Aeroportos de Espanha

27 greves contra a privatização

A cen­trais sin­di­cais es­pa­nholas CCOO e USO con­vo­caram 27 jor­nadas de greve na em­presa pú­blica dos ae­ro­portos de Es­panha (AENA), em pro­testo contra a sua pri­va­ti­zação par­cial.

O ca­len­dário de luta prevê 22 pa­ra­li­sa­ções de 24 horas e cinco greves par­ciais, que terão lugar entre 11 deste mês e 31 de Agosto.

A pri­meira greve coin­cide com a en­trada da AENA em bolsa, se­guindo-se uma série de ou­tras que irão coin­cidir com a se­mana da Páscoa e os pe­ríodos altos da época es­tival.

O go­verno es­pa­nhol vai ali­enar 49 por cento do ca­pital da em­presa, cujo valor pode atingir os oito mil mi­lhões de euros.

A cen­tral USO as­si­nala em co­mu­ni­cado que a AENA foi sempre «uma rede so­li­dária de ae­ro­portos que em mo­mento algum im­plicou gastos para ci­da­dãos».

Por seu turno, a CCOO con­si­dera que a pri­va­ti­zação da em­presa é «uma fraude eco­nó­mica, so­cial e ins­ti­tu­ci­onal, já que só fa­vo­rece os in­te­resses dos es­pe­cu­la­dores.

Ambas instam o go­verno a de­sistir da me­dida e exigem o cum­pri­mento dos acordos la­bo­rais as­si­nados. A AENA em­prega cerca de nove mil tra­ba­lha­dores, me­tade dos quais são as­so­ci­ados em sin­di­catos das cen­trais CCOO e USO.

As greves afec­tarão os ser­viços de ma­nu­tenção, elec­tri­ci­dade, bom­beiros e ou­tras áreas es­sen­ciais dos ae­ro­portos.

Es­tu­dantes em luta

Também o Sin­di­cato dos Es­tu­dantes de Es­panha anun­ciou duas greves, para este mês e se­guinte, em pro­testo contra a re­forma do En­sino Su­pe­rior.

A nova lei reduz de quatro para três anos a du­ração das li­cen­ci­a­turas e au­menta de um para dois anos os cursos de mes­trado.

O Sin­di­cato con­si­dera que as li­cen­ci­a­tura passam a ter um ca­rácter «bá­sico e ge­ne­ra­lista» e aponta o ele­vado custo dos mes­trados.

 



Mais artigos de: Europa

Greve mantém minas abertas

Após dez dias de greve, o go­verno po­laco cedeu às exi­gên­cias dos mi­neiros, com­pro­me­tendo-se a manter abertas as quatro minas de carvão con­de­nadas a fe­char.

Não às taxas!

Mi­lhares de ir­lan­deses ma­ni­fes­taram-se, no sá­bado, 31, em cerca de 20 lo­ca­li­dades contra a im­po­sição das taxas de água aos con­su­mi­dores do­més­ticos.

CE desvaloriza consulta pública

Seis meses após o termo da consulta pública sobre o mecanismo de resolução de litígios, previsto no acordo de comércio com os EUA (TTIP), a comissária responsável, Cecilia Malmström, foi obrigada a reconhecer que 97 por cento das respostas recebidas são...

«Podemos» junta 100 mil em Madrid

A «Marcha da Mudança», convocada pelo partido «Podemos», encheu, no sábado, 31, a Porta do Sol e ruas adjacentes, em Madrid, no final de uma manifestação que, segundo os seus organizadores, não visava nenhum protesto, mas sim «dizer que que o momento...

A crítica para além dos factos

LUSA De todos os acontecimentos se podem reter ensinamentos, mesmo se alguém nos salta ao caminho «empunhando um fuzil» e, acto continuo, diga alto aí, passa para cá os ensinamentos todos, essas capacidades de entendimento, de análise e de...