Eleições no País Basco

Êxito da esquerda abertzale

Image 11765

A esquerda independentista (abertzale) basca alcançou um êxito histórico nas eleições regionais realizadas no domingo, 21, aumentando o número de deputados de cinco para 21 e tornando-se na segunda força política.

A coligação independentista EH Bildu recolheu 276 989 votos (24,48%), sendo a única força a aumentar em votos, percentagem e mandatos.

O Partido Nacionalista Basco venceu o escrutínio, mas perdeu três deputados, ficando com um total de 27 eleitos e 383 565 votos (33,9%).

Declínio mais acentuado sofreu o PSE, que passou de segunda a terceira força, conseguindo apenas 16 deputados, menos nove do que em 2009, e perdendo mais de 100 mil votos. No total os socialistas bascos, no poder coligados com o PP, recolheram 211 939 votos (18,73%).

Também o PP foi penalizado, conquistando apenas 10 mandatos (menos três) e 129 907 votos (11,48%). A Esquerda Unida/Verdes perdeu o deputado que tinha enquanto os liberais da UPyD mantiveram o seu eleito, com uma perda ligeira de votos.

Os resultados tornam a coligação Bildu indispensável para uma maioria no parlamento, onde os independentistas terão perto de dois terços dos assentos.

Na Galiza, onde houve no mesmo dia eleições regionais, o PP obteve 41 deputados, mais três do que em 2009. O Partido Socialista perdeu sete passando para 18.

O Bloco Nacionalista Galego (BNG) elegeu sete deputados (menos cinco), caindo para quarta força política, atrás da recém-criada AGE, alternativa de esquerda, que obteve nove mandatos.



Mais artigos de: Europa

Clamor contra a austeridade

Mais de 150 mil pessoas manifestaram-se, no sábado, 20, na capital britânica, contra os cortes crescentes que o governo conservador-liberal pretende impor a pretexto da necessidade de reduzir a despesa pública.

Lógica colonial

Analisando as conclusões do último Conselho Europeu, realizado dia 18, o PCP salienta a «necessidade urgente» de «travar desde já o passo ao objectivo do aprofundamento da União Económica e Monetária».

Espanhóis em luta pela escola pública

Cerca de 150 mil pessoas deram corpo a uma grandiosa manifestação, dia 18, na capital espanhola, no final de uma greve de três dias no sector da educação, convocada conjuntamente por associações de alunos e associações de pais....

<i>El País</i> inicia 9 dias de greve

O Comité de Empresa do jornal espanhol El País convocou para hoje, quinta-feira, a primeira de nove jornadas de greve de 24 horas para contestar o plano de reestruturação apresentado pela administração que prevê a redução de um terço dos efectivos. A...

As lições da Venezuela ao mundo

A União Europeia tem-se esmerado em tentar que as pessoas se identifiquem com a «cidadania» europeia. O marketing para «vender» essa pertença forçada que as instituições europeias impõem é cada vez mais notório em...