Defender a unidade na Soflusa

A respeito da recente greve dos mestres dos barcos da Soflusa, a célula comunista na empresa chama a atenção para a necessidade de unir todos os trabalhadores na luta, sem que se criem divisões, em plena fase de negociação da revisão do AE.
Através de um comunicado, a estrutura salienta ter sido com a unidade de todos os trabalhadores da empresa que as tripulações conseguiram as maiores actualizações salariais no sector dos transportes, apenas superadas pelas conquistadas no Metropolitano de Lisboa.
Os mestres da empresa efectuaram uma série de greves parciais para exigir maiores remunerações, mas apenas para a sua classe profissional, em plena fase de negociação do AE que comporta os direitos e deveres, não só da classe de mestria como de todas as restantes que compõem as tripulações.
Segundo o comunicado, a administração pretende aplicar os aspectos mais gravosos do Código do Trabalho, reduzir os intervalos de descanso e retirar a cláusula trimestral, além de outros direitos conquistados.
A célula comunista apela a todos os funcionários da Soflusa para que se mantenham atentos no propósito de prosseguir e aprofundar a unidade de todos os trabalhadores, de todas a classes e categorias profissionais.

Realidades diferentes

A tentativa de juntar a Soflusa com a Transtejo «deve merecer o maior repúdio por parte dos trabalhadores», afirma-se no comunicado. São duas realidades distintas, cada uma com o seu espaço próprio que importa defender e, tendo em conta o serviço social que prestam às populações, «não devem ser privatizadas». Os trabalhadores comunistas dizem que a junção e a privatização colocam em cheque tanto as empresas em causa, como os postos de trabalho.


Mais artigos de: Trabalhadores

Agir pela igualdade

Na sexta-feira, dia 15, as estruturas do movimento sindical unitário realizam a 4.ª Conferência sobre Igualdade entre Mulheres e Homens, reafirmando que esta deve ser uma luta de trabalhadoras e trabalhadores.

Conquistar a mudança

O ataque dos operadores privados ao passe social e o bloqueio patronal à contratação colectiva sobressaíram no 9.º Congresso da Federação de Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos, sábado.

Situação dos jovens quadros

Realizou-se no passado sábado, em Lisboa, um encontro promovido pela Confederação Portuguesa de Quadros Técnicos e Científicos, com a finalidade de analisar a situação dos jovens quadros, quanto à sua situação laboral, a sua formação e integração no mercado de trabalho, o seu papel no desenvolvimento económico e social...

Hospitais EPE têm que ser públicos

A CGTP-IN considera que a decisão do Governo de transformar os Hospitais SA (sociedades anónimas de capitais exclusivamente públicos) em Hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) «foi um passo positivo».«Contudo, no mesmo dia em que tomou a decisão, o Governo admitiu, pela voz do seu ministro da Saúde, a entrada de...

Federação contra os bancários

Os associados do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas são chamados a pronunciar-se dia 19, terça-feira, em referendo, sobre a filiação na «Federação de Sindicatos do Sector Financeiro», que as estruturas da UGT pretendem constituir, depois de não terem conseguido formalizar uma «Federação de Sindicatos da Banca».Para...