Editorial

DESENVOLVER O PAÍS, COMBATER INJUSTIÇAS

Artigo de acesso livre

Apesar da pro­pa­ganda do Go­verno em torno do cres­ci­mento eco­nó­mico, a ver­dade é que esse cres­ci­mento não está a chegar à vida dos tra­ba­lha­dores e do povo que todos os dias se con­frontam com as de­si­gual­dades e in­jus­tiças so­ciais, ex­pressas na brutal trans­fe­rência da ri­queza criada do tra­balho para as mãos do ca­pital: com os sa­lá­rios a cres­cerem abaixo da in­flação e da pro­du­ti­vi­dade, ao mesmo tempo que, em gri­tante con­traste, crescem os lu­cros dos grupos eco­nó­micos.

É hoje evi­dente que PSD, CDS, Chega e IL apenas têm para ofe­recer em re­lação à go­ver­nação ac­tual da mai­oria ab­so­luta do PS, caras novas e as mesmas op­ções ao ser­viço dos grupos eco­nó­micos.

Uns e ou­tros estão apos­tados na ex­plo­ração, em­po­bre­ci­mento; pri­va­ti­za­ções, des­man­te­la­mento do SNS, a con­cen­tração da ri­queza à custa dos sa­cri­fí­cios da imensa mai­oria do povo por­tu­guês.


Foi contra os efeitos desta po­lí­tica que os re­for­mados de­sen­vol­veram, a se­mana pas­sada, um di­ver­si­fi­cado con­junto de ac­ções por todo o País a exigir o au­mento das re­formas e pen­sões – com re­tro­ac­tivos a Ja­neiro – que re­po­nham o poder de compra per­dido, face ao au­mento do custo de vida. Exi­gindo também que o au­mento das re­formas de­ci­dido pelo Go­verno, que ainda que in­su­fi­ci­ente é con­sequência da luta dos re­for­mados, seja re­tro­ac­tivo a Ja­neiro.

Luta que pros­segue também na acção rei­vin­di­ca­tiva dos tra­ba­lha­dores nas em­presas e sec­tores, por sa­lá­rios e di­reitos. Pro­cesso em que se in­seriu a greve dos mé­dicos de 5 e 6 de Julho pelos seus di­reitos pro­fis­si­o­nais e em de­fesa do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde, con­fron­tado com pro­blemas e con­tra­ri­e­dades, que re­sultam da opção do Go­verno de pri­va­tizar o ser­viço pú­blico de saúde, opção em que é acom­pa­nhado pelo PSD, CDS, Chega e IL.


Também na pas­sada sexta-feira es­ti­veram em de­bate na AR as pro­postas do PCP para uma po­lí­tica fiscal mais justa, que alivie os im­postos sobre os tra­ba­lha­dores e o povo e tri­bute de forma efec­tiva os lu­cros dos grupos eco­nó­micos.

Pro­postas do PCP que avançam no sen­tido da re­dução ge­ne­ra­li­zada do IRS, que atinja não só os sa­lá­rios mais baixos, mas também os sa­lá­rios in­ter­mé­dios, be­ne­fi­ci­ando con­tri­buintes com ren­di­mentos até 2 mil e 900 euros brutos; da re­po­sição do IVA da energia à taxa dos 6 por cento e da re­dução do IVA das te­le­co­mu­ni­ca­ções para a taxa in­ter­média de 13 por cento.

Pro­pondo ainda me­didas para o en­glo­ba­mento obri­ga­tório para os con­tri­buintes do mais ele­vado es­calão do IRS (ren­di­mentos su­pe­ri­ores a 6 mil e 400 euros por mês). Pro­pondo o fim do re­gime de pri­vi­légio dos re­si­dentes não ha­bi­tuais, que além dos im­pactos pro­fun­da­mente ne­ga­tivos na es­pe­cu­lação imo­bi­liária, custa por ano mil mi­lhões de euros em des­pesa fiscal. Pro­pondo ainda di­versas al­te­ra­ções ao Có­digo do IRC e ao Es­ta­tuto dos Be­ne­fí­cios Fis­cais para im­pedir a fuga para offshores, as borlas e isen­ções ao ca­pital fi­nan­ceiro, ga­ran­tindo o prin­cípio de que os lu­cros re­a­li­zados em Por­tugal devem ser tri­bu­tados em Por­tugal.

