CNA recebida em Belém
Uma delegação da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) – composta por João Dinis, José Miguel Gonçalves, José Miguel Pacheco e Pedro Santos – foi recebida, no dia 10, em audiência, pelo Presidente da República.
No encontro, a CNA teve a oportunidade de abordar diversas temáticas relacionadas com a agricultura e o mundo rural, assim como alertar para os principais problemas que afectam o sector, mais especificamente a agricultura familiar.
A Marcelo Rebelo de Sousa foi dada a conhecer a Carta da Agricultura Familiar e a proposta de criação de um Estatuto da Agricultura Familiar, aprovados no 7.º Congresso da CNA (Penafiel, 2014), com vista a reconhecer a importância da agricultura familiar e a compensar os agricultores familiares pelos seu trabalho produtivo e pela importância do seu papel do ponto de vista social, ambiental e económico.
Numa altura em que os produtores pecuários enfrentam grandes dificuldades, não podia deixar de se falar também da crise do leite, da carne e da pecuária, ficando o alerta para a necessidade de instauração de um novo regime de quotas leiteiras.
O Tratado Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP), acordo que está a ser negociado entre os EUA e a União Europeia «nas costas» dos cidadãos; o PDR2020; as florestas e baldios; a Casa do Douro e o drama dos acidentes graves com máquinas agrícolas (tractores), foram outros dos temas abordados no encontro.