Editorial

GRANDE ÊXITO<br>DA CAMPANHA

Chegou ao fim a Campanha Nacional de Fundos para aquisição da Quinta do Cabo subordinada ao lema «Mais espaço, mais...
Opinião
A talhe de foice

Défices

As mixórdias borbulham pela imprensa acerca das «sanções» que Bruxelas irá ou não aplicar a...
Actual

Porta(s) giratória

Ao longo dos anos, fomos constatando e combatendo essa espécie de porta giratória por onde proeminentes figuras da...
Actual

Postulados de Rosas

O PCP é ciclicamente acusado de sectarismo e de postura intolerante contra outros partidos da «esquerda»; geralmente essa...
Actual

Pilatos

A ofensiva anti-laboral do grande capital prossegue. O seu objectivo é o de sempre: intensificar a exploração dos...
PCP

Das coisas concretas do Estado

Nas últimas semanas vieram de novo à liça as teses, velhas de séculos mas que em cada curva da história alguns procuram apresentar como modernas e inovadoras, do «Estado Mínimo», do «Menos Estado – Melhor Estado», do «Estado imparcial perante as empresas», do «Estado menos pesado e mais moderno», do «Estado menos intervencionista e mais regulador».

Crónica Internacional

Vitória, a história repete-se?

A semana da celebração do 71.º aniversário da Vitória sobre o nazi-fascismo foi a escolhida pela NATO para...
Em Foco

Com a Quinta do Cabo a Festa é já maior

Após um ano e meio de esforço, criatividade e determinação do colectivo partidário e de muitos simpatizantes do Partido e amigos da Festa, a campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril» representou um imenso êxito, com as contribuições ultrapassarem um milhão e duzentos mil euros. Desta forma será possível cumprir com os compromissos inerentes à aquisição da Quinta do Cabo, iniciar a construção das infra-estruturas, valorizar a Festa do Avante! e, claro, reforçar a intervenção quotidiana do PCP no combate que trava contra a exploração e o empobrecimento, pela democracia avançada e o socialismo.

Lutar pela mudança

Muitos milhares de trabalhadores estão a participar na «semana nacional de acção e luta», que a CGTP-IN promove desde segunda-feira, sob o lema «Defender, Repor, Conquistar Direitos!», defendendo que «o processo de mudança de política não pode parar» e que a luta «constitui um elemento determinante para assegurar a mudança necessária».

Semana de luta nacional

Ao longo desta «semana nacional de acção e luta», o mapa das acções levadas a cabo mostra como estão a ser tocados os principais sectores de actividade, em quase todas as regiões.

PCP

Caminho aberto para a Revolução de Abril

A aprovação do Programa para a Revolução Democrática e Nacional, e o que ele representou na evolução do País até ao 25 de Abril de 1974 e para lá dele, coloca o VI Congresso do PCP, realizado em 1965 (o último na clandestinidade), na galeria dos acontecimentos maiores da vida do Partido e da história recente de Portugal.

Resistir em tempos difíceis

O V Congresso do PCP aprovou os primeiros Estatutos na clandestinidade e reconheceu o direito dos povos das ex-colónias à autodeterminação e independência.

Vertentes estruturantes da actividade do PCP

Na passada sexta-feira, 13, realizou-se o sétimo convívio anual promovido pela Organização Regional do Porto do PCP para destacar a importância dos militantes que recebem quotas e difundem o Avante!.

Reposição e conquista de direitos

«Temos pela frente muita luta a desenvolver e a travar, pela defesa, reposição e conquista de direitos dos trabalhadores e do povo», afirmou o Secretario-geral do PCP, anteontem, 17, em Coimbra.

Avançar com confiança

Para manter a «janela de esperança» aberta após as legislativas de 4 de Outubro é preciso reforçar a intervenção e o Partido, sublinhou o Secretário-geral do PCP numa iniciativa no distrito de Viseu.

Solidariedade reforçada

Alterações na arrumação geral, um novo local para debates e uma área maior vão impulsionar uma dinâmica renovada ao Espaço Internacional da Festa do Avante! deste ano.

Afirmar a alternativa

A Organização da Cidade de Lisboa do PCP realizou, no sábado, 14, a sua VII Assembleia. No...

Organizar e lutar

A XII Assembleia da Organização Concelhia de Almada do PCP, em que participaram 263 delegados, realizou-se no sábado, 14,...

Intervir mais e melhor

Mais de meia centena de quadros comunistas participaram, no passado sábado, 14, na reunião nacional do Partido sobre o movimento associativo popular. 

A luta é o caminho

Os comunistas do sector ferroviário de Lisboa alertam para os prejuízos para os trabalhadores e para o País decorrentes...

PCP recebe CONFAGRI

Uma delegação do Partido Comunista Português liderada por Jerónimo de Sousa reuniu,...

O apagão

O PCP realizou nos últimos três meses um conjunto de debates sobre três condições para o desenvolvimento e...
Trabalhadores

Vitórias da luta e na Justiça

Em tribunal ou com a acção sindical, sofreram pesadas derrotas a recusa do direito a horário flexível para assistência a filhos menores, pagamentos discriminatórios e outros abusos patronais.

