Editorial

LUTAR PARA IR MAIS LONGE

A situação política do País ficou esta semana marcada pela apresentação na Assembleia da...
Opinião
Actual

Ratoeiras

Em sentido literal, «ratoeira» é uma «armadilha para caçar ratos». Em sentido mais lato, pode...
Actual

Socialista <i>dixit</i>

A Comissão Europeia tentou acelerar ao máximo a assinatura e entrada em vigor do CETA1 indo ao ponto de, numa autêntica...
Actual

Pequenos-almoços

A Fertagus é uma empresa privada, que pertence ao Grupo Barraqueiro, que quer ser vendido à Arriva, que é uma...
Crónica Internacional

Colômbia

As questões da História estão no centro da luta ideológica entre o capital e o trabalho, entre as forças do...
PCP

Ir mais longe

Um ano depois da derrota do governo PSD/CDS, o novo quadro político e a intervenção destacada e consequente assumida pelo Partido confirmam a possibilidade de estancar a acção devastadora do antigo governo, como também permitiram reverter malfeitorias, repor e avançar em matéria de rendimentos e direitos.

A talhe de foice

A Corte de aldeia

Maria Luís Albuquerque também possui uma geringonça e utiliza-a para se empalhar de ministra sem ministério nem...
Em Foco

Garantido com a luta

A proposta de Orçamento do Estado foi entregue na mesma data em que terminou a greve de dois dias dos enfermeiros. Na segunda-feira, a CGTP-IN registou as medidas de sinal positivo, «sem prejuízo de continuar a luta por outras melhorias». Anteontem, a Frente Comum de Sindicatos manifestou-se frente ao Ministério das Finanças.

PCP

Optimismo para superar desafios

No comício que encheu o recinto da Zona Livre – Associação Cultural (no antigo quartel dos bombeiros de Vila Real), no sábado, 15, o PCP reafirmou as suas propostas para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo.

Uma casa dos trabalhadores<br>e do povo

A partir do próximo dia 22, o Centro de Trabalho do Partido em Braga passa a funcionar numa das avenidas mais centrais do concelho, substituindo o actual.

Exploração e pressões

O «acordo para a competitividade» celebrado na Renault Cacia foi alcançado num clima de chantagem sobre os trabalhadores, que saem prejudicados, denuncia o PCP.

Trabalhadores

Greves vencem precariedade

Na refinaria de Sines e na Atlantis, em Alcobaça, como no atendimento da EDP ou no Clube Praia da Oura, os trabalhadores enfrentam com greves a chantagem que assenta nos vínculos precários e salários baixos.

Sector dos resíduos em greve

Os sindicatos da CGTP-IN convocaram greves para os próximos dias na Valorsul, na Amarsul e outras empresas do Grupo EGF, por aumentos salariais, pelo cumprimento da contratação colectiva e pela reversão da privatização.

Despedimento colectivo na EMEF

Entre 24 e 28 de Outubro, os trabalhadores da EMEF vão realizar vigílias em frente ao Ministério do Planeamento e das Infra-Estruturas, em Lisboa.

Greve no SEF

Com muito elevada adesão, ocorreu nos dias 13 e 14 uma greve dos funcionários não policiais do Serviço de...

«AE» da Portway

Rejeitar o «acordo de empresa» que três organizações, representativas de apenas 460 dos cerca de dois mil...
Assembleia da República

Avanços positivos embora insuficientes

Do Orçamento do Estado para 2017, entregue pelo Governo sexta-feira passada, 14, na AR, o PCP regista a existência de um conjunto de «aspectos positivos», mas sublinha que nele perpassam «limitações e insuficiências inseparáveis das opções e constrangimentos que impedem ir mais longe».

A luta por pensões dignas

Abrangidas pelo aumento em 2017 estarão 98 por cento das pensões e reforma pagas quer pela Segurança Social quer pela...

Por maior equidade fiscal

Relativamente à introdução do adicional em sede de IMI, depois de recordar que o PCP sempre se bateu pela...

Apoio às Artes

Duas outras matérias são ainda acolhidas com agrado pelo PCP, segundo João Oliveira. Trata-se, uma, do aumento em 1,2...

Abrir caminho

Por intervenção decisiva do PCP foi igualmente possível, ainda que de forma insuficiente, abrir caminho no sentido de...

Melhorar a vida

A Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2017 confirma e consolida medidas que representaram avanços e que constam do...