Todas as pro­postas foram chum­badas. PS, PSD, Chega e Il, mais uma vez re­ve­laram ao ser­viço de quem estão.


Ora, para res­ponder aos pro­blemas com que os tra­ba­lha­dores e o povo con­ti­nuam con­fron­tados, para de­sen­volver o País e com­bater a ex­plo­ração, o em­po­bre­ci­mento, as in­jus­tiças e de­si­gual­dades so­ciais, é pre­ciso cons­truir a al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda sem a qual, como a vida todos os dias vai mos­trando, não é pos­sível romper com a po­lí­tica de di­reita e avançar.

É pre­ciso as­sumir a opção pelo au­mento dos sa­lá­rios e pen­sões, pelo in­ves­ti­mento no SNS, na Es­cola Pú­blica, nos trans­portes, na cul­tura, na Ci­ência, na in­ves­ti­gação, na ha­bi­tação, na jus­tiça fiscal. É pre­ciso as­sumir a opção pela pro­dução na­ci­onal. É pre­ciso dar cen­tra­li­dade à opção pelo Tra­balho, pelo au­mento dos sa­lá­rios, pelo fim da ca­du­ci­dade da con­tra­tação co­lec­tiva e pela re­po­sição do prin­cípio do tra­ta­mento mais fa­vo­rável ao tra­ba­lhador, pelos ho­rá­rios re­gu­lados e pelo com­bate à pre­ca­ri­e­dade.

É pre­ciso as­sumir a opção pela po­lí­tica de paz e so­li­da­ri­e­dade. As­sumir com fir­meza a luta contra a guerra, pela ne­go­ci­ação po­lí­tica dos con­flitos.


É no quadro da luta por esta al­ter­na­tiva que se de­sen­volve e in­ten­si­fica a acção do PCP, dando ex­pressão con­creta à opção pela va­lo­ri­zação dos sa­lá­rios, pelos ser­viços pú­blicos, pelo SNS, pela ha­bi­tação, pelos di­reitos dos pais e cri­anças, pela jus­tiça e igual­dade, pelo di­reito a uma vida me­lhor, por um Por­tugal com fu­turo. Com fu­turo para quem cá vive e tra­balha.

Mas de­sen­volve-se também no plano do seu re­forço or­gâ­nico, po­lí­tico e elei­toral e na pre­pa­ração da Festa do Avante!, cuja di­vul­gação, venda da EP e cons­trução avançam, em jor­nadas que en­volvem os co­mu­nistas e muitos ou­tros amigos do PCP, da JCP e da Festa.


«E, se assim é – como su­bli­nhou o Se­cre­tário-geral do PCP no co­mício em Seia no sá­bado pas­sado –o ca­minho que serve aos tra­ba­lha­dores, ao povo, aos jo­vens, aos re­for­mados, aos micro, pe­quenos e mé­dios em­pre­sá­rios e agri­cul­tores, aos de­mo­cratas, o ca­minho que serve a cada um de nós, é o da da rup­tura com esta po­lí­tica em curso.»

Este é o ca­minho que conduz ao de­sen­vol­vi­mento do País, a um Por­tugal de jus­tiça, de paz e de pro­gresso so­cial.


Opinião
Actual

A indignação já passou... ?

Artigo de acesso livre

A indignação com as declarações de Christine Lagarde, que encheu os noticiários não há muito tempo, foi sol de pouca dura. Para trás ficou...
Actual

Jornada Mundial da Juventude

Artigo de acesso livre

Não há como não ver a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a participação prevista de um milhão de jovens católicos, de Portugal e do...
Actual

O lucro e o direito à saúde

Artigo de acesso livre

A Oxfam elaborou um notável relatório (https://www.oxfam.org/en/research/sick-development) sobre hospitais privados operando na busca do lucro...
A talhe de foice

Os coveiros

Artigo de acesso livre

As eleições gerais antecipadas em Espanha, no próximo dia 23 de Julho, podem levar ao poder, se as sondagens derem certo, o partido de...
Crónica Internacional