IP (Refer) tem de pagar

O Tribunal de Trabalho de Lisboa condenou a IP (Infra-estruturas de Portugal, que resultou da fusão da Rede Ferroviária...

Vitória na Key Plastics

No seguimento da Campanha Nacional contra a Precariedade da CGTP-IN, assim como da reivindicação apresentada no caderno...

Estivadores determinados

No plenário realizado dia 13, na Gare Marítima de Alcântara, os estivadores do porto de Lisboa reafirmaram a sua...
Assembleia da República

Ameaça à economia e ao emprego

O PCP vê com acrescida apreensão o evoluir da negociação sigilosa entre os Estados Unidos da América e a União Europeia sobre o chamado Tratado Transatlântico, advertindo para as graves consequências que o conteúdo deste tem para o País.

Vida digna para todos

O PCP interpelou o Governo sobre as assimetrias regionais e concluiu que não é possível estancar a sangria que atinge uma parte do território sem uma política de desenvolvimento integrado.

Cumpra-se a Lei!

O PCP acusa o PSD e o CDS de semearem a «desestabilização», depois de quatro anos a violar a Lei de Bases do Sistema Educativo e de criarem falsas expectativas, tentando instrumentalizar professores, funcionários, pais e estudantes do ensino privado para obter «ganhos políticos imediatos».

Direitos de maternidade e paternidade

Esteve recentemente em debate no Parlamento uma petição defendendo o alargamento da licença de maternidade para seis meses, paga a 100 por cento.

Nacional

CDU tem propostas

No Encontro Regional de Setúbal da CDU, que se realizou no dia 30 de Abril, no Barreiro, foram definidas 11 propostas de trabalho para a segunda metade do mandato autárquico.

Escravatura na UL

Um apoio anual máximo de 2750 euros, destinados integralmente ao pagamento das propinas, e um regime de exclusividade laboral é o que a Universidade de Lisboa (UL) exige a dezenas dos seus doutorandos, integrados no programa de Bolsas de Apoio ao Doutoramento.

Crise no Douro exige <br>reversão de políticas

A Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro (Avidouro) considera que o decreto-lei sobre a Casa do Douro, aprovado na Assembleia da República pelo PS e BE, fica muito aquém das expectativas e reivindica a reversão da privatização da instituição duriense.

Terrenos submersos <br>em Ovar

No dia 9, em conferência de imprensa, a Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) deu a conhecer que centenas...

Acessibilidades para todos

«Ir, vir, viver – Acessibilidades para todos» é o nome da campanha que a Confederação Nacional dos...

Piquenicão no Seixal

O Parque do Serrado, no concelho do Seixal, acolhe, no dia 10 de Junho, o 21.º Piquenicão Nacional do MURPI, com o lema...
Europa

Mobilização contra imposição

A tentativa do governo Hollande-Valls de impor o pacote laboral sem votação no parlamento teve como resposta greves e manifestações por toda a França.

Marcha pela mudança

Milhares de pessoas desfilaram, dia 15, nas ruas de Madrid para assinalar o quinto aniversário dos «Indignados», movimento contra a austeridade que alastrou a toda a Espanha.

PCP na reunião da EUROLAT

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, participou na reunião da EUROLAT, que terminou ontem, dia 18,...
Internacional

América Latina resiste

Deputados de esquerda de vários países da América Latina participaram, ao início da noite de anteontem, 17, numa emotiva sessão de solidariedade promovida pelo CPPC, a CGTP-IN e a Associação de Amizade Portugal-Cuba.

 

«O povo vencerá»

O Partido Comunista Português condena a tentativa de derrubar a legítima presidente brasileira mas confia que, «com a solidariedade internacionalista», os brasileiros serão capazes de travar o golpe.

Como Hillary roubou o Nevada

Os que vêem no regime dos EUA um exemplo de democracia gostam de apontar para as espectaculares eleições...
Argumentos
TVisto

No princípio era o erro

Digamos que no princípio era o erro para não dizermos que no princípio era o logro, fórmula que poderia parecer...
Administração Interna

«Secos e molhados» – 27 anos

Assinalou-se no passado 21 de Abril os 27 anos da acção pelo sindicalismo na PSP que ficou para o...
Teatro

12 homens em fúria (*)

Em 1959, o filme, do grande e saudoso Sidney Lumet, um realizador em geral sempre menosprezado pela...
Memória
Aconteceu

Rendimentos recuam 10 anos

O rendimento médio das famílias recuou, em 2014, para níveis registados dez anos antes. Em 2004, o rendimento...

Desemprego voltou a subir

A taxa de desemprego subiu 0,2 pontos percentuais para 12,4 por cento no primeiro trimestre do ano face ao anterior, ficando 1,3 pontos...

Cante festejado em Grândola

O Grupo Coral e Etnográfico da COOP de Grândola promoveu, dia 14, um Festival de Cante Alentejano, por ocasião da...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Já não se discute [na UE] sobre os países que querem entrar, mas...