Juntos por Cuba!, sábado às 16h30 na Voz do operário, em Lisboa
A Voz do Operário, em Lisboa, acolhe no próximo sábado, 15 de Julho, a acção de solidariedade «Juntos por Cuba!», realizada no momento em que tem lugar a visita oficial do Presidente da República de Cuba, Miguel Diaz-Canel, a Portugal.
Cuba é solidária e «merece a nossa solidariedade»
Serão muitos os que, vindos de todo o País, marcarão presença neste «grande acto de solidariedade com Cuba», como é designado no próprio apelo lançado há semanas por diversas organizações das mais variadas áreas de intervenção (ver caixa). Há transportes organizados das regiões mais distantes e as inscrições avançam a bom ritmo.
A mobilização tem-se vindo a intensificar através da distribuição de folhetos, da colagem de cartazes e afixação de faixas, da divulgação nas redes sociais e dos contactos efectuados por cada uma das organizações aderentes. Em Lisboa, um grupo de jovens, mobilizados pelo Projecto Ruído – Associação Juvenil, pintou um mural com referências ao dia, hora, local e objectivos da iniciativa: «Desbloqueia a solidariedade, fim ao bloqueio!» é uma das mensagens nele inscritas.
Da sessão de solidariedade constará um espectáculo com canções que percorrem a história da revolução cubana, promovendo encontros com a Revolução de Abril e com expressões contemporâneas da arte cubana. Da ficha técnica do espectáculo fazem parte: Manuel Pires da Rocha (violino), Vitorino Salomé (voz), Sofia Lisboa (voz), Beatriz Nunes (voz), João Queirós (voz e viola), Tiago Santos (guitarra), Ricardo Grácio (cordas e sopros), Rui Alves (percussão), Pedro Salvador (guitarra), Grupo Coral dos Mineiros da Mina de São Domingos, Ricardo Dias (Teclas), Carlos Clara Gomes (voz e viola), Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez (dança), e a actriz Joana Figueira.
A sessão culmina com um momento político.
Solidariedade recíproca
No apelo à mobilização lembra-se que Cuba «merece e precisa da nossa solidariedade» e que o bloqueio a que tem estado sujeita «coloca a necessidade de continuarmos a mobilizar vontades, ajuda e generosidade». A luta pelo fim do bloqueio, acrescenta-se, «é parte integrante da luta por um mundo de paz e cooperação, livre de ingerências, sanções, guerras».
Destaca-se que nas últimas seis décadas Cuba mostra ao Mundo que a «mobilização e a consciência de um povo são uma força invencível e que é possível, perante a hostilização de uma grande potência, enfrentar desafios e dificuldades, garantindo direitos a toda a população e um modelo de desenvolvimento assente na justiça social». Na verdade, recorda-se, Cuba «nunca desistiu dos direitos à saúde, à educação, à habitação, à cultura, à igualdade. E, apesar das exigências que enfrenta, nunca falhou com a solidariedade a outros povos».
O texto é claro ao referir que muito embora Cuba nunca tenha agredido ou ameaçado nenhum outro país, «há mais de 60 anos que é sujeita a um ilegal e injusto bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos EUA que visa impedir o seu desenvolvimento e condicionar as suas relações com outros povos e países».
Organizações subscritoras
Subscreveram o apelo, até ao fecho desta edição do Avante!: Associação Água Pública; Associação Conquistas da Revolução; Associação de Amizade Portugal-Cuba; Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Associação Intervenção Democrática; Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin; Associação Portuguesa de Juristas Democratas; Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores de Lisboa; Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional; Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos; Conselho Português para Paz e Cooperação; Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal; Frente Anti-racista; Interjovem; Juventude Comunista Portuguesa; Movimento Democrático de Mulheres; Núcleo do Partido dos Trabalhadores em Portugal; Partido Comunista Português; Projecto Ruído – Associação Juvenil; Sindicato dos Professores da Região Centro; Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Hotelaria, Restauração e Turismo e Similares do Norte; União de Resistentes Antifascistas Portugueses; União dos Sindicatos de Aveiro; União de Sindicatos de Coimbra; União de Sindicatos de Lisboa; União de Sindicatos de Setúbal.