Droga imperial

Artigo de acesso livre

Nesta semana de Cimeira da NATO, a propaganda imperialista atingiu níveis tão baixos que já pouco surpreende. Mas por vezes ainda provoca...
Em Destaque

A defesa da paz exige a dissolução da NATO

Artigo de acesso livre

Ter­minou ontem na ca­pital da Li­tuânia, Vil­nius, mais uma ci­meira da NATO mar­cada pelo in­cre­mento da con­fron­tação e do mi­li­ta­rismo, que con­firmou este bloco po­lí­tico-mi­litar e os in­te­resses que serve – os da po­lí­tica ex­terna norte-ame­ri­cana – como a prin­cipal ameaça à paz no mundo. A de­nun­ciar isso mesmo es­teve o Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração (CPPC), que uma vez mais in­sistiu no mote «Paz sim! NATO não!».

Em Foco

MURPI exige medidas imediatas para problemas concretos

Artigo de acesso livre

Muitas cen­tenas de re­for­mados, pen­si­o­nistas e idosos, em todo o País, saíram à rua para re­clamar do Go­verno uma mu­dança de po­lí­tica, para que possam en­ve­lhecer com qua­li­dade de vida, com se­gu­rança e ale­gria. Exigem – entre um vasto con­junto de pro­postas o au­mento das pen­sões a cri­ação de um cabaz de bens es­sen­ciais com re­dução e con­trolo de preços, mais in­ves­ti­mento no Ser­viço Na­ci­onal de Saúde e uma rede de equi­pa­mentos so­ciais de apoio aos idosos.

PCP

Em Foz Côa como em todo o País na defesa do património os direitos contam

Artigo de acesso livre

Va­lo­rizar o pa­tri­mónio na­ci­onal e in­verter a po­lí­tica de­sas­trosa dos go­vernos dos úl­timos anos foram as tó­nicas ge­rais das ini­ci­a­tivas em que par­ti­cipou Paulo Rai­mundo neste fim-de-se­mana: uma vi­sita ao Museu de Foz Côa, um co­mício em Seia e um con­vívio re­gi­onal na Foz do Arelho, no dis­trito de Leiria.

Aumento dos salários é urgência e progresso

Artigo de acesso livre

Di­reitos dos tra­ba­lha­dores e de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico foi o mote para uma sessão pú­blica em Viana do Cas­telo, no sá­bado, 8, pro­mo­vida pela Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do PCP.

Conhecer melhor Aveiro defender o povo do distrito

Artigo de acesso livre

Entre os dias 3 e 5 de Julho, João Pi­menta Lopes e Sandra Pe­reira es­ti­veram no dis­trito de Aveiro em mais umas jor­nadas de con­tacto que, desde Ou­tubro de 2022, têm de­cor­rido em todo o País.

Direitos de pais e crianças afirmados em Matosinhos

Artigo de acesso livre

Mú­sica, jogos tra­di­ci­o­nais, brin­ca­deiras, con­vívio e in­ter­ven­ções po­lí­ticas – foi desta forma que a Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto (ORP) do PCP afirmou, sá­bado, dia 8, em Ma­to­si­nhos, os di­reitos de pais e cri­anças.

Contra a especulação, pelo direito à habitação

Artigo de acesso livre

«A ha­bi­tação é um di­reito, não é uma mera mer­ca­doria des­ti­nada ao grande ne­gócio, e o Es­tado tem res­pon­sa­bi­li­dades e tem de as as­sumir», re­a­firmou Paulo Rai­mundo numa tri­buna pú­blica do PCP, re­a­li­zada an­te­ontem em Lisboa.

Heróis caídos são inspiração

Artigo de acesso livre

A Comissão Concelhia de Loures do PCP assinalou, dia 4 de Julho, o assassinato, pela PIDE, de Alfredo Diniz...

O que se esconde e o que se inventa

Artigo de acesso livre

É certo que têm sido muitos os actores institucionais que têm alimentado aparentes divergências de fundo entre o Governo e os partidos à...
Trabalhadores

Vale a pena lutar e resistir

Artigo de acesso livre

A uni­dade e a luta dos tra­ba­lha­dores e a per­sis­tência da acção sin­dical foram a chave para os re­sul­tados po­si­tivos ob­tidos na Barbot, na Pemel Metal, nos CTT (Moita), na Al­li­ance He­alth­care e nas IPSS.

