Irão e Bielorrússia aderem à Organização de Xangai

Na cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada no dia 4 sob presidência da Índia, o Irão foi admitido como Estado-membro e a Bielorrússia iniciou o processo de adesão.

Com o Irão, a Organização de Cooperação de Xangai passa a ter nove membros

Na cimeira, realizada em formato virtual, os participantes apoiaram a «Declaração de Deli» e outros documentos sobre a cooperação multilateral no âmbito da OCX, anteriormente constituída pela Índia, China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Os participantes saudaram a adesão do Irão como Estado membro da OCX e congratularam-se com o início do processo de adesão da Bielorrússia, o qual deverá estar concluído em 2024.

Quando a Índia assumiu a presidência da OCX, em Setembro de 2022, apontou como objectivo o trabalho conjunto visando fortalecer a segurança, o desenvolvimento económico, a unidade, o respeito pela soberania e integridade territorial e o meio ambiente. A presidência indiana da OCX foi igualmente norteada pelo impulso das vias de cooperação nos sectores da inovação, da medicina tradicional, da inclusão digital e da juventude.

Durante a cimeira foi destacado o papel da OCX como plataforma para a preservação da paz, da prosperidade e do desenvolvimento da Eurásia.

Além dos governantes dos Estados-membros, participaram na cimeira representantes da Mongólia, como observadora, e do Turquemenistão, como convidado. Assistiram também responsáveis das Nações Unidas, da Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN), dos Estados Independentes da Commonwealth, da Organização do Tratado de Segurança Colectiva e da União Económica Euroasiática.




Mais artigos de: Internacional

Conflito no Sudão ainda longe da paz

Sem fim à vista, prossegue a guerra no Sudão entre duas facções das forças armadas sudanesas. Há já milhares de mortos e feridos e milhões de deslocados e refugiados. Continuam os esforços de mediação do conflito, apesar de até agora terem falhado diversas tentativas de um cessar-fogo duradouro. Nesta quinta-feira, 15 –...

África do Sul confirma realização da cimeira dos BRICS em Agosto

A África do Sul confirmou que a próxima cimeira dos BRICS decorrerá, como há muito está previsto, de 22 a 24 de Agosto, em Joanesburgo. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assegurou que «vamos ter uma cimeira presencial e todos nós estamos empenhados em efectuar uma reunião em que possamos estar juntos» e...

Agressão israelita a Jenin causou morte e destruição

Para além dos mortos e feridos que causou, as autoridades palestinianas de Jenin, na Cisjordânia ocupada denunciaram que o recente e brutal ataque israelita contra o campo de refugiados palestinianos aí instalado danificou 80 por cento das habitações e destruiu as redes de água, electricidade e telefones. Cerca de 15 mil...

Condenação de historiador viola direitos e liberdades

A denúncia da condenação a 8 meses de prisão, suspensa condicionalmente por 18 meses, do historiador e militante do Partido Comunista da Boémia e Morávia, Josef Skála, por exprimir uma opinião, foi levada ao Parlamento Europeu pela voz da deputada do PCP Sandra Pereira. Numa intervenção proferida esta semana, a eleita...