Editorial

O TEMPO É DE LUTA

Comecemos pela dívida. Ou melhor: pelos juros da dívida. Na intervenção proferida no encerramento da VII...
Opinião
Actual

O dia das surpresas

Já se esperava que a operação ideológica para procurar enfraquecer a adesão à greve geral de 24 de...
Actual

O moiral

Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa, decidiu pôr a nu a sua costela mais retrógrada, apelando à...
Actual

Com Outubro

Completaram-se, este 7 de Novembro, 94 anos do início da epopeia humana que foi a Revolução Socialista Soviética,...
A talhe de foice

De malas aviadas

Berlusconi anunciou esta semana que se vai demitir e o directório franco-germânico que manda na União Europeia deixou,...
PCP

Um dia de salário para o Partido

A realização da campanha «Um Dia de Salário para o Partido», a desenvolver até ao final do ano, assume no actual quadro uma importância acrescida e é parte integrante do esforço mais geral de reforço da organização partidária e da sua acção e intervenção para fazer face à ofensiva de ajuste de contas com a Revolução de Abril e na luta pela rejeição do pacto de agressão.

Crónica Internacional

G20 – uma mão cheia de nada?

A reunião dos «líderes» do G20 realizada a passada semana em Cannes é altamente elucidativa do actual momento...
Em Foco

Preparar o Partido para todos os combates

Os tempos que vivemos reclamam «muita capacidade de organização e um Partido determinado e combativo», afirmou, sábado, Jerónimo de Sousa no final da VII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, onde foram definidas medidas para reforçar o Partido e a sua ligação às massas e intensificar a luta.

Tarefas de todo o Partido

Das múltiplas tarefas colocadas aos comunistas do distrito de Lisboa nos tempos mais próximos, uma ganha especial importância: o reforço da organização e intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho.

<font color=0093dd>Justa indignação pública</font>

No próximo sábado, dia 12, a partir das 14.30 horas, muitos milhares de trabalhadoras e trabalhadores da Administração Pública vão manifestar-se em Lisboa, respondendo ao apelo da Frente Comum e dos seus sindicatos, a que se associaram várias outras estruturas, tanto da CGTP-IN, como da UGT ou sem filiação. É uma acção de grande importância, face ao ataque brutal que está em curso, e que vai ter continuação na greve geral de dia 24, como apelam as organizações sindicais.

PCP

Dar mais força à luta organizada

A VII Assembleia da Organização Regional da Guarda do PCP, realizada no domingo, definiu medidas para intensificar a acção e reforçar a organização do Partido.

Privatização não é solução!

«A luta pela água pública faz parte integrante da luta contra o pacto de agressão do FMI e da União Europeia», salientou, terça-feira, Jerónimo de Sousa, após uma visita às Oficinas e ao Edifício Sede dos SMAS de Sintra, Serviços Municipalizados, uma realidade que desmente a campanha ideológica que procura apresentar a privatização da água como uma solução.

Por todo o País

Numa realidade em constante mudança há que acompanhar a evolução da situação para melhor intervir sobre ela. É o que faz permanentemente o PCP.

Conhecer para intervir

Numa realidade em constante mudança há que acompanhar a evolução da situação para melhor intervir sobre ela. É o que faz permanentemente o PCP.

Não à privatização

A Comissão Concelhia de Sintra do PCP entregou, no dia 31, mais de 3500 assinaturas de utentes contra a...

Intensifica-se a exploração

A visita do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação a empresas do grupo DST, no distrito de...

Pressões inaceitáveis

A célula de Seguros de Coimbra do PCP está a denunciar o agravamento das condições laborais nas empresas do...
Trabalhadores

Greve parou transportes

Demonstrando forte unidade e determinação, os trabalhadores dos transportes públicos repudiaram o Plano Estratégico para o sector e a política de empobrecimento do Governo, aderindo massivamente à jornada de anteontem.

Greve geral a crescer

No dia 2, a CGTP-IN publicou oficialmente o pré-aviso para a greve geral, a 24 de Novembro. O dia-a-dia da preparação da luta pode ser seguido no sítio Internet da central, onde é mantido um «diário».

O orçamento do empobrecimento

Empobrecer o País e impor mais trabalho por menos salário são objectivos estratégicos na proposta de Orçamento do Estado do Governo, que dão ainda mais razão à greve geral, afirma a CGTP-IN.

Estado em debate

Um «Encontro sobre o Estado, Administração Pública e direitos sociais» teve lugar, dia 3, no Hotel Zurique,...

Rejeitar cortes

Em representação dos trabalhadores das empresas públicas Valorsul, EPAL, INCM e Simtejo, uma delegação do...

Alerta em Lisboa

A eliminação da recolha de lixo ao sábado provocará graves danos na Saúde pública, alertou o...

ASAE

Relativamente à notícia publicada na nossa edição de 27 de Outubro, onde se referia que, «ao solicitar...
Assembleia da República

Governo não pensa nas pessoas

«Um programa de encerramentos e privatizações», assim classifica o PCP o impropriamente designado «Plano Estratégico de Transportes», talhado para fazer pagar a factura das dívidas e dos défices aos utentes e aos trabalhadores das empresas do sector.