Trabalhadores científicos exigem contratos, carreira e estabilidade

Artigo de acesso livre

Mais de uma cen­tena de tra­ba­lha­dores ci­en­tí­ficos con­cen­traram-se, dia 5, na Uni­ver­si­dade de Aveiro, onde en­tre­garam ao pri­meiro-mi­nistro e à mi­nistra da tu­tela uma carta aberta com as prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções do sector.

No IGFSS luta-se por igualdade

Artigo de acesso livre

Mais de 60 trabalhadores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) concentraram-se, no dia 6, junto ao Ministério do...
Assembleia da República

Justiça fiscal é aliviar os trabalhadores e o povo e acabar com benefícios ao capital

Artigo de acesso livre

PS, PSD, Chega e IL chum­baram as pro­postas do PCP des­ti­nadas a in­tro­duzir maior jus­tiça fiscal. Tra­vadas foram me­didas com­pro­va­tivas não apenas da ne­ces­si­dade mas também da exe­qui­bi­li­dade de ali­viar os im­postos sobre os tra­ba­lha­dores e o povo, tri­bu­tando de forma efec­tiva os lu­cros dos grupos eco­nó­micos.

Desinvestimento gera falhas nas respostas do SNS e alimenta gula dos privados

Artigo de acesso livre

O PCP voltou a alertar para o «brutal de­sin­ves­ti­mento» que vem so­frendo o Ser­viço Na­ci­onal de saúde (SNS), lem­brando que uma das con­sequên­cias é a «falta de as­sis­tência à ma­ter­ni­dade» quer no In­te­rior do Con­ti­nente quer nas ilhas aço­ri­anas.

Nacional

Juntos por Cuba!, sábado às 16h30 na Voz do operário, em Lisboa

Artigo de acesso livre

A Voz do Ope­rário, em Lisboa, acolhe no pró­ximo sá­bado, 15 de Julho, a acção de so­li­da­ri­e­dade «Juntos por Cuba!», re­a­li­zada no mo­mento em que tem lugar a vi­sita ofi­cial do Pre­si­dente da Re­pú­blica de Cuba, Mi­guel Diaz-Canel, a Por­tugal.

Câmara do Seixal realoja mais 25 famílias de Vale de Chícharos

Artigo de acesso livre

A Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal (CMS) com­pletou, entre os dias 4 e 6 de Julho, mais uma fase do pro­cesso de re­a­lo­ja­mento dos mo­ra­dores do bairro de Vale de Chí­charos, abran­gendo mais 25 fa­mí­lias (69 pes­soas).

Europa

Solidariedade com jovens comunistas ucranianos

Artigo de acesso livre

In­ten­si­fica-se a so­li­da­ri­e­dade com os ir­mãos Alek­sander e Mykhail Ko­no­no­vich, mi­li­tantes co­mu­nistas ucra­ni­anos, de­tidos há cerca de 500 dias. Ac­tu­al­mente em prisão do­mi­ci­liária, são alvo de ame­aças à sua in­te­gri­dade fí­sica.


Internacional

A Venezuela não se submeterá ao imperialismo «nem hoje nem nunca»

Artigo de acesso livre

O povo ve­ne­zu­e­lano fes­tejou mais um ani­ver­sário da sua in­de­pen­dência na­ci­onal re­a­fir­mando o seu amor à li­ber­dade e so­be­rania e ga­ran­tindo que não acei­tará sub­meter-se ao do­mínio im­pe­ri­a­lista, «nem hoje nem nunca».

Conflito no Sudão ainda longe da paz

Artigo de acesso livre

Sem fim à vista, prossegue a guerra no Sudão entre duas facções das forças armadas sudanesas. Há já milhares de mortos e feridos e milhões de...

