O horário de trabalho e a sua organização é um aspecto estruturante na vida de qualquer trabalhador e um importante elemento na análise da correlação de forças na luta entre capital e trabalho.
A Organização Regional de Beja realizou, mais uma vez, a Festa Alentejana. Alegria, música, cultura, debate político e afirmação comunista foram os principais ingredientes. E para o ano há mais!
O secretário-geral do PCP esteve presente, no passado dia 19, nas jornadas de luta dos trabalhadores da Rohde e da Yazaki Saltano. Mais uma vez, os comunistas estiveram onde é o seu lugar!
Garantir quanto antes mudanças que tornem a Administração Pública eficaz, valorizem o sector empresarial do Estado e dignifiquem os trabalhadores é a prioridade da CGTP-IN.
A defesa da indústria nacional, a garantia do emprego, a preservação da contratação colectiva e a luta por melhores salários serão acompanhadas do esforço para continuar a aumentar a sindicalização e reforçar a organização dos trabalhadores.
Com o Processo de Bolonha, torna-se cada vez mais difícil aceder aos vários ciclos do ensino superior devido ao crescente preço das propinas. A Direcção Nacional da JCP reafirma-se contra.
Sem fim à vista, por deliberadas políticas de continuidade ou por omissão, continuam problemas centrais que afectam a vida dos trabalhadores e das populações. Das Jornadas Parlamentares do PCP, realizadas no final da passada semana, voltaram a sair respostas e soluções concretas em planos como os da saúde ou do desenvolvimento regional.
O têxtil não pode esperar mais. O alerta foi reiterado pelo PCP que, em simultâneo com a apresentação de medidas concretas, exigiu que o Governo actue com «urgência, eficiência e coragem».
Foi num ambiente muito informal e animado que cerca de duzentas pessoas participaram, sexta-feira, na apresentação pública da candidatura da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Palmela.
Numa altura em que a precariedade, a flexibilidade e o desemprego atingem vastas camadas da população, sobretudo as mulheres, realizou-se, este fim-de-semana, no Fórum Lisboa, o 7.º Congresso do MDM.
Construir o futuro e dar voz aos cidadãos são as linhas de força das candidaturas da CDU em Évora, apresentadas sexta-feira da semana passada numa iniciativa em que participou Jerónimo de Sousa.
Carlos de Sousa e Odete Santos são os cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal, respectivamente. Por seu lado, Machado Luciano é o mandatário da campanha para o concelho.
A proposta da Comissão Europeia para o quadro financeiro para 2007-2013 é insuficiente e acarreta uma significativa perda de fundos para Portugal. Mas a situação pode ser ainda pior caso vinguem os pontos de vista dos seis países mais ricos.
Os EUA ignoraram informações de Cuba sobre a actividade de terroristas em Miami, onde viviam e treinavam os autores dos atentados de 11 de Setembro de 2001.
O anúncio de nova derrapagem nas contas públicas e a necessidade das políticas do costume: Ó Zé aperta o cinto, ó Zé aperta-o bem! – são um novo episódio do velho problema nacional e das opções políticas dos sucessivos governos – o modelo de baixos salários e fraca qualificação dos trabalhadores portugueses.