Expectativas não podem<br>ser goradas

O Secretário-geral do PCP reiterou a importância de não defraudar as expectativas geradas sobre a resposta aos problemas económicos e sociais, defendendo que esta resposta vai além do Orçamento do Estado e impõe «outras medidas e opções».

 

Reduzir custos da energia

Suscitado por Jerónimo de Sousa foi também o problema do custo da energia e dos combustíveis, um dos factores que em...

Valorizar as pensões

Sobre a batalha pela valorização das pensões, Jerónimo de Sousa não deixou de...

Um crime nas barbas do Banco<br>de Portugal

O plenário da AR apreciou na passada semana o relatório da comissão de inquérito ao Banif, com o PCP a sublinhar que os trabalhos evidenciaram «com muita clareza» as responsabilidades do anterior governo PSD/CDS pelo dramático e ruinoso processo.

Nacional

CDU cresce nos Açores

A CDU cresceu em número de votos, em relação às últimas eleições regionais nos Açores, passando de 2041 para 2431 votantes, e em percentagem, aumentando de 1,89 para 2,61. Foi a força mais votada na ilha das Flores, onde elegeu um deputado.

Ano negro na floresta

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), até 30 de Setembro registou-se um total de 12 489 ocorrências que resultaram em 150 364 hectares de área ardida.

Defender a água pública

Anteontem, dia 18, uma centena de pessoas concentraram-se em frente à Assembleia da República...

1% para a Cultura

O Largo de S. Domingos, em Lisboa, acolheu, sexta-feira, a tribuna pública «Por outra política – um horizonte...
Europa

Acordos tóxicos

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 15, em várias cidades europeias contra os acordos de livre comércio conhecidos por CETA e TTIP.

Alunos visitam PE

Um grupo de alunos das turmas EB2,3 Latino Coelho de Lamego e da EB2,3 da Vidigueira, acompanhados de professores...

O lobo com pele de cordeiro

1. O «roaming». A natureza assimétrica da União Europeia revela-se nas pequenas como nas grandes coisas....
Internacional

Venezuela com OE

O governo bolivariano aprovou um Orçamento do Estado (OE) que privilegia a despesa social e rompe com a dependência do petróleo, e que entra em vigor apesar da tentativa de boicote da direita.

Israel condenado na UNESCO

O Conselho Executivo da UNESCO adoptou duas resoluções que criticam a gestão israelita de um dos mais importantes complexos das três grandes religiões monoteístas situado em Jerusalém Leste ocupada.

Obama não toca no bloqueio

As medidas relativas a Cuba adoptadas pelos EUA na sexta-feira, 14, só ampliam as transacções já autorizadas,...
Temas

«A crise na e da União Europeia»

Da crise económica, aos refugiados e ao terrorismo, a crise na e da UE foi escalpelizada num seminário organizado pelo PCP e pelo Grupo Confederal da Esquerda Europeia/Esquerda Verde Nórdica no Parlamento Europeu (GUE/NGL), tendo sido salientadas vertentes da crise estrutural do capitalismo na Europa, a que os monopólios procuram responder aprofundando os mecanismos militares e federalistas com consequências para os países e os povos, colocando a necessidade de rupturas democráticas e progressistas que abram um caminho alternativo.

Defesa da memória histórica

Com surpresa, sentimento de choque e até com profunda indignação foi recebida a notícia da intenção do Governo de concessionar a privados o Forte de Peniche. Foram públicas, de imediato, diversas declarações de repúdio. Alguns ex-presos, militares de Abril e conhecidos democratas também reagiram promovendo e pondo a circular um abaixo-assinado – Forte de Peniche, defesa da memória, resistência e luta – que teve desde logo, como aliás se esperava, um largo acolhimento e assim prossegue, procurando expressar a convicta e sentida oposição a esta intenção e ao mesmo tempo preservar o que é memória da luta e da resistência, um lugar que é sentido e reconhecido pelo povo português como património histórico nacional.

Argumentos
TVisto

Mordaças

Durante muitos dias e talvez ainda quando este texto ganhar letra impressa, os vários canais da televisão portuguesa, os de...
Artes Plásticas

Miró em Serralves

A saga Miró chegou ao fim. Faltam uns pormenores burocráticos e saber quanto se vai pagar à...
Memória
Aconteceu

Faleceu dramaturgo Dario Fo

O escritor italiano, dramaturgo, actor e encenador, Dario Fo, Prémio Nobel da Literatura em 1997, faleceu, dia 13, aos 90 anos, em...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP Emprego . Direitos...

A semana em resumo

Frases

“Moscovo luta contra o terrorismo, não apenas pela Síria ou pela...