Menos 18,4 milhões de euros
Desde a tomada de posse do actual executivo da Câmara de Loures (Outubro de 2013) e até final de 2014, a dívida global do município diminuiu 18,4 milhões de euros (menos 28,4 por cento). Com uma dívida total – que incluía seis milhões de empréstimo bancário de curto prazo – no valor de 64,7 milhões de euros, foi possível, no final do ano passado, atingir um valor de 46,3 milhões de euros.
A diminuição das dívidas a fornecedores, empreiteiros, bancos e outras entidades só foi possível porque foram definidos, desde o início do actual mandato autárquico, como objectivos centrais, o combate ao desperdício, a agregação de necessidades no perímetro autárquico nas compras públicas a efectuar e a redefinição de alguns critérios de adjudicação em concursos públicos essenciais.
Estas medidas resultaram em poupanças significativas para o município, como é o exemplo das refeições escolares, com uma redução de cerca de 1,7 milhões de euros/ano face ao valor anterior – sem prejuízo dos critérios de qualidade.