Há obras cuja contribuição para o progresso da sociedade humana, não só não enfraquecem, como a sua importância e grandeza só verdadeiramente se medem com o passar dos tempos. O Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels é precisamente uma dessas obras, apesar de ter completado no passado mês de Fevereiro 166 anos de existência.
A Cidade da Amadora, à semelhança de toda a área metropolitana de Lisboa, sofreu nos últimos anos uma verdadeira hecatombe do seu aparelho produtivo, tendo sido liquidados mais de 10 mil postos de trabalho nos sectores produtivos da economia. Consequência directa desta ofensiva, aumentou não só o desemprego como o número de trabalhadores em situações de pré-reforma, e degradou-se consideravelmente a qualidade do emprego existente.
O secretário-geral do PCP participou, no sábado, na Assembleia de Organização Regional de Viseu, onde recordou que o voto na CDU derrota sempre a direita.
Em Vialonga a campanha de contactos com os militantes do PCP já chegou ao fim. Entretanto, porque os comunistas não desistem da sua luta, outras tarefas estão já agendadas para o futuro.
«O Governo quer acabar com o Serviço Nacional de Saúde, como prestador de cuidados de saúde», denuncia a CGTP-IN, apelando à participação na concentração que marcou para dia 7, nas Picoas.
Só com determinação na luta é que a unidade portuguesa da Bombardier pode ser salva. Os trabalhadores desdobram-se em iniciativas para evitar o crime contra eles e a economia nacional.
A Socopal é uma cadeia de padarias e pastelarias distribuídas pelo Concelho de Almada, onde a má gestão está a gerar apreensão nos trabalhadores, que vêem em risco os postos de trabalho.
Realiza-se hoje, quinta-feira, uma greve nacional dos estudantes do ensino superior. Na semana passada, seis mil estudantes manifestaram-se em Lisboa contra a política educativa do Governo.
«Reforço e união para mudar a educação» é o lema do Encontro Nacional do Ensino Secundário da JCP que se realiza no sábado, em Lisboa. A iniciativa é aberta a todos os que queiram participar, como explica Patrícia Guimarães, dirigente da organização.
Mais um duro golpe desferido contra os direitos dos trabalhadores, assim classifica o Grupo Parlamentar do PCP o diploma governamental que altera o regime jurídico do subsídio de doença.
O Secretário-Geral do PCP afirmou na Assembleia da República a necessidade de combater sem equívocos o terrorismo, em qualquer das suas formas, seja o da Alquaeda seja o terrorismo de Estado, como é o que resulta da política criminosa conduzida por Sharon em Israel.
O direito à educação está a ser alvo de uma ofensiva como não há memória desde o 25 de Abril. A denúncia é do PCP, que afirma estar em causa o próprio «conceito de escola pública como pilar de soberania, democracia e desenvolvimento».
Assumindo por inteiro a responsabilidade de uma gestão autárquica que, iniciada em 1974, foi obreira nestes 30 anos de transformação, os comunistas da Moita estão orgulhosos do trabalho realizado.
A CDU dos Açores, com empenho, criatividade, abertura e imaginação vai contribuir para que a campanha eleitoral seja um momento sério e muito participado de debate público.
A proposta para a criação da Área Metropolitana do Algarve, que PS e PSD elaboraram, tem como objectivo impedir os eleitos da CDU de participarem no órgão deliberativo, desta nova entidade.
Um relatório sobre a «Situação dos Direitos Fundamentais na União Europeia» exige aos Estados-membros que garantam o acesso ao aborto «seguro e legal», um «direito» que não existe em alguns países comunitários.
Milhares de guineenses começaram, no domingo, a votar nas primeiras eleições legislativas após o golpe militar que derrubou Kumba Ialá, em 2003. O sufrágio foi prolongado até à noite da passada terça-feira, desconhecendo-se ainda os resultados finais.
O choque caraquenho!
Tinha lido e ouvido muita coisa sobre ele. Senti agora, em Março, a sua martelada.
Desde as Revoluções Russas do Ano 17 país algum foi como a Venezuela palco de uma tão intensa luta de classes.
A categoria marxista do fetichismo da mercadoria pode explicar os excessos consumistas (produção desenfreada e consequente coisificação do homem) que o neo-liberalismo tem espalhado por todo o mundo, desde os Estados Unidos, criadores desse novo modelo de exploração e de acumulação de riqueza em poucas mãos, às grandes áreas de miséria, como a África, de onde as populações fogem para procurar trabalho noutros espaços menos desafortunados.