Em defesa das freguesias
No sábado, com acções de protesto em várias capitais de distrito e concelhos, terá lugar uma grande jornada nacional em defesa das freguesias, dos serviços públicos e dos direitos e interesses das populações.
O único serviço que resta é a Junta de Freguesia
Em Beja, com o objectivo de continuar a envolver as populações e as forças vivas na defesa das freguesias e do Poder Local Democrático, realiza-se, às 17 horas, uma concentração no Jardim do Tribunal. «Em muitas freguesias, após o encerramento da escola, da extensão de saúde, do posto de correios, o único serviço que resta é a junta de freguesia», refere, em nota de imprensa, a Delegação de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
No mesmo dia, em Évora, às 10.30 horas, terão lugar três desfiles, com partida da Rua da Lagoa, da Rua 5 de Outubro (junto à Sé de Évora) e do Hospital do Espírito Santo, em direcção à Praça do Giraldo. Neste desfile vão participar as populações de Montemor-o-Novo, Viana, Portel, Mourão, Reguengos (partida do Hospital do Espírito Santo), Mora, Arraiolos, Estremoz, Borba, Alandroal, Vila Viçosa, Redondo (partida da Rua da Lagoa) e Évora (partida da Rua 5 de Outubro).
No Porto, na Praça dos Coveiros, e em Coimbra, na Praça 8 de Maio, terão lugar tribunas públicas, às 15.30 e 15 horas, respectivamente. Em Santarém, Portalegre e Faro desenvolvem-se iniciativas semelhantes, contra a extinção de freguesias.
Já em Setúbal, às 15 horas, haverá uma manifestação da Praça do Brasil (junto à Estação de Comboios de Setúbal) até à Avenida Luísa Todi, em defesa do Poder Local Democrático e dos serviços públicos, contra o desemprego, em defesa da produção, pelos direitos e interesses da população. «Não é admissível que o Governo e a sua política de direita queiram mandar para o desemprego mais trabalhadores da administração pública, retirando às populações qualidade de vida», sustenta a Plataforma Nacional Contra a Extinção de Freguesias, outro dos promotores do protesto. Para além das capitais de distrito, terão ainda lugar acções em Barcelos, Loures e Cascais.