Actual
O pároco da aldeia!
Actual
A linha da pobreza
Actual
A «fatwa» de António Barreto
PCP
«Ilusionismos» da União Europeia
As reacções da União Europeia perante as medidas anunciadas pelo governo grego, na sequência das eleições realizadas a 25 de Janeiro neste país, colocam em evidência o imenso cinismo e hipocrisia em torno da propalada «solidariedade» e «ajuda» da UE ao povo grego.
A talhe de foice
A peçonha
Crónica Internacional
Ils sont Abdullah
Oceano de potencial <br> para navegar
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu promeveram uma audição pública, no sábado, 31 de Janeiro, em Peniche, sobre o potencial de investigação, inovação e criação de empregos na economia do mar.
Propostas do PCP
Realidade não conjuga <br> com discurso oficial
Mergulhar no terreno
Jerónimo de Sousa evoca «vitória de todos nós»
O Secretário-geral do PCP interveio, no dia 29, numa iniciativa da embaixada da África do Sul em homenagem aos activistas da luta anti-apartheid, quando se assinalam os 20 anos de liberdade no país.
Governo mantém matriz da troika
O Governo do PSD/CDS mantém a política de exploração e empobrecimento que caracteriza a troika FMI/UE/BCE, acusou o Secretário-geral do PCP, no dia 30, durante um jantar em Coimbra.
Alargar e dar sentido à luta
Na luta de classes que se intensifica, o PCP assume o seu lugar ao lado dos trabalhadores nas empresas, cimentando a unidade e reforçando a resistência.
Reforçar para crescer
Estão a ter lugar por todo o País assembleias das organizações do Partido aos mais variados níveis. O reforço da organização e da intervenção são objectivos comuns a todas elas.
Aproveitar as potencialidades
Camaradagem e gratidão
Defender a produção de leite
Continua a destruição de emprego
Produtores de gado exigem soluções
Progresso e soberania
José Moreira
Greve nacional a 13 de Março
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública agendou para o dia 13 de Março uma greve nacional em defesa das funções sociais do Estado.
A luta é decisiva <br>para derrotar o Governo <br>e a política de direita
O Conselho Nacional (CN) da CGTP-IN decidiu, a 29 de Janeiro, convocar para o próximo dia 7 de Março uma jornada nacional, e considerou decisiva a intensificação da luta na «elevação da consciência social dos trabalhadores e da população» para «derrotar a política de direita e o Governo PSD/CDS-PP».
Olhos abertos <br>e vontade de ferro
Os processos de privatização da TAP, da CP Carga e da EMEF, desencadeados pelo Governo, estão a ser contestados por trabalhadores e pelas suas estruturas representativas, que intensificam o combate à alienação das empresas da esfera pública.
Luta corajosa que continua
Os trabalhadores dos centros de contacto da PT pararam anteontem durante uma hora em protesto contra os despedimentos e a precariedade.
Pobreza e desigualdade agravadas
Professores aposentados
Fenprof acusa o MEC
Disponíveis para a luta
Greve na Granitos de Maceira
Soluções que comprovam caminho alternativo
O PCP quer ver realizada uma Conferência Intergovernamental, integrada noutras iniciativas do Estado português no plano internacional, sobre a renegociação da dívida e a revogação do Tratado Orçamental.
Ao lado dos pescadores
Defender os agricultores
Política que gera pobreza
Combate à corrupção
Verdadeira ruptura e não cosmética
O Secretário-geral do PCP acusou o Governo de ter em curso uma «campanha ardilosa assente na mentira», seguindo um «calendário de propaganda» a pensar nas eleições legislativas, com o fito de transformar o que é o desastre económico e social da sua política e das políticas dominantes europeias, dos PEC e dos pactos sobre a vida dos portugueses em «conquistas da sua governação e do País».
A abdicação dos interesses nacionais
O PCP voltou a acusar o Governo de «não assegurar a defesa do interesse nacional» e de continuar a pautar a sua acção pela obediência aos ditames dos grandes interesses económicos e dos países mais ricos.
Despedir é mesmo o objectivo
Negar o direito à Saúde
O fracasso das políticas de austeridade
O PCP considera que o fracasso das políticas de austeridade é hoje inquestionável, defendendo que está colocada na ordem do dia, incontornável, a exigência da renegociação das dívidas soberanas.
Assim funciona o capitalismo
Homenagem à resistência
O acto simbólico da recepção e acendimento da A Tocha da Liberdade e da Democracia em Portugal ocorreu, no dia 29 de Janeiro, na Praça da Liberdade, no Porto.
Alentejanos reclamam acessibilidades
Sob o lema «Nós existimos, nós exigimos», centenas de pessoas e viaturas participaram na sexta-feira, 30, numa concentração, em Beja, para exigir o reinício das obras no IP2 e na A26/IP8, paradas desde 2011, e a reparação de estradas regionais do Baixo Alentejo.
Competências <br>só com recursos
As câmaras municipais da Moita e do Seixal contestam a delegação de competências nos municípios, nas áreas sociais, que o Governo aprovou em Conselho de Ministros a 15 de Janeiro.
Utentes exigem <br>hospital em Sintra
Menos 18,4 milhões de euros
Dificuldades na actividade portuária
Greve mantém minas abertas
Após dez dias de greve, o governo polaco cedeu às exigências dos mineiros, comprometendo-se a manter abertas as quatro minas de carvão condenadas a fechar.
Não às taxas!
Milhares de irlandeses manifestaram-se, no sábado, 31, em cerca de 20 localidades contra a imposição das taxas de água aos consumidores domésticos.
27 greves contra a privatização
CE desvaloriza consulta pública
«Podemos» junta 100 mil em Madrid
A crítica para além dos factos
Novo passo para a integração
A III Cimeira da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), realizada a 28 e 29 de Janeiro, na Costa Rica, foi mais um passo para a integração dos 33 países da região.
Ucrânia usa armas da Nato
A Ucrânia está a usar munições da Nato nos ataques a Górlovka, no Donbass, denunciou esta terça-feira, 3, o porta-voz militar da República Popular de Donetsk (RPD), Eduard Basurin.
Racismo persiste
Marrocos mata<br>mais um jovem saaráui
As mil e uma noites<br>de hipocrisia e terror
TTIP – Aliança contra os povos
Durante esta semana decorre em Bruxelas a oitava ronda de negociações entre a União Europeia e os EUA para a celebração do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento («Transatlantic Trade and Investiment Partnership», TTIP, na terminologia anglo-saxónica).
O TTIP visa liberalizar o comércio e os investimentos entre os dois lados do Atlântico, assim criando a maior zona de livre comércio do mundo, englobando mais de um terço do comércio mundial.