A talhe de foice
Défices
Actual
Porta(s) giratória
Actual
Postulados de Rosas
Actual
Pilatos
PCP
Das coisas concretas do Estado
Nas últimas semanas vieram de novo à liça as teses, velhas de séculos mas que em cada curva da história alguns procuram apresentar como modernas e inovadoras, do «Estado Mínimo», do «Menos Estado – Melhor Estado», do «Estado imparcial perante as empresas», do «Estado menos pesado e mais moderno», do «Estado menos intervencionista e mais regulador».
Crónica Internacional
Vitória, a história repete-se?
Com a Quinta do Cabo a Festa é já maior
Após um ano e meio de esforço, criatividade e determinação do colectivo partidário e de muitos simpatizantes do Partido e amigos da Festa, a campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril» representou um imenso êxito, com as contribuições ultrapassarem um milhão e duzentos mil euros. Desta forma será possível cumprir com os compromissos inerentes à aquisição da Quinta do Cabo, iniciar a construção das infra-estruturas, valorizar a Festa do Avante! e, claro, reforçar a intervenção quotidiana do PCP no combate que trava contra a exploração e o empobrecimento, pela democracia avançada e o socialismo.
Lutar pela mudança
Muitos milhares de trabalhadores estão a participar na «semana nacional de acção e luta», que a CGTP-IN promove desde segunda-feira, sob o lema «Defender, Repor, Conquistar Direitos!», defendendo que «o processo de mudança de política não pode parar» e que a luta «constitui um elemento determinante para assegurar a mudança necessária».
Semana de luta nacional
Ao longo desta «semana nacional de acção e luta», o mapa das acções levadas a cabo mostra como estão a ser tocados os principais sectores de actividade, em quase todas as regiões.
Grafismo quinta do Cabo
Caminho aberto para a Revolução de Abril
A aprovação do Programa para a Revolução Democrática e Nacional, e o que ele representou na evolução do País até ao 25 de Abril de 1974 e para lá dele, coloca o VI Congresso do PCP, realizado em 1965 (o último na clandestinidade), na galeria dos acontecimentos maiores da vida do Partido e da história recente de Portugal.
Resistir em tempos difíceis
O V Congresso do PCP aprovou os primeiros Estatutos na clandestinidade e reconheceu o direito dos povos das ex-colónias à autodeterminação e independência.
Vertentes estruturantes da actividade do PCP
Na passada sexta-feira, 13, realizou-se o sétimo convívio anual promovido pela Organização Regional do Porto do PCP para destacar a importância dos militantes que recebem quotas e difundem o Avante!.
Reposição e conquista de direitos
«Temos pela frente muita luta a desenvolver e a travar, pela defesa, reposição e conquista de direitos dos trabalhadores e do povo», afirmou o Secretario-geral do PCP, anteontem, 17, em Coimbra.
Jerónimo de Sousa na Huber Tricot
Avançar com confiança
Para manter a «janela de esperança» aberta após as legislativas de 4 de Outubro é preciso reforçar a intervenção e o Partido, sublinhou o Secretário-geral do PCP numa iniciativa no distrito de Viseu.
Solidariedade reforçada
Alterações na arrumação geral, um novo local para debates e uma área maior vão impulsionar uma dinâmica renovada ao Espaço Internacional da Festa do Avante! deste ano.
Afirmar a alternativa
Organizar e lutar
Intervir mais e melhor
Mais de meia centena de quadros comunistas participaram, no passado sábado, 14, na reunião nacional do Partido sobre o movimento associativo popular.
A luta é o caminho
PCP recebe CONFAGRI
Reverter a fusão, melhorar a qualidade
O apagão
Vitórias da luta e na Justiça
Em tribunal ou com a acção sindical, sofreram pesadas derrotas a recusa do direito a horário flexível para assistência a filhos menores, pagamentos discriminatórios e outros abusos patronais.
IP (Refer) tem de pagar
Vitória na Key Plastics
Em defesa da escola pública
Estivadores determinados
Ameaça à economia e ao emprego
O PCP vê com acrescida apreensão o evoluir da negociação sigilosa entre os Estados Unidos da América e a União Europeia sobre o chamado Tratado Transatlântico, advertindo para as graves consequências que o conteúdo deste tem para o País.
Vida digna para todos
O PCP interpelou o Governo sobre as assimetrias regionais e concluiu que não é possível estancar a sangria que atinge uma parte do território sem uma política de desenvolvimento integrado.
Defender a produção nacional
Respeitar direitos dos professores
Cumpra-se a Lei!
O PCP acusa o PSD e o CDS de semearem a «desestabilização», depois de quatro anos a violar a Lei de Bases do Sistema Educativo e de criarem falsas expectativas, tentando instrumentalizar professores, funcionários, pais e estudantes do ensino privado para obter «ganhos políticos imediatos».
Direitos de maternidade e paternidade
Esteve recentemente em debate no Parlamento uma petição defendendo o alargamento da licença de maternidade para seis meses, paga a 100 por cento.
«Barrigas de aluguer» sem consenso
CDU tem propostas
No Encontro Regional de Setúbal da CDU, que se realizou no dia 30 de Abril, no Barreiro, foram definidas 11 propostas de trabalho para a segunda metade do mandato autárquico.
Escravatura na UL
Um apoio anual máximo de 2750 euros, destinados integralmente ao pagamento das propinas, e um regime de exclusividade laboral é o que a Universidade de Lisboa (UL) exige a dezenas dos seus doutorandos, integrados no programa de Bolsas de Apoio ao Doutoramento.
Crise no Douro exige <br>reversão de políticas
A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) considera que o decreto-lei sobre a Casa do Douro, aprovado na Assembleia da República pelo PS e BE, fica muito aquém das expectativas e reivindica a reversão da privatização da instituição duriense.
CNA recebida em Belém
Em defesa da agricultura familiar
Terrenos submersos <br>em Ovar
Construir a floresta <br>do futuro
Acessibilidades para todos
Piquenicão no Seixal
Três espectáculos na Moita
«Os Pioneiros de Portugal»
Mobilização contra imposição
A tentativa do governo Hollande-Valls de impor o pacote laboral sem votação no parlamento teve como resposta greves e manifestações por toda a França.
Marcha pela mudança
Milhares de pessoas desfilaram, dia 15, nas ruas de Madrid para assinalar o quinto aniversário dos «Indignados», movimento contra a austeridade que alastrou a toda a Espanha.
PCP na reunião da EUROLAT
Milhares homenageiam vítimas de Mauthausen
Grécia – a tragédia que continua
América Latina resiste
Deputados de esquerda de vários países da América Latina participaram, ao início da noite de anteontem, 17, numa emotiva sessão de solidariedade promovida pelo CPPC, a CGTP-IN e a Associação de Amizade Portugal-Cuba.
«O povo vencerá»
O Partido Comunista Português condena a tentativa de derrubar a legítima presidente brasileira mas confia que, «com a solidariedade internacionalista», os brasileiros serão capazes de travar o golpe.