Centro Materno Infantil do Norte

PCP exige construção

O PS e BE convergiram com a maioria PSD-CDS/PP no chumbo do projecto de resolução do PCP que preconizava a construção do Centro Materno Infantil do Norte. «Esta conjugação de votos mostra bem como é infelizmente vasto e alargado o campo daqueles que dizem defender o CMIN mas que no fundo não pretendem realmente a sua construção», observou o deputado Honório Novo, em declaração de voto em nome da bancada comunista, na qual expressou a sua indignação por aqueles partidos, desta forma, estarem a assumir uma posição contra a construção do Centro até 2006.
Este objectivo de erigir o edifício e de o pôr em funcionamento até àquela data era, de resto, uma questão central e prioritária no projecto de resolução do PCP, que insiste em ver cumpridos os compromissos assumidos há cerca de 20 anos com a população do Porto e do Norte mas sempre adiados por sucessivos governos.
Reiterada pelo deputado comunista foi a ideia, expressa no debate realizado há duas semanas, de que o Hospital Maria Pia e a Maternidade Júlio Dinis (e outras entidades como, por exemplo, a Ordem dos Médicos e o Hospital São João) devem participar na definição e aprovação do programa funcional do Centro Materno Infantil.
Para a bancada do PCP, tal como o Avante! noticiou na semana transacta, importa igualmente que o Centro Materno Infantil do Norte tenha plena autonomia de gestão e funcional face ao Hospital de S. João, do mesmo que deve ser garantido que a integração nele do Hospital Maria Pia e da Maternidade Júlio Dinis se faça «sem subordinações ou hipotéticas hierarquizações, respeitando integralmente capacidades e competências adquiridas».


Mais artigos de: Assembleia da República

Governo corta a eito

Mais um duro golpe desferido contra os direitos dos trabalhadores, assim classifica o Grupo Parlamentar do PCP o diploma governamental que altera o regime jurídico do subsídio de doença.

Combater o terrorismo em todas as suas formas

O Secretário-Geral do PCP afirmou na Assembleia da República a necessidade de combater sem equívocos o terrorismo, em qualquer das suas formas, seja o da Alquaeda seja o terrorismo de Estado, como é o que resulta da política criminosa conduzida por Sharon em Israel.

Travar o acesso à educação

O direito à educação está a ser alvo de uma ofensiva como não há memória desde o 25 de Abril. A denúncia é do PCP, que afirma estar em causa o próprio «conceito de escola pública como pilar de soberania, democracia e desenvolvimento».

Maioria impede melhoria da Lei

Os votos da maioria PSD-CDS/PP e do PS inviabilizaram na passada semana um projecto de lei do PCP destinado a alterar a actual lei sobre as rendas de casa apoiadas. Adiada fica assim uma mudança legislativa que tinha como grande objectivo tornar socialmente mais justos os critérios que presidem à fixação das rendas dos...