Mudar a sério em Vila Franca de Xira

Trabalho, dedicação e competência

A CDU de Vila Franca de Xira apresentou, no sábado, no Salão dos Bombeiros Voluntários, os seus candidatos à Assembleia e Câmara Municipal.
Saudando todos aqueles que estão no projecto democrático e unitário da CDU, Jerónimo de Sousa, no jantar de apresentação dos candidatos da CDU à presidência da Câmara e Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, que se realizou, sábado, no Salão dos Bombeiros Voluntários, assegurou que a próxima batalha eleitoral, as eleições autárquicas, «é de todos nós e não apenas dos candidatos, e que os eleitos da CDU vão poder contar com o empenhamento de todos os activistas da coligação na concretização dos nossos objectivos».
O secretário-geral do PCP fez ainda uma breve apreciação dos oito anos de maioria PS no concelho. «Oito anos depois é visível o contraste entre o que era uma gestão que procurava a participação e o envolvimento das populações e do movimento associativo, o contributo dos eleitos das outras forças políticas e a gestão arrogante e prepotente do PS que omite e fecha ao círculo estrito dos seus amigos a informação importante sobre a vida do concelho», denunciou, constatando que hoje «é possível verificar que as promessas de requalificação urbana e de desenvolvimento que o PS anunciou, se traduziram num crescimento desordenado da construção a reboque do projecto de especulação imobiliária e do negócio, com novas e brutais cargas sobre o território, sem a consideração das necessárias infra-estruturas».
Jerónimo de Sousa falou também das expectativas, nunca concretizadas, de desenvolvimento económico de Vila Franca de Xira. «Está hoje muito claro quanto falsa e descabida era a acusação do PS quando nos imputava a responsabilidade pelas dificuldades da economia do concelho. A verdade é que foram as políticas neo-liberais e as políticas de completo abandono dos sectores produtivos, na concretização das quais os governos do PS têm muita responsabilidade que conduziram à difícil situação de desemprego que atravessamos», afirmou, dando o exemplo do, recente, encerramento do sector de produção da empresa Henkel.

Defender o sector produtivo

O secretário-geral do PCP manifestou-se ainda preocupado com o novo programa de Governo. «É com sincera inquietação que verificamos o enorme desprezo com que se trata a defesa da nossa capacidade produtiva e económica instalada e se passou a valorizar em exclusivo a componente da criação das 200 novas empresas que o anunciado choque tecnológico tem de ciência certa já garantidas. Não aceitamos e pensamos que é um profundo erro que o País pagará caro o abandono à sua sorte do que hoje temos e que garante milhares e milhares de empregos, sectores da nossa economia que precisamos de defender e fazer evoluir no sentido da sua modernização», sustentou.
No final da sua intervenção, Jerónimo de Sousa apelou à população de Vila Franca de Xira para reflectirem sobre a importância e necessidade de promover uma viragem no seu concelho, apoiando e reforçando a única alternativa credível - a CDU - capaz de responder com trabalho, dedicação e competência aos reais problemas e às exigências do desenvolvimento.

Pelo desenvolvimento do concelho

«Certo da coesão, inteligência e determinação de bem fazer, que todos podemos esperar desta equipa, é com plena confiança que assumo perante vós a pesada responsabilidade e a profunda alegria de ser o cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal», afirmou Carlos Coutinho, durante o jantar de apresentação dos candidatos, assumindo, perante os participantes, um duplo compromisso: «honrar este pensamento colectivo mais e fazer de cada dia um dia de trabalho e de luta pelo desenvolvimento do nosso concelho e pela melhoria permanente da qualidade de vida de todos os munícipes».
Escritor e jornalista, Carlos Coutinho nasceu em 1943 e publicou o seu primeiro livro em 1964. Tendo-se ligado, desde muito jovem, à luta antifascista e anticolonialista, intensificou essa actividade em Moçambique, nas fileiras do Exército, visto ter sido mobilizado para a guerra colonial em 1966.
Regressado a Portugal em 1969, logo retomou a luta em ligação com a CDE e o PCP, até ser preso pelo PIDE em Fevereiro de 1973.
Libertado com o 25 de Abril, Carlos Coutinho profissionalizou-se no jornalismo, tendo passado por alguns dos principais diários portugueses até se reformar em 2003. Foi, entretanto, membro da Direcção do Sindicato dos Jornalistas e de sucessivos conselhos de redacção, sem que a actividade política sofresse qualquer diminuição. É membro da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira no mandato que agora cessa.
Isabel Maria São Pedro Cardoso Brigham é a cabeça de lista para a Assembleia Municipal. Licenciada em Educação e Grupos de Risco, Isabel Brigham é vereadora da CDU na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, pertence à Direcção do Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Segurança Social e é representante da Segurança Social nos Conselhos Municipais de Educação de Alenquer, Azambuja e Vila Franca de Xira.


Mais artigos de: Em Foco

Por uma verdadeira mudança

A revogação do Código do Trabalho, o combate aos despedimentos, às deslocalizações e aos salários em atraso, e fazer do 1.º de Maio uma jornada de afirmação do desejo de mudança são as prioridades para a acção dos comunistas nos locais de trabalho.

Mais CDU, melhor futuro

Jerónimo de Sousa participou, domingo, na iniciativa de apresentação dos candidatos da Câmara e Assembleia Municipal de Beja, onde reafirmou a validade e actualidade do projecto autárquico da CDU e a «sua natureza profundamente democrática, representativa, colegial e aberta à participação dos trabalhadores e das populações».

Um projecto alternativo

Ilídio Ferreira é o cabeça de lista da CDU para a Câmara de Odivelas. A apresentação foi feita, sexta-feira, no Jardim do Convento D. Dinis, e contou com a participação de Jerónimo de Sousa. «A minha candidatura tem como principal objectivo desenvolver o concelho aos seus munícipes, à sua população. Quando foi criado o...

Outras notícias eleitorais

CDU apresenta candidatosDefender os interesses da populaçãoO escultor Manuel Dias é o candidato da CDU à presidência da Câmara de Trofa, anunciou, sexta-feira, a coligação que junta o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a ID. Com 60 anos, escultor e professor universitário, Manuel Dias é autor de obras como a estatua...