Assembleia do Cacém

Reforçar intervenção

A organização da Freguesia do Cacém, no concelho de Sintra, reuniu, no passado dia 14 de Maio, a sua 2.ª Assembleia, com a presença de 40 camaradas.
A Assembleia, que teve como lema «Contribuir para uma mudança a sério», discutiu e aprovou uma proposta de trabalho para o reforço da organização e intervenção do Partido na vida local e elegeu por unanimidade a nova Comissão de Freguesia, agora composta por 14 camaradas, dos quais 4 mulheres e dois jovens de 20 e 26 anos.
Américo Valente, membro da Comissão Concelhia e responsável pela Freguesia que dirigiu os trabalhos, procedeu a um balanço sucinto do trabalho realizado desde a 1.ª Assembleia, realizada há dois anos, e colocou à discussão algumas propostas de trabalho com vista a corrigir deficiências e insuficiências.
Constando-se, por exemplo, que a entrada no Partido de novos membros tem-se verificado por iniciativa dos próprios, a Assembleia decidiu tomar medidas para o reforço de um recrutamento dirigido e para o imediato enquadramento desses novos militantes.
Os jovens e os reformados mereceram também a atenção da Assembleia, que definiu medidas para, no primeiro caso, realizar um trabalho conjunto com a JCP de forma a trazer mais jovens ao Partido, e, no segundo caso, assegurar o funcionamento regular da célula dos reformados, acompanhando ainda a sua acção no movimento associativo.
Completar a campanha de contacto com os militantes até 30 de Junho; reforçar o acompanhamento das receitas do Partido, nomeadamente a actualização e pagamento de quotas; dinamizar o novo Centro de Trabalho como suporte para intervenção do Partido; reforçar a divulgação e venda do Avante! e do Militante foram outras decisões tomadas pela Assembleia, que analisou com particular atenção o trabalho autárquico e a luta das populações
A Assembleia considerou que os eleitos da CDU têm desenvolvido um trabalho muito positivo, tanto ao nível da denúncia de situações lesivas dos interesses das populações, como do trabalho efectivo na Junta de Freguesia presidida pelo PS, sendo que também o trabalho desenvolvido na área do trânsito, transportes, iluminação pública e urbanismo – pelouros da responsabilidade do eleito CDU – tem melhorado em muito a qualidade de vida da população do Cacém.


Mais artigos de: PCP

A alma e a luta de um povo combatente

A Organização Regional de Beja realizou, mais uma vez, a Festa Alentejana. Alegria, música, cultura, debate político e afirmação comunista foram os principais ingredientes. E para o ano há mais!

Comunistas sempre presentes

O secretário-geral do PCP esteve presente, no passado dia 19, nas jornadas de luta dos trabalhadores da Rohde e da Yazaki Saltano. Mais uma vez, os comunistas estiveram onde é o seu lugar!

Balanço negro na educação

O PCP exige mudanças sérias e acusa o executivo PS de adiar soluções e agravar incertezas quanto às políticas educativas.

Fazer mais e melhor

Os comunistas do distrito de Setúbal estão a preparar as próximas eleições autárquicas. Durante os meses de Maio e Junho estará na rua uma acção de contacto com os trabalhadores e as populações, cujo lema é «Juntos fazemos mais e melhor». Esta acção tem dois objectivos fundamentais: prestar contas do trabalho efectuado...

Parcerias não servem

O Sector da Saúde da Organização Regional de Lisboa do PCP está em desacordo com a intenção recentemente manifestada pelo ministro da Saúde, de levar por diante a construção decidida pelo Governo PSD/PP de 10 novos hospitais em regime das chamadas Parcerias Público-Privadas. Estas parcerias, diz, «são uma enorme fraude»,...

Dia de África

Comemora-se amanhã, dia 25 de Maio, o Dia de África. O Grupo de Trabalho do PCP para a imigração e minorias étnicas, assinalando a efeméride, defendeu uma «acção eficaz» contra quaisquer manifestações racistas e xenófobas como as que recentemente foram noticiadas, bem como a alteração das leis existentes.Para o PCP, que...

Ludgero Pinto Basto

Depois de 96 anos de vida e de luta, morreu o camarada Ludgero Pinto Basto. Destacado dirigente do PCP nos anos 30, passou pelas prisões fascistas e sofreu a repressão de que eram alvo os que combatiam a ditadura, nomeadamente os comunistas. Médico de grande prestígio, o seu funeral realizou-se ontem no cemitério da...