PCP na reunião da EUROLAT
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, participou na reunião da EUROLAT, que terminou ontem, dia 18, após três dias de trabalhos, nas instalações da Assembleia da República, em Lisboa.
Na reunião da Assembleia Parlamentar Europeia-Latino-Americana, o PCP interveio contra as ofensivas que visam pôr em causa os processos progressistas e de afirmação soberana no subcontinente, de que são exemplo o Brasil ou a Venezuela.
Em nota de imprensa, os deputados do PCP no PE repudiam a intervenção da Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, dia 10, no Parlamento Europeu, durante um debate sobre a situação na Venezuela.
Numa demonstração de desrespeito pela soberania e a democracia naquele país, Federica Mogherini apelou aos deputados que apoiassem «qualquer solução útil», numa evidente alusão intervencionista que atenta contra a estabilidade e a paz na Venezuela.
O PCP salienta que esta «postura de ingerência externa» também se estende ao Brasil, «onde se tenta consolidar as tentativas de sectores reaccionários e do imperialismo» para derrubar a presidente do Brasil eleita em 2014.
Os deputados do PCP ao PE reiteram a condenação do golpe no Brasil e expressam a sua «solidariedade aos trabalhadores, ao povo e às forças democráticas e progressistas brasileiras que, numa situação particularmente difícil, lutam corajosamente em defesa da democracia e por políticas de progresso social e soberania».
Neste sentido, congratularam-se com o acto de solidariedade para com a América Latina que teve lugar, dia 17, na Casa do Alentejo, em Lisboa.