«Indignados» marcam 5.º aniversário

Marcha pela mudança

Milhares de pessoas desfilaram, dia 15, nas ruas de Madrid para assinalar o quinto aniversário dos «Indignados», movimento contra a austeridade que alastrou a toda a Espanha.

Crise destruiu dois milhões de empregos em Espanha

Image 20390

Estava-se em 2011, a crise lançava todos os dias no desemprego milhares de pessoas, os governos aplicavam as famigeradas «medidas de austeridade», cortando salários e direitos sociais, enquanto despejavam milhares de milhões de euros no sistema bancário falido.

Em Espanha, como em vários outros países, sucederam-se manifestações massivas contra as políticas anti-sociais. Em 15 de Maio, uma dessas manifestações terminou na Porta do Sol, onde milhares de manifestantes decidiram permanecer acampados, discutindo em assembleias públicas os problemas sociais.

A iniciativa alastrou a várias cidades de Espanha, ganhou dimensão e dela viria a emergir uma nova formação política, o Podemos, que alterou o quadro político no país.

Os «indignados» espanhóis tiveram réplicas em vários outros países, mesmo além Atlântico, como foi o caso do movimento «Occupy Wall Street», em Nova Iorque.

No passado domingo, o aniversário do 15-M foi também celebrado em França, onde, nos últimos dois meses, no âmbito da luta contra o pacote laboral, surgiu um movimento similar designado «Nuit Debout» («Noite de Pé»), que transformou a Praça da República, em Paris, em local de concentrações diárias.

Em Madrid, os manifestantes desfilaram até à Porta do Sol, repetindo que «a luta continua, custe o que custar». No final, o grupo de música coral «Solfónica», desde o início associado ao movimento, fez mais uma actuação. Os promotores leram uma declaração em que sublinharam que mais do que a mera celebração de um aniversário estavam ali para prosseguir a luta, contra os despejos, em defesa de um rendimento mínimo universal e contra os cortes nos serviços na Saúde, Educação e generalidade dos serviços públicos, pela mudança, pela «democracia real».



Mais artigos de: Europa

Mobilização contra imposição

A tentativa do governo Hollande-Valls de impor o pacote laboral sem votação no parlamento teve como resposta greves e manifestações por toda a França.

PCP na reunião da EUROLAT

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, participou na reunião da EUROLAT, que terminou ontem, dia 18, após três dias de trabalhos, nas instalações da Assembleia da República, em Lisboa. Na reunião da Assembleia Parlamentar...

Milhares homenageiam vítimas de Mauthausen

Cerca de seis mil pessoas oriundas de vários países renderam homenagem, dia 15, aos 190 mil presos do campo de concentração nazi de Mauthausen, na Áustria, onde foi lançado um apelo à vigilância para que a barbárie não volte a campear na Europa. De...

Grécia – a tragédia que continua

Na semana passada, o Eurogrupo (ministros das finanças da Zona Euro) reuniu para proceder à primeira avaliação do terceiro programa da troika na Grécia. A reunião terminou sem que a avaliação tenha sido concluída. Essa conclusão depende da...