AVIDOURO contra «cegueira» do Governo

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) alertou, em nota de imprensa, para a situação dos lavradores durienses. Em causa está o facto de o Ministério da Agricultura e o Governo não atribuir «apoios especiais para acudir aos prejuízos causados nas explorações vitivinícolas, em caminhos, muros de suporte e socalcos, enquanto foram atribuídos apoios especiais para outras regiões afectadas pelas intempéries» e, para efeitos de legalização das vinhas, «não isentou de pagamento de taxas as áreas de vinhas com menos de 0,3 hectares».

Os vitivinicultores continuam ainda a assistir «à espoliação oficial dos poderes públicos e do património da Casa do Douro» e à asfixia financeira da maioria das adegas cooperativas. Por outro lado, lamentam, «os projectos VITIS estão a ser reprovados pelo Ministério da Agricultura e do Ambiente (depois dos investimentos já efectuados), pela aplicação cega de alguma regulamentação, da qual não foi dado conhecimento prévio aos vitivinicultores da região».

No documento enviado na passada semana às redacções, a AVIDOURO chamou à atenção do Executivo PS de que «não aceitaremos a titulo de qualquer pretexto, mais redução nos quantitativos do benefício, assim como novas baixas do preço na produção».

Face a esta situação, no dia 7 de Junho, uma delegação da AVIDOURO, em conjunto com outras delegações de agricultores e com a Confederação Nacional da Agricultura, vai concentrar-se, às 15 horas, frente ao Ministério da Agricultura, em Lisboa.



Mais artigos de: Nacional

Escândalos e incompetências

No dia em que se completaram 200 dias desde a tomada de posse dos actuais órgãos autárquicos no Porto, a CDU fez um balanço do trabalho realizado pela coligação PSD/CDS-PP, que muito tem prejudicado as populações com as suas «nefastas políticas».

Utentes da Margem Sul do Tejo exigem «melhores transportes»

A Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS) promoveu, sábado, no Miratejo (Seixal), um debate sobre o «deficiente» serviço de transportes prestado às populações. No encontro foi aprovada uma moção que reclama «melhores...

40 anos da CNSPP

Os 40 anos da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos são comemorados hoje, em Lisboa, com um espectáculo no Cinema São Jorge. O concerto, com entrada livre e início às 21 horas, é apresentado pela actriz e encenadora Fernanda Lapa e conta com...