Professores, estudantes e famílias juntam esforços

Espanhóis em luta pela escola pública

Image 11768

Cerca de 150 mil pessoas deram corpo a uma grandiosa manifestação, dia 18, na capital espanhola, no final de uma greve de três dias no sector da educação, convocada conjuntamente por associações de alunos e associações de pais.

Segundo a Confederação Espanhola de Associações de Pais e Mães de Alunos (Ceapa), as paralisações tiveram uma adesão de 80 por cento nos estabelecimentos de ensino não universitário de todo o país e contaram com o apoio do pessoal docente, que se manteve nos seus postos de trabalho a pedido da Ceapa.

Como declarou o porta-voz da Ceapa, José Luis Pazos, além da manifestação em Madrid, perto de um milhão de pessoas saíram às ruas por todo o país na semana passada para protestar contra os cortes na educação.

No desfile madrileno, manifestantes de várias gerações, vestidos com camisas verdes, uniram vozes condenando a privatização do direito à educação e as políticas de desmantelamento em curso.

Concretamente, as organizações promotoras exigem a devolução dos quatro mil milhões de euros retirados pelo governo de Rajoy ao sector, a reintegração dos 50 mil docentes despedidos e a anulação da reforma educativa, bem como a demissão do ministro da Educação, José Ignacio Wert.

Só a Comunidade de Madrid reduziu em mais de 10 milhões de euros as verbas destinadas aos refeitórios e substituiu a ajuda à compra de livros por um sistema de crédito.

Tanto o Sindicato de Estudantes como a Ceapa opõem-se à sétima reforma educativa desde a instauração da democracia, qualificando-a de elitista e considerando que vai agravar as desigualdades sociais e dificultar o acesso à educação pública de qualidade.



Mais artigos de: Europa

Clamor contra a austeridade

Mais de 150 mil pessoas manifestaram-se, no sábado, 20, na capital britânica, contra os cortes crescentes que o governo conservador-liberal pretende impor a pretexto da necessidade de reduzir a despesa pública.

Lógica colonial

Analisando as conclusões do último Conselho Europeu, realizado dia 18, o PCP salienta a «necessidade urgente» de «travar desde já o passo ao objectivo do aprofundamento da União Económica e Monetária».

Êxito da esquerda abertzale

A esquerda independentista (abertzale) basca alcançou um êxito histórico nas eleições regionais realizadas no domingo, 21, aumentando o número de deputados de cinco para 21 e tornando-se na segunda força política. A...

<i>El País</i> inicia 9 dias de greve

O Comité de Empresa do jornal espanhol El País convocou para hoje, quinta-feira, a primeira de nove jornadas de greve de 24 horas para contestar o plano de reestruturação apresentado pela administração que prevê a redução de um terço dos efectivos. A...

As lições da Venezuela ao mundo

A União Europeia tem-se esmerado em tentar que as pessoas se identifiquem com a «cidadania» europeia. O marketing para «vender» essa pertença forçada que as instituições europeias impõem é cada vez mais notório em...