Conhecer melhor Aveiro defender o povo do distrito

Entre os dias 3 e 5 de Julho, João Pimenta Lopes e Sandra Pereira estiveram no distrito de Aveiro em mais umas jornadas de contacto que, desde Outubro de 2022, têm decorrido em todo o País.

Os deputados no PE afirmaram as propostas do PCP

Durante três dias, os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) contactaram centenas de trabalhadores, utentes de serviços públicos, pequenos comerciantes, agricultores e pescadores. No balanço, fica um mais apurado conhecimento da realidade local, depois de terem ouvido, de viva voz, os anseios e preocupações populares, mas, igualmente, as várias oportunidades em que puderam afirmar as propostas do PCP sobre várias matérias.

João Pimenta Lopes e Sandra Pereira contactaram com trabalhadores do sector da metalurgia, dos moldes, da cortiça ou do calçado; com trabalhadores em superfícies comerciais ou no comércio local e do Serviço Nacional de Saúde. O valor do salário, os intensos ritmos de trabalho, os horários desregulados e a não valorização das carreiras, foram as principais preocupações colocadas nas acções de contacto realizadas.

Simultaneamente, a necessidade de reforço do SNS foi unanimemente reiterada, assim como denunciado o aumento do custo de vida, sentido muito particularmente pelas camadas laboriosas cada vez que têm de fazer compras, pagar serviços essenciais e a prestação ou renda da respectiva habitação.

 

Amplo repúdio

A perda de poder de compra da maioria da população foi, igualmente, uma preocupação manifestada pelos pequenos comerciantes, os quais, ao longo dos anos, têm visto a sua actividade comprimida com a abertura desmedida de grandes centros comerciais, com dificuldades de acesso aos centros urbanos – falta de estacionamento, por exemplo – ou com a falta de medidas de efectivo apoio para os micro, pequenos e médios empresários.

Já no contacto com os pescadores, entre outros aspectos, foi salientada a necessidade do apoio à gasolina (para as embarcações) ser concretizado no acto da compra, como acontece para o gasóleo, e não à posteriori, com grandes atrasos nos reembolsos. Na visita realizada aos baldios, estiveram em destaque temáticas como o reforço do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em meios técnicos e humanos, a continuidade e longevidade de medidas de apoio destinadas a estas comunidades e a necessidade de criação de pontos de água nestes territórios, como primeira linha de defesa contra os incêndios florestais.

Os deputados do PCP no PE estiveram ainda presentes na acção promovida pela Fenfrop e outras estruturas em defesa da dignificação da profissão de milhares de investigadores e bolseiros, que decorreu dia 5 em Aveiro, bem como na iniciativa de homenagem ao militante comunista Carlos Ferreira Soares, conhecido por Dr. Prata, assassinado pela polícia fascista há 81 anos (ver página 20).





Mais artigos de: PCP

Em Foz Côa como em todo o País na defesa do património os direitos contam

Valorizar o património nacional e inverter a política desastrosa dos governos dos últimos anos foram as tónicas gerais das iniciativas em que participou Paulo Raimundo neste fim-de-semana: uma visita ao Museu de Foz Côa, um comício em Seia e um convívio regional na Foz do Arelho, no distrito de Leiria.

Uma campanha que avança por todo o País

Avança a campanha nacional de difusão do Avante!. Iniciada a 20 de Abril de 2023 e com desenvolvimento até Maio do próximo ano, esta campanha corresponde à necessidade de promover e alargar a leitura, difusão e venda regular do Avante! em papel, com a venda militante e semanal nas empresas e...

Direitos de pais e crianças afirmados em Matosinhos

Música, jogos tradicionais, brincadeiras, convívio e intervenções políticas – foi desta forma que a Organização Regional do Porto (ORP) do PCP afirmou, sábado, dia 8, em Matosinhos, os direitos de pais e crianças.

Contra a especulação, pelo direito à habitação

«A habitação é um direito, não é uma mera mercadoria destinada ao grande negócio, e o Estado tem responsabilidades e tem de as assumir», reafirmou Paulo Raimundo numa tribuna pública do PCP, realizada anteontem em Lisboa.

Heróis caídos são inspiração

A Comissão Concelhia de Loures do PCP assinalou, dia 4 de Julho, o assassinato, pela PIDE, de Alfredo Diniz (Alex), ocorrido naquele mesmo dia há 78 anos. A homenagem decorreu na estrada da Bemposta, em Bucelas, onde Alex, funcionário clandestino do PCP, foi emboscado, alvejado e atirado para...

Viva saudação ao 40.º Festival Internacional de Teatro de Almada

O Secretário-geral do PCP foi convidado e compareceu na 40.ª edição do Festival Internacional de teatro de Almada, que decorre de 4 a 18 de Julho. Em declarações junto ao Teatro Municipal Joaquim Benite, Paulo Raimundo sublinhou que a sua presença foi uma forma de saudar o certame e o papel...

O que se esconde e o que se inventa

É certo que têm sido muitos os actores institucionais que têm alimentado aparentes divergências de fundo entre o Governo e os partidos à direita do PS, assim como o ambiente geral de degradação do funcionamento das instituições e dos órgãos de soberania e das relações entre si. A outros exemplos mais distantes, uns...