Utentes contra encerramentos
Cerca de 300 utentes dos serviços públicos de Saúde do Litoral Alentejano entregaram, sexta-feira, uma moção e um abaixo-assinado na sede do Agrupamento de Centros de Saúde da região, em Alcácer do Sal, contra o encerramento de extensões de Saúde.
A acção, organizada pelas freguesias de Santa Maria do Castelo, Santa Susana e São Martinho, em Alcácer do Sal, visou exigir a manutenção das extensões de Saúde de Barrancão e Montevil, no mesmo concelho, que deverão encerrar até ao final deste ano.
Foi também «exigida a reabertura» das extensões de Saúde de Canal Caveira (Grândola), Luzianes-Gare (Odemira), Deixa-o-Resto, São Bartolomeu da Serra e São Francisco da Serra (Santiago do Cacém), que foram extintas ao longo do último ano.
Os utentes «reclamam» ainda a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Grândola, a construção do Centro de Saúde de Sines e o «reforço dos profissionais de Saúde», já que mais de 18 mil pessoas não têm médico de família em toda a região.
Para hoje, quinta-feira, os utentes prometem colocar faixas em todos os centros de Saúde da região e distribuir comunicados à população de Santiago do Cacém.