Programa Eleitoral da CDU Lisboa

No quadro do trabalho de afirmação e do seu Projecto para a Cidade de Lisboa, a CDU apresentou, sexta-feira, o seu Programa Eleitoral.
A instalação da Feira Popular nos terrenos da Docapesca e a construção do Túnel do Marquês apenas até à Rua Castilho são algumas das propostas do programa da candidatura da CDU à Câmara de Lisboa.
«A CDU propõe-se concretizar a implantação da Feira Popular em local que considera adequado: a envolvente da antiga Docapesca, após os necessários estudos e negociações», adiantou o candidato da CDU à presidência da Câmara de Lisboa, Ruben de Carvalho.
Sob o lema «Soluções para Lisboa - Primeiro a Cidade», o programa da CDU propõe «corrigir as más políticas que a direita concretizou contra a cidade, a começar pela especulação imobiliária».
Um dos exemplos da obra da coligação PSD-CDS/PP, liderada por Pedro Santana Lopes, é o Túnel do Marquês, que a CDU considera «um atentado contra a qualidade de vida na cidade».
A CDU defende que a infra-estrutura, cuja construção está prevista até ao Marquês de Pombal e com uma saída para a Avenida Fontes Pereira de Melo, se limite ao prolongamento do já existente Túnel das Amoreiras, fazendo o desnivelamento na Rua da Artilharia Um e na Rua Castilho.
Sobre outra obra carismática da gestão de Santana Lopes, a requalificação do Parque Mayer, a CDU promete um plano de pormenor para a área.
Primeiro a «redefinição de acordos com privados, em defesa do interesse público», depois a «manutenção da actividade artística» e finalmente a «protecção do Jardim Botânico», sustentou o candidato do PCP.
Sublinhando que «os quatro anos de gestão de Santana Lopes e Carmona Rodrigues no município da capital geraram novos e específicos problemas na cidade», Ruben de Carvalho acredita que «a próxima administração autárquica de Lisboa tem pela frente um gigantesco encargo de fazer e a urgente necessidade de corrigir».
A CDU distingue a sua candidatura das dos outros partidos, frisando que «todos os restantes estão, infelizmente, ou estiveram em conluio entre si e contra os interesses da cidade: o CDS, o PSD, ou o PS e o BE».
Também o presidente da Assembleia Municipal de Lisboa e candidato à presidência deste órgão municipal, Modesto Navarro, aponta o dedo em todas as direcções. «Defendemos Lisboa contra a barbárie de Santana Lopes e Carmona Rodrigues e contra as cedências e namoros do PS e do BE à direita», afirmou Modesto Navarro.
A candidatura da CDU pugna ainda pela renovação das zonas obsoletas, pela conservação e renovação dos edifícios, pelo aumento do emprego, pela aproximação dos munícipes à administração camarária e por uma maior descentralização ao nível das juntas de freguesia.
Os jovens são outra prioridade do programa da CDU, que propõe a criação de casas da juventude e um maior acesso à habitação.
No urbanismo e mobilidade, defende o respeito pelas regras de planeamento e conclusão do processo de revisão do Plano Director Municipal, além do aumento dos estacionamentos à entrada de Lisboa e a construção de silos nas zonas históricas.
A nível ambiental, a CDU defende a concretização do corredor verde de cidade, enquanto na cultura promete criar um festival multi-cultural «Lisboa Cidade de Abril e do Tejo», a realizar em Abril e Maio.
No desporto, o regresso dos Jogos de Lisboa e a recuperação do Pavilhão Carlos Lopes são algumas das medidas da CDU, que na área da Educação propõe a requalificação das escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância e a expansão da rede de equipamentos escolares e para a juventude.


Mais artigos de: Nacional

Um exercício de cidadania

Foi num ambiente muito informal e animado que cerca de duzentas pessoas participaram, sexta-feira, na apresentação pública da candidatura da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Palmela.

Desenvolvimento e progresso

A população do concelho de Loures saiu à rua, no sábado, para acolher os candidatos da CDU para as juntas de freguesia, Câmara e Assembleia Municipal. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, esteve presente na iniciativa que contou com mais de meio milhar de pessoas.«É do interesse do nosso concelho, e da sua...

«Da memória ao sonho, pela igualdade e a paz»

Numa altura em que a precariedade, a flexibilidade e o desemprego atingem vastas camadas da população, sobretudo as mulheres, realizou-se, este fim-de-semana, no Fórum Lisboa, o 7.º Congresso do MDM.

Obra feita dá confiança

O programa apresentado à população de Almada em 2001 está cumprido! Esta foi uma das principais conclusões do Encontro Concelhio da CDU, que se realizou no passado sábado, na freguesia da Charneca de Caparica, uma das duas freguesias – em 11 – que não tem maioria CDU. Com a participação de cerca de três centenas de...

Devolver a cidade ao povo

Construir o futuro e dar voz aos cidadãos são as linhas de força das candidaturas da CDU em Évora, apresentadas sexta-feira da semana passada numa iniciativa em que participou Jerónimo de Sousa.

Mais e melhor!

Carlos de Sousa e Odete Santos são os cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Setúbal, respectivamente. Por seu lado, Machado Luciano é o mandatário da campanha para o concelho.