Reabilitar a centenária Camões
A Assembleia da República aprovou, recentemente, recomendações ao Governo para a reabilitação urgente da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, apresentadas pelo PCP, Partido Ecologista «Os Verdes» e BE.
Saudando a persistência dos mais de quatro mil subscritores da petição que esteve igualmente em debate – encarregados de educação, professores, alunos, o director, a direcção da escola, que há vários anos reivindicam a realização de obras nesta escola com mais de 100 anos –, Rira Rato considerou que foi essa atitude e essa justa luta que permitiu a discussão agora realizada no Parlamento pela «garantia de qualidade das condições materiais» na Secundária de Camões.
Para a deputada do PCP, trata-se de uma obra que só peca por tardia, pelo que defendeu que o início das mesmas venha a ter lugar já no decurso do ano lectivo 2016/2017.
Depois de lembrar que a Parque Escolar não enquadrou esta escola nas suas prioridades de intervenção, apesar de tal se justificar, criticou PSD e CDS por na anterior legislatura, enquanto votavam na Assembleia Municipal de Lisboa a favor de propostas para a realização de obras naquela escola, estavam simultaneamente no governo a suspender as obras em todo o País.
Comportamento dúplice que o PCP não deixou passar em claro na recomendação que apresentou e onde recorda que o anterior governo PSD/CDS ao suspender esta e todas as obras previstas causou «sérios prejuízos na vida de milhares de estudantes e profissionais da Escola Pública».