Federação ibérica ganha adeptos
O Barómetro de Opinião Luso-Espanhol, apresentado sexta-feira, 21, revela que a ideia de uma federação ibérica é apoiada por 31 por cento de espanhóis e mais de 45 por cento de portugueses. Estes valores traduzem um aumento em relação a 2009, quando a ideia de uma Federação de Estados era apoiada por 30,3 por cento dos inquiridos espanhóis e 39,9 por cento dos portugueses.
O Barómetro foi realizado em Abril e Maio deste ano pela Universidade de Salamanca, com o apoio do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, a partir de um inquérito telefónico, informou a agência Lusa.
As preferências dos inquiridos vão no sentido de formação de uma aliança estável como países ibéricos na União Europeia e nas relações com a América Latina, e a consolidação de plenos direitos políticos para os cidadãos de cada país residentes no outro.
Sobre os níveis de colaboração entre os dois países, o estudo revelou que a cooperação no âmbito judicial, policial e militar é a opção que recebe mais apoio entre os espanhóis, com mais de 92 por cento das respostas.