Editorial

PARTIDO DE CONFIANÇA

Os indicadores económicos e sociais continuam a desmentir a propaganda do Governo. Os resultados do inquérito do INE às...
Opinião
Actual

O pároco da aldeia!

«Os senhores ainda não perceberam o que é a vida de um Presidente da República», diz Cavaco, quando...
Actual

A linha da pobreza

Os números sobre a pobreza que o Instituto Nacional de Estatística divulgou no passado dia 30 são um enorme libelo...
PCP

«Ilusionismos» da União Europeia

As reacções da União Europeia perante as medidas anunciadas pelo governo grego, na sequência das eleições realizadas a 25 de Janeiro neste país, colocam em evidência o imenso cinismo e hipocrisia em torno da propalada «solidariedade» e «ajuda» da UE ao povo grego.

A talhe de foice

A peçonha

A áulica trupe que nos governa caracoleia actualmente contra a «Grécia do Syriza», onde deu mote o protocolo do...
Crónica Internacional

Ils sont Abdullah

Aproveitando-se da indignação pelos crimes de Paris, dirigentes políticos mundiais desfilaram de braço dado para...
Em Foco

Oceano de potencial <br> para navegar

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promeveram uma audição pública, no sábado, 31 de Janeiro, em Peniche, sobre o potencial de investigação, inovação e criação de empregos na economia do mar.

Propostas do PCP

Jerónimo de Sousa diagnosticou as consequências de anos de política de direita aplicada por...

Mergulhar no terreno

«Estas jornadas dão sentido ao trabalho que fazemos no Parlamento Europeu», e são...
PCP

Jerónimo de Sousa evoca «vitória de todos nós»

O Secretário-geral do PCP interveio, no dia 29, numa iniciativa da embaixada da África do Sul em homenagem aos activistas da luta anti-apartheid, quando se assinalam os 20 anos de liberdade no país.

Governo mantém matriz da troika

O Governo do PSD/CDS mantém a política de exploração e empobrecimento que caracteriza a troika FMI/UE/BCE, acusou o Secretário-geral do PCP, no dia 30, durante um jantar em Coimbra.

Alargar e dar sentido à luta

Na luta de classes que se intensifica, o PCP assume o seu lugar ao lado dos trabalhadores nas empresas, cimentando a unidade e reforçando a resistência. 

Reforçar para crescer

Estão a ter lugar por todo o País assembleias das organizações do Partido aos mais variados níveis. O reforço da organização e da intervenção são objectivos comuns a todas elas.

Camaradagem e gratidão

O 80.º aniversário de Teodósia Vagarinho Gregório foi assinalado na passada semana com...

Continua a destruição de emprego

O PCP comentou, através de uma nota do seu Gabinete de Imprensa emitida no dia 29 de Janeiro, as estimativas mensais de emprego e...

Progresso e soberania

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP assinalou, com um comunicado, a revolta republicana que teve...

José Moreira

A Comissão de Freguesia de Vieira de Leiria do PCP assinalou o 65.º aniversário do assassinato,...
Trabalhadores

Greve nacional a 13 de Março

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública agendou para o dia 13 de Março uma greve nacional em defesa das funções sociais do Estado.

A luta é decisiva <br>para derrotar o Governo <br>e a política de direita

O Conselho Nacional (CN) da CGTP-IN decidiu, a 29 de Janeiro, convocar para o próximo dia 7 de Março uma jornada nacional, e considerou decisiva a intensificação da luta na «elevação da consciência social dos trabalhadores e da população» para «derrotar a política de direita e o Governo PSD/CDS-PP».

Olhos abertos <br>e vontade de ferro

Os processos de privatização da TAP, da CP Carga e da EMEF, desencadeados pelo Governo, estão a ser contestados por trabalhadores e pelas suas estruturas representativas, que intensificam o combate à alienação das empresas da esfera pública.

Luta corajosa que continua

Os trabalhadores dos centros de contacto da PT pararam anteontem durante uma hora em protesto contra os despedimentos e a precariedade.

Pobreza e desigualdade agravadas

A CGTP-IN considera que os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no final de Janeiro «demonstram que...

Professores aposentados

«Estaremos sempre aqui, na luta, com os reformados, contra as injustiças, por uma aposentação digna, pela...

Fenprof acusa o MEC

Já se sabe que serão 15 os docentes que Nuno Crato atirou, este ano, para a mobilidade especial...

Disponíveis para a luta

Estão a decorrer as comemorações do «31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento, com iniciativas, promovidas...

Greve na Granitos de Maceira

Os trabalhadores da empresa Granitos de Maceira – Alpalhão estiveram ontem em greve para exigir o pagamento de três meses...
Assembleia da República

Soluções que comprovam caminho alternativo

O PCP quer ver realizada uma Conferência Intergovernamental, integrada noutras iniciativas do Estado português no plano internacional, sobre a renegociação da dívida e a revogação do Tratado Orçamental.

