Despenalização do aborto

Referendo é cedência à direita

A aprovação na Assembleia da República de uma lei de despenalização do aborto, sem recurso ao referendo, não desrespeita a vontade do eleitorado, já que a ampla maioria parlamentar saída das últimas eleições é constituída por forças que, na campanha eleitoral, se afirmaram favoráveis à despenalização do aborto, reafirmou uma delegação do PCP, na sexta-feira passada, em Setúbal. Expressando a sua solidariedade às mulheres em julgamento no Tribunal de Setúbal por prática de aborto, a delegação comunista lembrou que essa legitimidade da Assembleia da República, foi, de resto, evidenciada no debate parlamentar que o PCP agendou no passado dia 4 de Março.
Em nota à comunicação social, a Comissão do PCP para a Luta e Movimento das Mulheres considera, assim, que o debate parlamentar de 20 de Abril apenas confirma «que o Partido Socialista se recusa a assumir a decisão política de mudar a lei do aborto na Assembleia da República, demitindo-se das suas responsabilidades em pôr termo, com urgência, ao aborto clandestino, às investigações, aos processos e julgamentos de mulheres.» Mais, «a opção pela convocação de um Referendo, por parte de partidos que apoiam a despenalização do aborto, «é uma clara cedência aos partidos de direita que, encontrando-se em clara minoria na Assembleia da República, continuam assim a poder obstaculizar uma solução urgente deste grave problema», subalternizando «as graves consequências que esta realidade acarreta para a saúde e para a dignidade das mulheres».
Por seu lado, o PCP vai participar activamente no debate de 20 de Abril, com o seu projecto-lei, afirmando a legitimidade da Assembleia da República para fazer aprovar uma lei de despenalização do aborto.


Mais artigos de: PCP

Reforço da CDU interessa às populações

Dezenas de quadros comunistas do distrito de Aveiro, reunidos no dia 2 de Abril, manifestaram-se contra qualquer alteração às regras actualmente em vigor para as eleições autárquicas.

Novo hospital para o Seixal

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, encontrou-se, na terça-feira, com as Comissões de Utentes do Centro de Saúde do Seixal e eleitos autárquicos da CDU, visitando de seguida o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, obra emblemática desta autarquia, inaugurada no sábado passado.

PCP e PS discutem coligação em Lisboa

À hora do fecho da nossa edição, decorria na sede do PS, no Largo do Rato, uma reunião entre delegações do PCP e do PS, dirigidas por Jerónimo de Sousa e José Sócrates respectivamente, para análise de uma eventual coligação eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas. O encontro,...

Jornada de esclarecimento

Inicia-se hoje uma jornada nacional de informação e esclarecimento sobre a situação no País e as propostas do PCP, que decorre até dia 24. Além de alertar para os problemas dos trabalhadores e das populações, o Partido procura dar a conhecer a sua acção e iniciativa política para concretizar os compromissos assumidos.

PCP solidário

Face à intenção manifestada pela administração da SCBO (Grupo Phillips) de encerrar a produção de componentes de alta voltagem, despedindo mais de uma centena de trabalhadores, o Grupo Parlamentar do PCP entregou na mesa da Assembleia da República um requerimento, onde inquire o Ministério da Economia sobre a situação...

84.º Aniversário do PCP

A organização de Serpa do PCP encerrou, no passado domingo, as comemorações do 84.º aniversário do Partido, este ano distribuídas por todas as freguesias do concelho.No conjunto das iniciativas realizadas, participaram cerca de 700 camaradas, um número muito superior ao dos anos anteriores.A iniciativa de domingo constou...