África do Sul confirma realização da cimeira dos BRICS em Agosto
A África do Sul confirmou que a próxima cimeira dos BRICS decorrerá, como há muito está previsto, de 22 a 24 de Agosto, em Joanesburgo.
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assegurou que «vamos ter uma cimeira presencial e todos nós estamos empenhados em efectuar uma reunião em que possamos estar juntos» e lembrou que há quase três anos isso não acontece.
Já anteriormente a ministra sul-africana das Relações Internacionais, Naledi Pandor, tinha garantido a realização da 15.ª cimeira dos BRICS no seu país, desmentindo especulações que poderia ser efectuada em modo virtual.
O grupo BRICS, formado por cinco países (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), tem por objectivo reforçar a cooperação entre os seus membros e contribuir para a criação de um sistema mundial multilateral, mais equitativo e justo, face à actual hegemonia do chamado «Ocidente» nas instituições internacionais.
Há mais de uma dezena de países, de diferentes continentes – incluindo o Irão, a Arábia Saudita, o Egipto e a Argentina – que pretendem juntar-se aos BRICS, esperando-se que a questão da admissão de novos membros seja discutida na cimeira de Joanesburgo.