Actual
Ratoeiras
Actual
Socialista <i>dixit</i>
Actual
Pequenos-almoços
Crónica Internacional
Colômbia
PCP
Ir mais longe
Um ano depois da derrota do governo PSD/CDS, o novo quadro político e a intervenção destacada e consequente assumida pelo Partido confirmam a possibilidade de estancar a acção devastadora do antigo governo, como também permitiram reverter malfeitorias, repor e avançar em matéria de rendimentos e direitos.
A talhe de foice
A Corte de aldeia
Garantido com a luta
A proposta de Orçamento do Estado foi entregue na mesma data em que terminou a greve de dois dias dos enfermeiros. Na segunda-feira, a CGTP-IN registou as medidas de sinal positivo, «sem prejuízo de continuar a luta por outras melhorias». Anteontem, a Frente Comum de Sindicatos manifestou-se frente ao Ministério das Finanças.
<font color=0093dd> Processo ímpar<br>de construção colectiva
A reunião de quadros da Organização Regional de Lisboa para debate das Teses realizada no dia 11 foi mais um momento importante de construção do XX Congresso do Partido.
<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>
Optimismo para superar desafios
No comício que encheu o recinto da Zona Livre – Associação Cultural (no antigo quartel dos bombeiros de Vila Real), no sábado, 15, o PCP reafirmou as suas propostas para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e do povo.
Jerónimo de Sousa<br>em Mirandela
Uma casa dos trabalhadores<br>e do povo
A partir do próximo dia 22, o Centro de Trabalho do Partido em Braga passa a funcionar numa das avenidas mais centrais do concelho, substituindo o actual.
Em Aveiro, alarga-se<br>a convergência
Avanço sustentado<br>em Guimarães
Exploração e pressões
O «acordo para a competitividade» celebrado na Renault Cacia foi alcançado num clima de chantagem sobre os trabalhadores, que saem prejudicados, denuncia o PCP.
Roteiro da Revolução<br>no Porto
Greves vencem precariedade
Na refinaria de Sines e na Atlantis, em Alcobaça, como no atendimento da EDP ou no Clube Praia da Oura, os trabalhadores enfrentam com greves a chantagem que assenta nos vínculos precários e salários baixos.
Sector dos resíduos em greve
Os sindicatos da CGTP-IN convocaram greves para os próximos dias na Valorsul, na Amarsul e outras empresas do Grupo EGF, por aumentos salariais, pelo cumprimento da contratação colectiva e pela reversão da privatização.
Despedimento colectivo na EMEF
Entre 24 e 28 de Outubro, os trabalhadores da EMEF vão realizar vigílias em frente ao Ministério do Planeamento e das Infra-Estruturas, em Lisboa.
Falta grave de pessoal não docente
Greve no SEF
«AE» da Portway
Avanços positivos embora insuficientes
Do Orçamento do Estado para 2017, entregue pelo Governo sexta-feira passada, 14, na AR, o PCP regista a existência de um conjunto de «aspectos positivos», mas sublinha que nele perpassam «limitações e insuficiências inseparáveis das opções e constrangimentos que impedem ir mais longe».
A luta por pensões dignas
Por maior equidade fiscal
Apoio às Artes
Abrir caminho
Melhorar a vida
Expectativas não podem<br>ser goradas
O Secretário-geral do PCP reiterou a importância de não defraudar as expectativas geradas sobre a resposta aos problemas económicos e sociais, defendendo que esta resposta vai além do Orçamento do Estado e impõe «outras medidas e opções».
Reduzir custos da energia
Valorizar as pensões
Um crime nas barbas do Banco<br>de Portugal
O plenário da AR apreciou na passada semana o relatório da comissão de inquérito ao Banif, com o PCP a sublinhar que os trabalhos evidenciaram «com muita clareza» as responsabilidades do anterior governo PSD/CDS pelo dramático e ruinoso processo.
Reabilitar a centenária Camões
CDU cresce nos Açores
A CDU cresceu em número de votos, em relação às últimas eleições regionais nos Açores, passando de 2041 para 2431 votantes, e em percentagem, aumentando de 1,89 para 2,61. Foi a força mais votada na ilha das Flores, onde elegeu um deputado.
Ano negro na floresta
De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), até 30 de Setembro registou-se um total de 12 489 ocorrências que resultaram em 150 364 hectares de área ardida.
Prioridade à inclusão
Mulheres e meninas <br>são as mais exploradas
Defender a água pública
1% para a Cultura
Lutas no Secundário <br>e no Superior
MURPI exige <br>melhores pensões
Acordos tóxicos
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 15, em várias cidades europeias contra os acordos de livre comércio conhecidos por CETA e TTIP.
Alunos visitam PE
O lobo com pele de cordeiro
Venezuela com OE
O governo bolivariano aprovou um Orçamento do Estado (OE) que privilegia a despesa social e rompe com a dependência do petróleo, e que entra em vigor apesar da tentativa de boicote da direita.
Israel condenado na UNESCO
O Conselho Executivo da UNESCO adoptou duas resoluções que criticam a gestão israelita de um dos mais importantes complexos das três grandes religiões monoteístas situado em Jerusalém Leste ocupada.
EUA acicatam guerra no Iémen
Chilenos exigem segurança social
Obama não toca no bloqueio
Merkel em África<br>e a esposa de Buhari
«A crise na e da União Europeia»
Da crise económica, aos refugiados e ao terrorismo, a crise na e da UE foi escalpelizada num seminário organizado pelo PCP e pelo Grupo Confederal da Esquerda Europeia/Esquerda Verde Nórdica no Parlamento Europeu (GUE/NGL), tendo sido salientadas vertentes da crise estrutural do capitalismo na Europa, a que os monopólios procuram responder aprofundando os mecanismos militares e federalistas com consequências para os países e os povos, colocando a necessidade de rupturas democráticas e progressistas que abram um caminho alternativo.
Defesa da memória histórica
Com surpresa, sentimento de choque e até com profunda indignação foi recebida a notícia da intenção do Governo de concessionar a privados o Forte de Peniche. Foram públicas, de imediato, diversas declarações de repúdio. Alguns ex-presos, militares de Abril e conhecidos democratas também reagiram promovendo e pondo a circular um abaixo-assinado – Forte de Peniche, defesa da memória, resistência e luta – que teve desde logo, como aliás se esperava, um largo acolhimento e assim prossegue, procurando expressar a convicta e sentida oposição a esta intenção e ao mesmo tempo preservar o que é memória da luta e da resistência, um lugar que é sentido e reconhecido pelo povo português como património histórico nacional.