Reunião de Quadros em Aveiro

Reforço da CDU interessa às populações

Dezenas de quadros comunistas do distrito de Aveiro, reunidos no dia 2 de Abril, manifestaram-se contra qualquer alteração às regras actualmente em vigor para as eleições autárquicas.

O PCP propõe-se concorrer às 19 Câmaras e 19 Assembleia Municipais do distrito

A menos de meio ano do acto eleitoral, qualquer alteração a estas regras, dizem, designadamente no que respeita às votações diferenciadas para as Câmaras e Assembleias Municipais e o carácter colegial destes órgãos, ainda que legalmente possível, «significaria um atropelo à própria democracia».
Convocada com a finalidade de preparar as eleições autárquicas deste ano, a
reunião - em que participou de Dias Coelho, membro do Secretariado do Comité Central - apontou desde logo alguns objectivos eleitorais do PCP em Aveiro: concorrer às 19 Câmaras e às 19 Assembleia Municipais do Distrito de Aveiro e a pelo menos mais 10% das Assembleias de Freguesia a que a CDU concorreu em 2001 (105); reforçar o número de votos na CDU para Câmaras, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia; elevar o número de vereadores e eleitos em Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia. Estes objectivos são, para os comunistas, do «interesse das próprias populações», já que é «em seu benefício que reverte o desenvolvimento de um projecto autárquico com valor reconhecido, seja pela obra realizada seja pela proximidade e identificação com as aspirações populares». Enfim, um projecto como o da CDU, ao serviço das populações.
De facto, na opinião dos participantes, «os atrasos e assimetrias no desenvolvimento, os atentados ao ambiente e à qualidade de vida e o caos na organização do território» devem-se, em grande parte, «à acção e/ou omissão das autarquias do Distrito» (da responsabilidade do PS, PSD e PP) que, para além de uma manifesta incapacidade, se caracterizam também «pela aversão à participação das populações e das suas organizações; pela crescente submissão a interesses particulares de agentes económicos privados; pelo abandono do serviço público; pelas decisões contra os interesses das respectivas populações; pela subserviência perante o poder central; pela falta de transparência e de funcionamento democrático dos seus órgãos; por irregularidades, nalguns casos continuadas; pelo endividamento crescente».

Ao serviço das populações

Esta situação coloca às organizações locais do Partido a necessidade acompanharem de perto a acção das autarquias e os problemas em que devem intervir, assim como a de estimularem as populações para a participação na vida autárquica, existam ou não eleitos da CDU.
Não restam, porém, dúvidas aos quadros comunistas: a alternativa para o distrito de Aveiro encontra-se no projecto autárquico da CDU. Um projecto cuja concretização é, em sua opinião, «inseparável da assunção do trabalho nas autarquias como componente da acção geral do PCP; da intervenção e participação dos trabalhadores e da população; da isenção, honestidade e entrega à defesa dos interesses das populações enquanto critérios de decisão e de conduta no exercício dos mandatos; da recusa de benefícios pessoais pelo exercício do cargo; da salvaguarda do serviço público municipal nas áreas da competência do Poder Local.»
Mas, alertam, para a concretização deste projecto, impõe-se, também, divulgar e valorizar mais a intervenção dos comunistas a todos os níveis; procurar apoios às suas propostas e projectos, através de debates e reuniões com populações e instituições; proceder à prestação de contas do trabalho desenvolvido; constituir listas que respondam às expectativas das populações.


Mais artigos de: PCP

Novo hospital para o Seixal

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, encontrou-se, na terça-feira, com as Comissões de Utentes do Centro de Saúde do Seixal e eleitos autárquicos da CDU, visitando de seguida o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, obra emblemática desta autarquia, inaugurada no sábado passado.

PCP e PS discutem coligação em Lisboa

À hora do fecho da nossa edição, decorria na sede do PS, no Largo do Rato, uma reunião entre delegações do PCP e do PS, dirigidas por Jerónimo de Sousa e José Sócrates respectivamente, para análise de uma eventual coligação eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas. O encontro,...

Referendo é cedência à direita

A aprovação na Assembleia da República de uma lei de despenalização do aborto, sem recurso ao referendo, não desrespeita a vontade do eleitorado, já que a ampla maioria parlamentar saída das últimas eleições é constituída por forças que, na campanha eleitoral, se afirmaram favoráveis à despenalização do aborto, reafirmou...

Jornada de esclarecimento

Inicia-se hoje uma jornada nacional de informação e esclarecimento sobre a situação no País e as propostas do PCP, que decorre até dia 24. Além de alertar para os problemas dos trabalhadores e das populações, o Partido procura dar a conhecer a sua acção e iniciativa política para concretizar os compromissos assumidos.

PCP solidário

Face à intenção manifestada pela administração da SCBO (Grupo Phillips) de encerrar a produção de componentes de alta voltagem, despedindo mais de uma centena de trabalhadores, o Grupo Parlamentar do PCP entregou na mesa da Assembleia da República um requerimento, onde inquire o Ministério da Economia sobre a situação...

84.º Aniversário do PCP

A organização de Serpa do PCP encerrou, no passado domingo, as comemorações do 84.º aniversário do Partido, este ano distribuídas por todas as freguesias do concelho.No conjunto das iniciativas realizadas, participaram cerca de 700 camaradas, um número muito superior ao dos anos anteriores.A iniciativa de domingo constou...