Irão e Bielorrússia aderem à Organização de Xangai

Artigo de acesso livre

Na ci­meira da Or­ga­ni­zação de Co­o­pe­ração de Xangai (OCX), re­a­li­zada no dia 4 sob pre­si­dência da Índia, o Irão foi ad­mi­tido como Es­tado-membro e a Bi­e­lor­rússia ini­ciou o pro­cesso de adesão.

Temas

25 anos de Banco Central Europeu. Que balanço?

Artigo de acesso livre

Criado seis meses antes do lan­ça­mento da moeda única, a 1 de ja­neiro de 1999, o Banco Cen­tral Eu­ropeu (BCE) foi e é uma peça-chave na con­cre­ti­zação da União Eco­nó­mica e Mo­ne­tária, que cor­res­pondeu a um salto qua­li­ta­tivo no apro­fun­da­mento do pro­cesso de in­te­gração ca­pi­ta­lista eu­ropeu.

Argumentos
Memória

1215 – Assinatura da Magna Carta

Artigo de acesso livre

Magna Carta Libertatum ou Grande Carta das Liberdades, é o documento que limita o poder dos monarcas britânicos, impedindo o poder absoluto....
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Artigo de acesso livre

Eventos   Festival Noites na Nora, 22 espetáculos de novo circo, teatro e música, entre outros, marcam a 24.ª edição deste evento. Iniciado...
Festa do Avante!

Já estão escolhidas as obras para a Bienal da Festa

Artigo de acesso livre

O júri já de­cidiu as 69 obras, de meia cen­tena de ar­tistas, que in­te­grarão este ano a Bi­enal de Artes Plás­ticas da Festa do Avante!. O con­curso foi o mais par­ti­ci­pado de sempre: con­cor­reram 160 ar­tistas com 275 obras.

Construtores da Festa

Artigo de acesso livre

A Festa do Avante! está há muito em construção. Por todo o País são muitas as acções de divulgação do seu programa...
Aconteceu

José Luís Borges Coelho homenageado

Artigo de acesso livre

O lançamento de um novo disco com as Heróicas, de Fernando Lopes Graça, pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, a celebrar os seus 50...

Faleceu José Mattoso

Artigo de acesso livre

Faleceu, sábado, aos 90 anos, o historiador José Mattoso. Nascido em Leiria em 1933, licenciou-se em História pela Universidade Católica de...

Fome cresce na UE

Artigo de acesso livre

Cerca de 8,3% da população da União Europeia (UE) não tinha, em 2022, meios suficientes para pagar uma refeição com carne, peixe ou um...

Paulo Raimundo

Artigo de acesso livre

Secretário-Geral do PCP Quinta-feira – 13 de Julho Lisboa 10h30 – Visita à Fundação da...

Reuniões e outras iniciativas

Artigo de acesso livre

Algarve - Sábado,15, 13h00, almoço-convívio, com Celso Costa, do CC, na Quinta Pedagógica da...

«Com a CDU, viver melhor na nossa terra»

Artigo de acesso livre

Lisboa - Domingo, 23, 13h00, piquenique «Em Defesa de Monsanto», com Cláudia Madeira, do...

JCP

Artigo de acesso livre

Bancas de venda do Avante! Lisboa - Hoje, 13, Entrecampos, das 18h30 às19h30. - Sexta-feira,...

50.ª edição da Brigada Europeia “José Marti”

Artigo de acesso livre

De 17 a 30 de Julho de 2023 Programa de actividades nas províncias de Artemisa, Havana e...

Viagem de turismo político a Cuba

Artigo de acesso livre

- De 18 de a 31 de Outubro Programa inclui alojamento e refeições Informações: Associação de...

Jornadas de Trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu

Artigo de acesso livre

Contigo todos os dias. A tua voz no Parlamento Europeu - Dias 19, 20, 21 de Julho de 2023 nos...

Viagens

Artigo de acesso livre

Berlim (18 a 23 de Agosto) - A Cidade VermelhaChipre- Onde o povo une e o Imperialismo divide (6...

Conhecer Portugal

Artigo de acesso livre

- 15 de Julho: excursão a Setúbal, com visita guiada ao Museu do Trabalho, ao Forte de São Filipe...

A semana em resumo

Frases

“O problema destes recorrentes motins, dos Estados Unidos a França, resulta da incapacidade dos...