Admissão da Palestina na UNESCO

Os deputados da maioria PSD-CDS/PP rejeitaram, sexta-feira passada, votos sobre a Palestina: um de congratulação pela sua...

Todo o apoio ao projecto!

O PCP acarinha e aplaude o notável trabalho no domínio da criação e fruição cultural desenvolvido em...
Nacional

Fica mais caro não fazer!

Cerca de um milhar de pessoas participou, domingo, na Arrentela, num «Hospital de Campanha», iniciativa onde se exigiu a construção do prometido Hospital do Seixal.

Governo extermina mobilidade

No documento intitulado «Simplificação tarifária e reformulação da rede de transportes da Área Metropolitana de Lisboa», apresentado às autarquias, o Governo prevê, entre muitos outros cortes (ver página 8), a ligação fluvial entre o Seixal e o Cais do Sodré só em dias úteis e períodos de ponta, e, num outro cenário, a sua total extinção.

Couço não desiste de conquistas

A população da Freguesia do Couço, Coruche, manifestou-se, sábado, para exigir a reabertura dos serviços da Segurança Social, o regresso dos CTT ao domínio público e o prolongamento do horário de atendimento no Centro de Saúde.

18.ª Assembleia da FMJD

Começou ontem, na Voz do Operário, em Lisboa, e termina no sábado a 18.ª Assembleia da Federação...

Postais dirigidos a Passos Coelho

Anteontem, a Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 realizou, em Viseu, uma recolha de postais dirigidos ao...

Concentração na Marateca

Amanhã, pelas 18.30 horas, terá lugar uma concentração de utentes contra o encerramento dos CTT na Marateca....

Tribuna pública em Albufeira

A Comissão Concelhia de Albufeira do PCP realizou, no final de Outubro, uma tribuna pública junto ao Centro de Saúde...

«Levantado do Chão» na Moita

Entre 15 de Novembro e 3 de Dezembro, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, vai receber a exposição...
Europa

Cortar as amarras

Milhares de pessoas frente ao parlamento grego acompanharam em protesto, na noite de dia 4, a votação da moção de confiança, durante a qual o primeiro-ministro abriu a porta à formação de um governo de coligação.

Pelo emprego

Um grupo de jovens que partiu da cidade de Jarrow, no Norte de Inglaterra, em 1 de Outubro, chegou no sábado, 5, a Londres, onde foi acolhido por centenas de manifestantes que se juntaram ao protesto contra o desemprego.

Berlusconi demite-se

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, comunicou, na terça-feira, 8, ao presidente italiano,...

Cortes chegam à França

«Temos à nossa frente vários anos de esforço», disse o primeiro-ministro francês, François...

Irlanda agrava austeridade

Face às perspectivas de crescimento anémico em 2012, o governo britânico anunciou, dia 4, novas medidas para reduzir as...
Internacional

Daniel Ortega reeleito presidente

O actual presidente e candidato a um novo mandato pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), Daniel Ortega, foi reeleito para a presidência da Nicarágua com mais do dobro dos votos do seu mais directo adversário.

O patriota e o revolucionário

Alfonso Cano, comandante-chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia caiu combatendo no dia 4 de Novembro.

Alfonso Cano bateu-se pela libertação da Colômbia durante mais de quatro décadas.

Universitários em luta

Os alunos do ensino superior da Colômbia convocaram para hoje uma marcha para exigir ao Governo que desista da proposta da reforma do...

Comunistas garantem continuação da luta

O Partido Comunista Operário da Tunísia (PCOT) faz uma apreciação muito crítica sobre a forma como decorreu o sufrágio para a Assembleia Constituinte, valoriza os resultados obtidos pelo partido e garante a continuação da luta pelas transformações políticas, económicas e sociais no país.

Os ricos que paguem a crise

Milhares de pessoas manifestaram-se, segunda-feira, em Nova Iorque, contra a injustiça e as desigualdades sociais. Ao longo de 18...
Temas

Só com o socialismo é possível um mundo melhor

Um almoço convívio – em que participou cerca de uma centena de funcionários e colaboradores da estrutura central do PCP – assinalou esta segunda-feira, 7, na sede da Soeiro Pereira Gomes, o 94.º Aniversário da Revolução de Outubro.

João Frazão, da Comissão Política, interveio no final da iniciativa, sublinhando a importância histórica da Revolução de Outubro e a necessidade de prosseguir a luta pela única alternativa ao capitalismo – a construção do socialismo. É desse discurso que a seguir publicamos excertos.

Argumentos
Pontos Cardeais

Minérios

O Governo fez o maior estardalhaço à volta de uma «concessão de ouro no Alentejo», a par de outras menos...
TVisto

O eufemismo

Há figuras, públicas ou não, que mal surgem nos ecrãs dos nossos televisores logo asseguram um momento...
Religiões

Pirâmide de um só olho que tudo vê!

«O Papa, quando explicitamente define uma doutrina, possui a infalibilidade com que o divino Redentor quis dotar a sua Igreja ao definir...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Debate A...

A semana em resumo

Frases

«Uma União Europeia com estes desenvolvimentos não é...