Disponíveis para a luta
Estão a decorrer as comemorações do «31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento, com iniciativas, promovidas pela Associação Nacional de Sargentos (ANS), em cerca de duas dezenas de localidades em Portugal, mas também em missões fora do território nacional.
No dia 31 – depois de acções no Funchal, Monte Real (Leiria), Viseu e Porto – mais de 200 sargentos reuniram-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, onde homenagearam os heróis de 31 de Janeiro de 1891 que levaram a cabo a primeira tentativa de implantar a República, e elegeram os seus órgãos sociais para o biénio 2015/2016.
José Gonçalves, o novo presidente da Direcção, salientou, na ocasião, que a nova «equipa» irá prosseguir o rumo das anteriores, ou seja, a ANS e os sargentos continuarão a lutar em defesa dos seus direitos, contra a destruição do Estatuto dos Militares das Forças Armadas, pela defesa da Assistência na Doença aos Militares da Armada, da saúde, dos vencimentos, pelo funcionamento das suas associações.
Até ao dia 8 estão ainda programadas iniciativas em Abrantes, Castelo Branco, Tavira, Évora, Estremoz, Beja, Entroncamento, Lamego (Vila Real), Vendas Novas, Monchique, Praia da Vitória e Ponta Delgada, nos Açores.