Assembleia da OC de Viseu

Dar combate ao abandono

No concelho de Viseu, como no resto do País (fundamentalmente nas regiões do interior), a situação social agravou-se brutalmente nos últimos meses. A taxa de desemprego «oficial» atinge já os 12,2 por cento, o que equivale a quase 5700 trabalhadores inscritos nos Centros de Emprego. Para este número muito contribuíram os encerramentos de empresas, entre as quais se contam a Sumol, a Comervisauto, a Peter Pan, a Soíma, a Tipografia Guerra, entre outras. O comércio tradicional atravessa também um momento particularmente difícil.

Tudo isto esteve em análise no domingo, na assembleia da organização concelhia de Viseu do PCP. Aí valorizou-se também a luta desenvolvida nos últimos anos pelos trabalhadores e pelas populações do concelho. Por exemplo, na Greve Geral de Maio de 2007, aderiram pela primeira vez os trabalhadores dos transportes públicos da cidade; a luta dos professores atingiu níveis inéditos também no concelho, numa manifestação em que participaram mais de 4 mil docentes; ou a luta dos estudantes, com grande expressão em Viseu.

O PCP, que apoiou e incentivou todas estas lutas, desenvolveu em nome próprio algumas acções, em especial em defesa da liberdade e da democracia, contra a retirada ilegal de propaganda do Partido e contra a repressão que se abateu sobre militantes da JCP por pintarem um mural – condenados em primeira instância e, depois, absolvidos.

O recrutamento, em especial de sindicalistas e independentes que figuraram nas listas da CDU, o aumento da quotização, o incremento da difusão da imprensa são algumas das linhas de acção para o futuro. Para 2012 ficou agendada a próxima assembleia.



Mais artigos de: PCP

Valor para a luta presente

A assinalar os cinco anos decorridos sobre o falecimento de Álvaro Cunhal, o Secretariado do Comité Central do PCP anunciou a realização de uma série de iniciativas.

Chega de sacrifícios!

O PCP está solidário com os trabalhadores da João Ribeiro da Cunha, Fábrica do Alto, em Guimarães, que accionaram o mecanismo legal que permite a suspensão do contrato de trabalho, de forma a poderem recorrer ao subsídio de desemprego. Estes trabalhadores estão com...

Uma obra fundamental

O salão do hemiciclo da Assembleia Municipal de Aveiro encheu-se, no dia 21, para a sessão pública intitulada O Capital revisitado – nome com que as Edições Avante! estão a denominar o ciclo de sessões de lançamento da tradução portuguesa do...

Adiamento inaceitável

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP considera o anúncio de um novo adiamento do projecto Metro do Porto como uma «consequência das opções políticas que o Governo PS e o PSD têm vindo a cozinhar». Opções que...

Comunistas na Suíça

A Festa nacional do PCP na Suíça, realizada no fim-de-semana, contou com a participação de 140 emigrantes portugueses naquele país europeu. Presente na festa, o deputado José Soeiro abordou os aspectos da política nacional que mais afectam os portugueses que vivem e...

Artigo 38.º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.

Mobilizar toda a gente

No âmbito das «500 acções contra o PEC», os comunistas estão nas ruas a denunciar o conteúdo deste programa e a afirmar os eixos centrais da nova política de que o País precisa.

Construir uma vasta frente antimonopolista

Seis dezenas de micro, pequenos e médios empresários comunistas estiveram reunidos no sábado, em Lisboa, a analisar a situação do sector e a debater formas de reforçar a sua organização, partidária e unitária. 

Madeira em Congresso

Sábado e domingo, no Funchal, terá lugar o VIII Congresso Regional da Madeira do PCP, sob o lema Derrubar as Injustiças – com o PCP, construir a alternativa. O Congresso inicia-se às 9.30 horas de sábado. Ao meio-dia de domingo tem início a última sessão, na...