Acessibilidades para todos
«Ir, vir, viver – Acessibilidades para todos» é o nome da campanha que a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) acabou de lançar para promover o direito à acessibilidade para todos os cidadãos nos espaços públicos, nos transportes, na informação e na comunicação.
De Norte a Sul do País, em conjunto com as associações de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, a CNOD pretende recolher, através de um questionário disponível em papel e on-line, informações sobre os pontos negros da acessibilidade no que diz respeito, principalmente, aos edifícios públicos, transportes e via pública.
A Confederação pretende, ainda, que os cidadãos possam registar e enviar em fotografia ou em vídeo barreiras – físicas ou audiovisuais – que constituam obstáculos à acessibilidade. Esses dados – apesar de não constituírem valor estatístico – serão tratados e apresentados à população, às organizações sociais e aos diferentes organismos e órgãos de poder político.
«O alcance desta campanha será tanto maior quanto maior for o número de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, assim como o resto da população, ganhas para esta causa. Para além da detecção de problemas, da promoção da fiscalização e da procura de soluções, um dos objectivos é o de estimular o debate em vários pontos do País», esclarece, em nota de imprensa, a CNOD.