Heróis caídos são inspiração
A Comissão Concelhia de Loures do PCP assinalou, dia 4 de Julho, o assassinato, pela PIDE, de Alfredo Diniz (Alex), ocorrido naquele mesmo dia há 78 anos. A homenagem decorreu na estrada da Bemposta, em Bucelas, onde Alex, funcionário clandestino do PCP, foi emboscado, alvejado e atirado para a valeta depois de morto.
Na iniciativa participaram cerca de três dezenas de camaradas e amigos do Partido, representantes da União De Resistentes Antifascistas Portugueses e da JCP, e o membro da Comissão Política do PCP João Frazão, que interveio.
Já no dia seguinte, as concelhias de Espinho e de Santa Maria da Feira do PCP homenagearam o militante comunista Ferreira Soares, igualmente assassinado pela polícia política da ditadura fascista a 4 de Julho de 1941. No cemitério de Nogueira da Regedora, além de vários membros do Partido e democratas antifascistas, esteve e interveio a deputada do PCP no Parlamento Europeu, Sandra Pereira, que destacou o papel do «médico dos pobres» enquanto profissional e militante comunista e evocou o seu inspirador exemplo.