Outras notícias eleitorais

CDU apresenta candidatos
Defender os interesses da população

O escultor Manuel Dias é o candidato da CDU à presidência da Câmara de Trofa, anunciou, sexta-feira, a coligação que junta o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a ID. Com 60 anos, escultor e professor universitário, Manuel Dias é autor de obras como a estatua ao ardina instalada na Avenida dos Aliados, no Porto, ou o monumento ao 25 de Abril, em Espinho.
O agora candidato à presidência da Câmara Municipal de Trofa foi cabeça de lista à Assembleia Municipal nas últimas autárquicas, tendo sido eleito deputado municipal. Licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Manuel Dias foi membro da Direcção do Sector Intelectual do Porto do PCP, presidente da Casa dos Portugueses em Amsterdão e da delegação de Amsterdão da Associação Portuguesa de Defesa dos Presos Políticos Portugueses, membro do Conselho Cientifico da FBAUP e da Escola Universitária das Artes de Coimbra.
Por seu lado, o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal nas próximas autárquicas é Jaime Toga, responsável da Comissão Concelhia da Trofa do PCP, membro da Direcção da Organização Regional do Porto e do Comité Central do PCP. Candidato da CDU nas últimas Eleições Legislativas pelo distrito do Porto, activista do Movimento pela Paz, Jaime Toga foi ainda membro da Comissão Regional do Porto da JCP e responsável pelo concelho de Trofa.

Propostas concretas

A CDU de Coimbra apresentou, sábado, Jorge Gouveia Monteiro como o seu candidato à Câmara Municipal. Para o vereador, com o pelouro da Habitação, a descentralização, a participação popular e «uma grande exigência» em relação à qualidade de vida urbana são as «propostas» da CDU.
O candidato, de 49 anos, foi deputado municipal em 1986/89 e vereador da Câmara em 1998/2001. A requalificação dos bairros camarários e a reabilitação de edifícios na cidade são os domínios que o vereador da CDU elegeu como mais emblemáticos do seu desempenho, em que destacou também um estilo de trabalho caracterizado pela participação de associações de moradores.
Na conferência de imprensa, o candidato apelou a um reforço eleitoral da CDU «para que não haja nem um regresso ao passado, a um PS que não mostra tendência para mudar, nem a uma maioria absoluta de direita».«Estou disponível para aceitar pelouros e para distribuir pelouros se for presidente da Câmara», garantiu Jorge Gouveia Monteiro. Militante do PCP desde os 19 anos, exerce funções de direcção do Partido no concelho de Coimbra desde 1984.
Francisco Queirós, 40 anos, professor do ensino secundário e coordenador da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP e António Martins, 50 anos, catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia e vice-reitor da Universidade de Coimbra, são os segundo e terceiro nomes da lista da CDU.

Inovação e modernidade

Manuel Narra é o candidato da CDU à Câmara Municipal de Vidigueira. Bancário de profissão e presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Vidigueira, Manuel Narra foi apresentado, publicamente, no início do mês. A iniciativa contou com a participação de Agostinho Lopes, da Comissão Política do PCP.
«Para colocar-mos em prática este projecto, teremos todos de pensar que nos espera muito trabalho e pouco “fogo de artifício”. Para o nosso concelho, o futuro começa hoje, estamos prontos para travar esta batalha eleitoral, sabendo que vai ser difícil, mas convictos que com o apoio das pessoas que querem uma Vidigueira com futuro, vai ser possível colocar o nosso concelho no caminho de desenvolvimento, da inovação e modernidade», sublinhou, Manuel Narra.

Continuar a lutar

Numa iniciativa em que participaram algumas dezenas de apoiantes, a CDU apresentou, recentemente, os primeiros candidatos das listas municipais às próximas eleições autárquicas no concelho de Caminha. Os cabeças de Lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal serão, respectivamente, Carla Oliveira e José Leal.
Carla Oliveira, independente, 30 anos, é psicóloga, licenciada pela Universidade do Minho, trabalha e reside em Vila Praia de Âncora. José Leal, é membro do PCP, tem, 55 anos, é Professor de Educação Física. Foi eleito da CDU na Assembleia Municipal de Caminha, em mandatos anteriores e integrou a Comissão Administrativa da Junta de Freguesia de Ílhavo em 1974.

Trabalho e dedicação

Tendo em vista as próximas eleições autárquicas, a Comissão Concelhia de Serpa do PCP reuniu, no passado fim-de-semana, com o objectivo de analisar a situação sócio-económica e política do concelho, da região e do País.
Neste sentido, e após exaustivo trabalho de consultas a militantes e simpatizantes, os comunistas de Serpa decidiram propor a candidatura de Paula Villalonda, médica, independente, à presidência da Assembleia Municipal. João Manuel Rocha da Silva será o candidato à Câmara Municipal de Serpa.


Mais artigos de: Em Foco

Por uma verdadeira mudança

A revogação do Código do Trabalho, o combate aos despedimentos, às deslocalizações e aos salários em atraso, e fazer do 1.º de Maio uma jornada de afirmação do desejo de mudança são as prioridades para a acção dos comunistas nos locais de trabalho.

Mais CDU, melhor futuro

Jerónimo de Sousa participou, domingo, na iniciativa de apresentação dos candidatos da Câmara e Assembleia Municipal de Beja, onde reafirmou a validade e actualidade do projecto autárquico da CDU e a «sua natureza profundamente democrática, representativa, colegial e aberta à participação dos trabalhadores e das populações».

Trabalho, dedicação e competência

A CDU de Vila Franca de Xira apresentou, no sábado, no Salão dos Bombeiros Voluntários, os seus candidatos à Assembleia e Câmara Municipal.

Um projecto alternativo

Ilídio Ferreira é o cabeça de lista da CDU para a Câmara de Odivelas. A apresentação foi feita, sexta-feira, no Jardim do Convento D. Dinis, e contou com a participação de Jerónimo de Sousa. «A minha candidatura tem como principal objectivo desenvolver o concelho aos seus munícipes, à sua população. Quando foi criado o...