Câmara do Seixal realoja mais 25 famílias de Vale de Chícharos
A Câmara Municipal do Seixal (CMS) completou, entre os dias 4 e 6 de Julho, mais uma fase do processo de realojamento dos moradores do bairro de Vale de Chícharos, abrangendo mais 25 famílias (69 pessoas).
«Adopção deste modelo de realojamento tem sido um sucesso»
A CMS vai agora proceder à demolição das construções onde viviam as famílias realojadas e à limpeza integral do terreno. Desde que se iniciou este procedimento, já foram realojadas 565 pessoas (195 famílias).
A autarquia continua a trabalhar, em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Secretaria de Estado da Habitação, no realojamento, o mais rápido possível, das 39 famílias que ainda ficam a residir em Vale de Chícharos, o que deverá acontecer até ao final do ano.
O presidente da CMS, Paulo Silva, explicou que «a execução e desenvolvimento deste processo mantém o modelo preconizado em que as famílias são inseridas na malha urbana, de forma dispersa. E a excelente integração das famílias já realojadas na comunidade seixalense revela que a adopção deste modelo de realojamento tem sido um sucesso.»
O financiamento do realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura do município ao Plano de Recuperação e Resiliência.
Parque
No sábado, 8, realizou-se, no Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, uma sessão do Fórum Seixal + onde foi apresentado o projecto do Parque de Vale de Chícharos, que pretende requalificar a área, de 6826 metros quadrados, com percursos pedonais e equipamentos, mantendo os sobreiros existentes no local. O objectivo é criar um parque para o usufruto dos munícipes, com um espaço de jogo e recreio, um campo de jogos, um parque de exercícios ao ar livre e um parque de merendas.