Utentes da Margem Sul do Tejo exigem «melhores transportes»

A Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul (CUTMS) promoveu, sábado, no Miratejo (Seixal), um debate sobre o «deficiente» serviço de transportes prestado às populações. No encontro foi aprovada uma moção que reclama «melhores transportes» para os concelhos de Almada e Seixal.

As críticas estendem-se, nomeadamente, aos TST (Transportes Sul do Tejo) que «não têm em conta» as necessidades das populações, com a alteração das carreiras, horários e percursos. Por outro lado, denuncia o documento, «os utentes estão confrontados com a total descoordenação entre os vários operadores, todos integrados no sector privado - TST, Fertagus e Metro Sul do Tejo (MST) - nas ligações entre si, locais de residência e a outros operadores, como por exemplo a Transtejo no Seixal e em Cacilhas e ainda a Carris nas respectivas ligações para/em Lisboa».

A manutenção da Fertagus fora do passe social intermodal com os elevados preços praticados, os custos adicionais sobre o valor do Passe Social em nove euros, para os utentes do MST, a juntar aos tarifários dos parques de estacionamento, é outra das questões que preocupa o movimento de utentes, uma vez que «sobrecarrega financeiramente as famílias, como não torna aliciante o uso do transporte público, em detrimento do transporte individual, com custos energéticos e ambientais associados».

«Toda esta realidade existe em virtude dos vários governos, não só terem entregue aos privados a concessão deste importante e estratégico sector, como ainda por cima, o actual não fiscaliza e mantém as chorudas indemnizações compensatórias a essas empresas, apesar da continuada degradação da qualidade de serviço prestado às populações», acentua na moção a CUTMS.

 



Mais artigos de: Nacional

Escândalos e incompetências

No dia em que se completaram 200 dias desde a tomada de posse dos actuais órgãos autárquicos no Porto, a CDU fez um balanço do trabalho realizado pela coligação PSD/CDS-PP, que muito tem prejudicado as populações com as suas «nefastas políticas».

AVIDOURO contra «cegueira» do Governo

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (AVIDOURO) alertou, em nota de imprensa, para a situação dos lavradores durienses. Em causa está o facto de o Ministério da Agricultura e o Governo não atribuir «apoios especiais para acudir aos...

40 anos da CNSPP

Os 40 anos da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos são comemorados hoje, em Lisboa, com um espectáculo no Cinema São Jorge. O concerto, com entrada livre e início às 21 horas, é apresentado pela actriz e encenadora Fernanda Lapa e conta com...