Quando convidamos alguém a inscrever-se no Partido, convidamo-lo a assumir como sua a luta de muitas gerações de homens e mulheres pelo ideal libertador e novo da construção do socialismo e do comunismo. Convidamo-lo a viver com o objectivo de transformar a vida. Não apenas a sua, mas a da sociedade.
A revogação do Código do Trabalho, o combate aos despedimentos, às deslocalizações e aos salários em atraso, e fazer do 1.º de Maio uma jornada de afirmação do desejo de mudança são as prioridades para a acção dos comunistas nos locais de trabalho.
Jerónimo de Sousa participou, domingo, na iniciativa de apresentação dos candidatos da Câmara e Assembleia Municipal de Beja, onde reafirmou a validade e actualidade do projecto autárquico da CDU e a «sua natureza profundamente democrática, representativa, colegial e aberta à participação dos trabalhadores e das populações».
Dezenas de quadros comunistas do distrito de Aveiro, reunidos no dia 2 de Abril, manifestaram-se contra qualquer alteração às regras actualmente em vigor para as eleições autárquicas.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, encontrou-se, na terça-feira, com as Comissões de Utentes do Centro de Saúde do Seixal e eleitos autárquicos da CDU, visitando de seguida o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, obra emblemática desta autarquia, inaugurada no sábado passado.
Na sexta-feira, dia 15, as estruturas do movimento sindical unitário realizam a 4.ª Conferência sobre Igualdade entre Mulheres e Homens, reafirmando que esta deve ser uma luta de trabalhadoras e trabalhadores.
O ataque dos operadores privados ao passe social e o bloqueio patronal à contratação colectiva sobressaíram no 9.º Congresso da Federação de Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos, sábado.
Os estudantes do ensino básico e secundário querem mais qualidade na educação e mais condições para estudar e aprender. Ontem, protestaram em todo o País.
A troca obrigatória dos manuais escolares, instituída pelo PSD e revogada pelo PS, é anti-pedagógica e impede os alunos de consultar as matérias dos anos anteriores, consideram pais e professores.
O PCP quer ver melhorado o funcionamento democrático do Parlamento e garantida a plena efectividade dos seus mecanismos de intervenção. Trata-se, sobretudo, de aperfeiçoar o papel fiscalizador da Assembleia da República sobre os actos do Governo.
A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, na passada semana, a abertura do processo de revisão extraordinária da Constituição destinado a viabilizar a realização do referendo (que o actual texto constitucional não permite) à ratificação do Tratado sobre a Constituição Europeia.
A Câmara Municipal do Seixal inaugurou o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha. Com um investimento de cinco milhões de euros, os custos da obra foram totalmente suportados pela autarquia.
A CDU da Moita retomou, no início do mês, um ciclo de visitas por todas as freguesias do concelho. Gaio/Rosário e Sarilhos Pequenos foram as freguesias percorridas.
Segundo dados de Pequim, as exportações chinesas de têxteis evoluíram 28,7 por cento desde 1 de Janeiro, mas os industriais europeus estimam que a entrada na UE destes produtos tenha aumentado 46,5 por cento.
O último grande construtor automóvel britânico abriu formalmente o processo de falência na sexta-feira, dia 8, logo após do fracasso das negociações com a Shangai Automotive Industry Corporation.
Um dos problemas mais graves que o Pais enfrenta é a distribuição desigual dos resultados do crescimento económico pelas diferentes regiões. Isto tem como consequência que pessoas vivendo no mesmo país tenham acesso a condições de vida muito desiguais dependentes das regiões ou concelhos em que vivem.
Neste início de Primavera parte muito significativa do território nacional regista uma situação de seca muito intensa. Após um Inverno e Outono sem chuva significativa e de intenso frio surgem os planos de emergência de combate à seca, de apoio à fortemente afectada actividade agrícola, a consideração de planos para que as populações já sem água potável sejam abastecidas, o Governo e instituições tanto da Administração Central como Local e Regional põem mãos à obra para «mitigar» os efeitos devastadores de uma situação que se agrava com o acumular de dias sem chuva.