícias manifestam-se hoje
A Associação Sindical da PSP refutou que estejam garantidos aumentos de 1,5 por cento, este ano, e reforçou o apelo à participação na manifestação de hoje, «por um estatuto profissional digno».
Alarme nas portagens
A substituição de trabalhadores da Brisa por máquinas, com a introdução de um sistema automático de cobranças, pode levar à perda de mais de mil empregos.
Ferroviários motivados
Os acordos alcançados com as greves de 23 de Março e de 27 de Abril confirmam que «há razões para continuarmos», afirma o Sindicato dos ferroviários.
Greve parou Portucel Embalagem
Hoje em greve
Concentração de militares
Adesão forte na electrónica
Vitória da unidade na Exide
Balanço positivo na BA Vidro
Frente Comum acusa Tribunal
16.º Encontro Nacional de CT
Governo mais isolado
Censura e luta
A indignação e o descontentamento que grassam pelo País adquiriu sexta-feira no Parlamento uma dimensão política única através da moção de censura com a qual o PCP confrontou o Governo com a sua política anti-social e antipatriótica.
Há todas as razões para lutar
Legitimidade perdida
Injustiças e desastre nacional
Irresponsável é o Governo
Basta de sacrifícios
«Inevitabilidades»
Coro afinado
Escândalos e incompetências
No dia em que se completaram 200 dias desde a tomada de posse dos actuais órgãos autárquicos no Porto, a CDU fez um balanço do trabalho realizado pela coligação PSD/CDS-PP, que muito tem prejudicado as populações com as suas «nefastas políticas».
Utentes da Margem Sul do Tejo exigem «melhores transportes»
AVIDOURO contra «cegueira» do Governo
40 anos da CNSPP
Grécia voltou a parar
Milhões de trabalhadores paralisaram, dia 20, a generalidade das actividades na Grécia, reafirmando a sua disposição de luta contra a ofensiva antipopular.
Romenos levantam-se
Os principais sindicatos da Roménia convocaram para a próxima segunda-feira, dia 31, uma greve geral que poderá prosseguir nos dias seguintes com paralisações nos diferentes sectores.
Diversão anticomunista
Milhares contra cortes salariais
Lutar contra ultimatos
Uribe: uma herança macabra!
Irão entrega termos à AIEA
EUA financiam contra-revolução
Grã-Bretanha enfrenta acusação
Israel queria dar armas nucleares ao Apartheid
O regime racista sul-africano poderia ter possuído armas nucleares. Segundo o jornal The Guardian, Israel estabeleceu mesmo um acordo para fornecer aquele tipo de armamento ao Apartheid.
Ventos de guerra imperialista
OS EUA colocaram as suas forças armadas de prontidão para um possível conflito com a RPD da Coreia, respondendo, assim, ao suposto afundamento de um vaso de guerra sul-coreano por parte da Coreia do Norte. Os norte-coreanos defendem que as provas apresentadas são falsas e exigem que os seus inspectores tenham acesso a elas.
A revisão constitucional do PSD
«Despartidarizar a Administração, desgovernamentalizar o país e desestatizar a sociedade» eis o projecto que o novo líder do PSD, vulgarmente conhecido pelo Rapaz do Ângelo, proclamou solenemente no último congresso do seu partido.
«Temos de mexer na Constituição» afirmou Passos Coelho, porque segundo ele «o Estado não tem de ter negócios».