MDM exige combate ao tráfico de seres humanos

A 18 de Outubro assinalou-se o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos, flagelo que afecta, em todo o mundo, cerca de 2,4 milhões de pessoas – número que tem vindo a crescer nos últimos anos – e que assume as formas de exploração sexual e prostituição, de trabalhos forçados e tráfico de órgãos. Para o Núcleo de Viseu do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) é, por isso, «urgente criar um movimento de opiniões que condene o tráfico de seres humanos e reclame o combate às causas que lhe estão subjacentes».

«As mulheres constituem dois terços das vítimas de tráfico humano reportadas, 98 por cento das vítimas de tráfico para exploração sexual. São mulheres e meninas reduzidas à condição de mercadoria, sujeitas a actos da mais brutal violência: estupro, tortura, aborto forçado, fome, ameaça de represália sobre familiares e mesmo homicídio», descreve o MDM, lembrando que estas «mulheres e meninas» são «vítimas de um negócio que, num profundo desprezo pela dignidade humana, alimentando-se da exploração e escravatura, gera lucros fabulosos a grupos criminosos organizados».

Entre os factores que contribuem para o crescimento deste fenómeno destaca-se a degradação das condições de vida. «Consequência de políticas que desvalorizam o ser humano, as mulheres portuguesas estão cada vez mais condenadas ao empobrecimento e à perda de direitos humanos básicos, situação que o actual Governo está a agravar de forma drástica», acusa o Movimento, lamentando o facto de Portugal não cumprir as regras de combate ao tráfico, apesar de possuir Planos de Combate a este flagelo.

Exposição em Évora

Por seu lado, o Núcleo de Évora do MDM inaugurou no dia 16 uma exposição alusiva ao tema «Saúde Sexual Reprodutiva. Ontem e Sempre», no âmbito do projecto «Saúde da Mulher, Construir a Igualdade». Este projecto, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano e apoiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, foi promovido pelo MDM nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos, de 2010 a Outubro de 2012, pretendendo introduzir a perspectiva de género no domínio prioritário da Saúde, como forma de contribuir para a eliminação de discriminações, promover a igualdade e o desenvolvimento, em especial num território rural e cada vez mais desprovido de alternativas na área da saúde.

Poder Local

Ontem, na Biblioteca Municipal de Palmela, o MDM promoveu um Seminário Internacional sobre «A Governação local no feminino no discurso directo». Esta iniciativa contou com a presença, entre outros, de Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara de Palmela e Brigitte Triems, do Fórum de Peritos do Instituto Europeu para a Igualdade.



Mais artigos de: Nacional

Em defesa das freguesias

No sábado, com acções de protesto em várias capitais de distrito e concelhos, terá lugar uma grande jornada nacional em defesa das freguesias, dos serviços públicos e dos direitos e interesses das populações.

Tortura financeira, económica, social

Para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), só há uma forma de reagir às propostas do Governo e das troikas para o Orçamento do Estado para 2013: lutar!

MURPI promete intensificar a luta

A Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI) realizou, sábado, no Teatro Villaret, em Lisboa, o seu 7.º Congresso, com o lema «Com o MURPI defender os direitos dos reformados, lutar por uma vida digna». Os 185 delegados, vindos de...

Estudantes em luta

Ontem, por todo o País, realizou-se um dia de luta dos estudantes do ensino Básico e Secundário. As razões dos protestos prendem-se com a falta de condições materiais nas escolas, de professores e funcionários, com o Estatuto do Aluno e as multas por faltas...

Solidariedade com Cuba no Seixal

Cerca de uma centena de pessoas participou, domingo, num almoço-convívio que o Núcleo do Seixal da Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC) promoveu na Sociedade Musical 5 de Outubro, em Paio Pires. Esta iniciativa contou com a presença, entre muitos activistas de Almada,...

Debate na Casa do Alentejo

A Associação Conquistas da Revolução realiza, no dia 29, às 18.30 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um debate sobre «A ideologia neoliberal no Orçamento do Estado para 2013». Esta iniciativa conta com as intervenções de Fernando Marques,...