A talhe de foice
Fim de linha
Actual
Escravatura não é trabalho
Actual
O governo «morto-vivo»
Actual
A ideologia e as seitas
PCP
Pôr fim ao desastre<br>Intensificar a luta, preparar o XIX Congresso
Ao longo deste ano e meio de aplicação do pacto de agressão ao povo e ao País, os seus promotores (PS, PSD e CDS, apoiados por Cavaco Silva) contaram sempre com o apoio dos comentadores dos diversos órgãos da comunicação social dominante, bem como do grande capital – verdadeiro beneficiário desta política.
Crónica Internacional
O Prémio Nobel da Guerra
O Congresso reforçará o Partido e dará novo alento à luta dos trabalhadores e do povo
A pouco mais de um mês da realização do XIX Congresso do PCP, Jerónimo de Sousa fala das propostas de alteração ao Programa, de algumas das ideias centrais patentes nas Teses e do reforço do Partido. Este não será «um congresso como outros», salientou, manifestando a sua confiança no colectivo partidário, que saberá encontrar forças para levar por diante as imensas tarefas que tem pela frente.
Os valores de Abril integrarão a sociedade que queremos construir
A sociedade é uma realidade em movimento
A vida impõe e valida as propostas do Partido
Há mais caminho para além da esquina
O Socialismo volta a ser referência
Um Partido com futuro
<font color=0093dd>Ouvir quem nos acompanha nas lutas de todos os dias</font>
Jerónimo de Sousa participou, dia 18, numa sessão em Lisboa com independentes no âmbito da preparação do XIX Congresso do Partido.
<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>
Tempo de grandes combates
Jerónimo de Sousa participou, sábado, num grande comício em Valongo, inserido na campanha Pôr Fim ao Desastre. Com o PCP, uma política e um governo patrióticos e de esquerda.
Cerrar fileiras e unir vontades
O Partido reforça-se
Ataque ao regime democrático
Numa conferência de imprensa realizada segunda-feira, o PCP realçou que a ofensiva em curso no sector da comunicação social põe em causa o regime democrático conquistado com a Revolução de Abril.
Fome atinge quem trabalha
Encontro com reitores
As lutas não param
Para a próxima quarta-feira, a CGTP-IN convocou uma concentração junto do Parlamento, para onde se vão dirigir os trabalhadores da Administração Pública, que se concentram no Marquês de Pombal. A greve geral, a 14 de Novembro, é um importante ponto de confluência, mas até lá as lutas não param.
Ataque ao Estado social
O Governo apresentou um projecto de diploma com o objectivo de reduzir, com efeitos imediatos, o valor de um conjunto de prestações sociais, quer do sistema previdencial, dependente de contribuições, quer do sistema de solidariedade. Os alvos deste novo ataque são os idosos e os desempregados.
Contra retrocesso na <i>Petrogal</i>
As refinarias de Matosinhos e de Sines voltaram a parar, devido à adesão praticamente total à greve, em defesa de direitos acordados, contra o aumento da exploração do trabalho.
Greve total na <i>Lusa</i>
De 18 a 21 de Outubro o serviço da agência Lusa paralisou, em resultado da adesão praticamente total dos jornalistas e demais trabalhadores à greve para exigir que o Governo mantenha o valor do contrato-programa.
Protestos de polícias
Greve na <i>Caixa</i> dia 2
Consulares preparam greve
Encontro Nacional de CT<br> amanhã em Coimbra
Acreditar no futuro
O PCP demonstrou no Parlamento que há alternativa à política de direita conduzida há décadas por PS, PSD e CDS-PP e que os portugueses não estão condenados ao empobrecimento.
Mais um crime de lesa-pátria
A maioria parlamentar PSD/CDS-PP chumbou sexta-feira passada o projecto de resolução do PCP que pedia a cessação de vigência do decreto-lei que prevê a privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
Van Zeller pisa o risco e estatela-se
Mau serviço ao País
Problemas persistem
Em defesa das freguesias
No sábado, com acções de protesto em várias capitais de distrito e concelhos, terá lugar uma grande jornada nacional em defesa das freguesias, dos serviços públicos e dos direitos e interesses das populações.
Tortura financeira, económica, social
Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), só há uma forma de reagir às propostas do Governo e das troikas para o Orçamento do Estado para 2013: lutar!
MURPI promete intensificar a luta
MDM exige combate ao tráfico de seres humanos
Estudantes em luta
Solidariedade com Cuba no Seixal
Debate na Casa do Alentejo
Clamor contra a austeridade
Mais de 150 mil pessoas manifestaram-se, no sábado, 20, na capital britânica, contra os cortes crescentes que o governo conservador-liberal pretende impor a pretexto da necessidade de reduzir a despesa pública.
Lógica colonial
Analisando as conclusões do último Conselho Europeu, realizado dia 18, o PCP salienta a «necessidade urgente» de «travar desde já o passo ao objectivo do aprofundamento da União Económica e Monetária».
Êxito da esquerda abertzale
Espanhóis em luta pela escola pública
<i>El País</i> inicia 9 dias de greve
As lições da Venezuela ao mundo
Paz e mudança têm de incluir o povo
Representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e do governo colombiano iniciaram quinta-feira, 18, em Oslo, a segunda fase das negociações de paz. A reunião na capital da Noruega foi o arranque formal de um diálogo que prossegue em Havana, Cuba, onde se prevê que ocorram as conversações substanciais.
Estratégia imperialista falha
Um novo escândalo envolvendo a ocupação do Afeganistão salienta a falência da estratégia dos agressores imperialistas, cujas operações continuam a cobrar a vida de civis.
Democracia participada
Tensão política e social
Consequências da guerra
Direita venezuelana igual a si própria
Avante!
Na próxima semana, devido ao feriado, o Avante! estará nas bancas na quarta-feira, 31 de Outubro.
Suplemento especial
No próximo número, o Avante! inicia a publicação de uma série de estudos detalhados sobre os concelhos do País. O primeiro destes suplementos é dedicado ao concelho de Almada, o mais atingido em termos percentuais com a desindustrialização fruto das políticas de direita do PS, PSD e CDS-PP.