Ao lado dos pescadores

Anunciado pelo presidente da formação comunista foi o agendamento já para este mês de Fevereiro do projecto de lei...

Defender os agricultores

Aprovada pelos deputados comunistas, noutro plano ainda, foi a apresentação de duas iniciativas legislativas no domínio...

Política que gera pobreza

Estava agendado para ontem, quarta-feira, um debate de actualidade centrado nas responsabilidades do Governo pelo significativo aumento da...

Combate à corrupção

Pioneiro na apresentação de propostas para a criminalização do enriquecimento ilícito, ou injustificado, o...

Verdadeira ruptura e não cosmética

O Secretário-geral do PCP acusou o Governo de ter em curso uma «campanha ardilosa assente na mentira», seguindo um «calendário de propaganda» a pensar nas eleições legislativas, com o fito de transformar o que é o desastre económico e social da sua política e das políticas dominantes europeias, dos PEC e dos pactos sobre a vida dos portugueses em «conquistas da sua governação e do País».

A abdicação dos interesses nacionais

O PCP voltou a acusar o Governo de «não assegurar a defesa do interesse nacional» e de continuar a pautar a sua acção pela obediência aos ditames dos grandes interesses económicos e dos países mais ricos.

Negar o direito à Saúde

Para primeiro plano do debate quinzenal veio de novo a dramática situação que se vive na Saúde. Jerónimo de...

O fracasso das políticas de austeridade

O PCP considera que o fracasso das políticas de austeridade é hoje inquestionável, defendendo que está colocada na ordem do dia, incontornável, a exigência da renegociação das dívidas soberanas.

Nacional

Homenagem à resistência

O acto simbólico da recepção e acendimento da A Tocha da Liberdade e da Democracia em Portugal ocorreu, no dia 29 de Janeiro, na Praça da Liberdade, no Porto.

Alentejanos reclamam acessibilidades

Sob o lema «Nós existimos, nós exigimos», centenas de pessoas e viaturas participaram na sexta-feira, 30, numa concentração, em Beja, para exigir o reinício das obras no IP2 e na A26/IP8, paradas desde 2011, e a reparação de estradas regionais do Baixo Alentejo.

Competências <br>só com recursos

As câmaras municipais da Moita e do Seixal contestam a delegação de competências nos municípios, nas áreas sociais, que o Governo aprovou em Conselho de Ministros a 15 de Janeiro.

Menos 18,4 milhões de euros

Desde a tomada de posse do actual executivo da Câmara de Loures (Outubro de 2013) e até final de 2014, a dívida global...
Europa

Greve mantém minas abertas

Após dez dias de greve, o governo polaco cedeu às exigências dos mineiros, comprometendo-se a manter abertas as quatro minas de carvão condenadas a fechar.

Não às taxas!

Milhares de irlandeses manifestaram-se, no sábado, 31, em cerca de 20 localidades contra a imposição das taxas de água aos consumidores domésticos.

27 greves contra a privatização

A centrais sindicais espanholas CCOO e USO convocaram 27 jornadas de greve na empresa pública dos aeroportos de Espanha (AENA), em...
Internacional

Novo passo para a integração

A III Cimeira da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada a 28 e 29 de Janeiro, na Costa Rica, foi mais um passo para a integração dos 33 países da região.

Ucrânia usa armas da Nato

A Ucrânia está a usar munições da Nato nos ataques a Górlovka, no Donbass, denunciou esta terça-feira, 3, o porta-voz militar da República Popular de Donetsk (RPD), Eduard Basurin.

Racismo persiste

As autoridades sul-africanas anunciaram esta terça-feira, 3, uma investigação às escolas privadas por suspeita de...
Temas

TTIP – Aliança contra os povos

Durante esta semana decorre em Bruxelas a oitava ronda de negociações entre a União Europeia e os EUA para a celebração do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento («Transatlantic Trade and Investiment Partnership», TTIP, na terminologia anglo-saxónica).
O TTIP visa liberalizar o comércio e os investimentos entre os dois lados do Atlântico, assim criando a maior zona de livre comércio do mundo, englobando mais de um terço do comércio mundial.

Argumentos
TVisto

O mau momento

A atenção dispensada pelos telespectadores a quem surge no ecrã dos seus televisores a dar notícias, debitar...
Aconteceu

Pobreza aumenta em Portugal

O risco de pobreza continuou a aumentar em Portugal em 2013, afectando já quase dois milhões de portugueses, de acordo com os...

Crianças sem escola

Um relatório da Unicef revela que, a nível mundial, 121 milhões de crianças e adolescentes não frequentam...

IDE na China supera os EUA

A China foi o principal destino mundial do investimento directo estrangeiro (IDE) em 2014, captando 127 600 milhões de dólares...

Faleceu José da Ponte

O músico José da Ponte faleceu, dia 29, aos 60 anos, no Hospital S. Francisco Xavier. Compositor, baixista e produtor...

Reuniões e iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

“Não faz sentido o PS apresentar uma 'chico-espertice' parlamentar...