Indianos elevam contestação
Milhares de indianos manifestaram-se, anteontem, em Nova Deli, contra a escalada dos preços resultante da política aplicada pelo governo de coligação, liderado pelo Partido do Congresso. Combustíveis e alimentos são os géneros básicos cujos valores cobrados aos consumidores mais aumentaram, empurrando para a miséria milhões de pessoas e gerando a revolta.
Para o Partido Comunista da Índia (marxista) – que tem apelado à amplificação do protesto de massas assumindo um papel preponderante na mobilização popular –, a desregulação promovida pelo executivo no sector energético está na base da elevação dos preços.
Em comunicado, o Bureau Político do CPI(m) nota que o aumento do preço do petróleo ocorre em contraciclo com a cotação no mercado internacional, e que, no mesmo dia em que o governo impôs a quinta subida deste ano nos impostos sobre os hidrocarbonetos, a inflação no preço dos alimentos superou os 12,2 por cento.
Cálculos difundidos pela imprensa local afirmam que 38 por cento do valor final dos combustíveis são impostos centrais aplicados pelo Estado.