Acções contra o PEC

Mobilizar toda a gente

No âmbito das «500 acções contra o PEC», os comunistas estão nas ruas a denunciar o conteúdo deste programa e a afirmar os eixos centrais da nova política de que o País precisa.

A mobilização para a manifestação foi constante nas acções realizadas

No Porto, no dia 24, os comunistas contestaram as privatizações previstas no PEC, nomeadamente a da CP, numa acção de rua realizada junto à estação de São Bento. Na iniciativa, da responsabilidade dos Sectores Profissionais e da célula da CP do Porto, intervieram Maços Nunes e o deputado Jorge Machado, que realçaram os aspectos mais negativos para os trabalhadores e para a população desta anunciada privatização.

A privatização da CP, acrescentou-se, significaria a degradação dos serviços, o encerramento de estações, dificultando o acesso das populações mais afastadas aos centros urbanos. Mais acarretaria também o aumento dos preços, a destruição de postos de trabalho, a redução de salários, mais precariedade e mais lucros para o grande capital. O caso inglês prova-o, alertou Jorge Machado. 

Dias antes, no concelho de Almada, Vasco Cardoso, da Comissão Política, participou numa tribuna pública à qual compareceram centena e meia de pessoas. O local escolhido foi um largo no Laranjeiro, junto a um cruzamento de várias vias onde se situam as paragens dos autocarros e do metropolitano de superfície, o que levou a que  muitas outras pessoas ouvissem as razões dos comunistas para contestar o PEC.

Depois da exposição inicial do dirigente comunista seguiu-se um período marcado por várias perguntas sobre as consequências das medidas propostas pelo Governo, em conluio com o PSD, no dia-a-dia dos trabalhadores e dos reformados, assim como em outras classes desfavorecidas da população. Aproveitou-se a ocasião para mobilizar todos para a manifestação do próximo sábado.

Ao Avante! chegou também a informação de uma acção realizada na freguesia moitense de Baixa da Banheira, na qual foi distribuído um comunicado da Comissão de Freguesia sobre estas matérias.


Mais artigos de: PCP

Valor para a luta presente

A assinalar os cinco anos decorridos sobre o falecimento de Álvaro Cunhal, o Secretariado do Comité Central do PCP anunciou a realização de uma série de iniciativas.

Chega de sacrifícios!

O PCP está solidário com os trabalhadores da João Ribeiro da Cunha, Fábrica do Alto, em Guimarães, que accionaram o mecanismo legal que permite a suspensão do contrato de trabalho, de forma a poderem recorrer ao subsídio de desemprego. Estes trabalhadores estão com...

Uma obra fundamental

O salão do hemiciclo da Assembleia Municipal de Aveiro encheu-se, no dia 21, para a sessão pública intitulada O Capital revisitado – nome com que as Edições Avante! estão a denominar o ciclo de sessões de lançamento da tradução portuguesa do...

Adiamento inaceitável

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP considera o anúncio de um novo adiamento do projecto Metro do Porto como uma «consequência das opções políticas que o Governo PS e o PSD têm vindo a cozinhar». Opções que...

Comunistas na Suíça

A Festa nacional do PCP na Suíça, realizada no fim-de-semana, contou com a participação de 140 emigrantes portugueses naquele país europeu. Presente na festa, o deputado José Soeiro abordou os aspectos da política nacional que mais afectam os portugueses que vivem e...

Dar combate ao abandono

No concelho de Viseu, como no resto do País (fundamentalmente nas regiões do interior), a situação social agravou-se brutalmente nos últimos meses. A taxa de desemprego «oficial» atinge já os 12,2 por cento, o que equivale a quase 5700 trabalhadores inscritos nos...

Artigo 38.º

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.

Construir uma vasta frente antimonopolista

Seis dezenas de micro, pequenos e médios empresários comunistas estiveram reunidos no sábado, em Lisboa, a analisar a situação do sector e a debater formas de reforçar a sua organização, partidária e unitária. 

Madeira em Congresso

Sábado e domingo, no Funchal, terá lugar o VIII Congresso Regional da Madeira do PCP, sob o lema Derrubar as Injustiças – com o PCP, construir a alternativa. O Congresso inicia-se às 9.30 horas de sábado. Ao meio-dia de domingo tem início a última sessão, na...