Milhões de dólares investidos contra Cuba

EUA financiam contra-revolução

A propaganda anticubana tem sido ampla e generosamente financiada pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e pela ONG National Endowment for Democracy, confirmam documentos oficiais desclassificados recentemente.

Segundo uma investigação empreendida pela advogada Eva Golinger, as administrações norte-americanas, através destas organizações, promoveram e intensificaram a desinformação contra Cuba. «Os documentos incluem contratos originais entre a Agência e a organização CubaNet», sublinhou Golinger.

As transferências de dinheiro reportam-se aos anos entre 1999 e 2007 e totalizam mais de 2,3 milhões de dólares, mas as revelações não se ficam por aqui.

Nos contratos a USAID reserva-se no direito de «manter uma participação substancial na execução do acordo» e de «nomear um assessor principal» com direito a participar na «selecção de qualquer pessoa para um posto chave».



Mais artigos de: Internacional

Uribe: uma herança macabra!

Álvaro Uribe, presidente da Colômbia há oito anos, homem ligado ao paramilitarismo e ao tráfico de drogas, vai deixar o Palácio de Narinho dentro de pouco. A herança que deixa ao seu povo dificilmente poderia ser mais macabra: mais violência política – incluindo...

Irão entrega termos à AIEA

O Irão entregou, segunda-feira, à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) os termos do acordo subscrito com a Turquia e o Brasil para o enriquecimento de urânio com fins pacíficos. O documento foi formalmente entregue ao presidente da AIEA, Yukiya Amano, pelo...

Grã-Bretanha enfrenta acusação

Várias famílias de Fallujah moveram um processo contra o governo britânico por utilização de armas ilegais no ataque à cidade, realizado no final de 2004. Os iraquianos defendem que a utilização de fósforo branco e urânio empobrecido fez disparar o...

Israel queria dar armas nucleares ao Apartheid

O regime racista sul-africano poderia ter possuído armas nucleares. Segundo o jornal The Guardian, Israel estabeleceu mesmo um acordo para fornecer aquele tipo de armamento ao Apartheid.

Ventos de guerra imperialista

OS EUA colocaram as suas forças armadas de prontidão para um possível conflito com a RPD da Coreia, respondendo, assim, ao suposto afundamento de um vaso de guerra sul-coreano por parte da Coreia do Norte. Os norte-coreanos defendem que as provas apresentadas são falsas e exigem que os seus inspectores tenham acesso a elas.